Você está em: Homepage / Crónicas / Cristina Fernandes e Susana Casanova / Timor

Opinião

Alterar tamanho de letra

Protocolo

Timor

Timor é um território com cerca de 15.000Km2 e uma população estimada em 1.100.000 habitantes, aproximadamente. É a mais pequena e a mais Oriental das ilhas do Arquipélago Malaio. Tendo Díli como capital, é o único país independente da Ásia com língua oficial Portuguesa. Além do Português, o Tétum é também língua oficial, mas frequentemente as línguas de trabalho são o Inglês e o Bahasa Indonésio.

Com a sua independência restaurada em 2002, Timor é uma república parlamentarista. Os símbolos Nacionais são a Bandeira, o Hino e o Emblema Nacional.

O povo Timorense é profundamente religioso, sendo que 90% da população é Católica (note-se a profunda influência dos Frades Dominicanos Portugueses), contudo existem comunidades minoritárias de Protestantes e Muçulmanos.
Regra geral os Timorenses são pontuais e o cumprimento formal praticado é o aperto de mão; existe, no entanto, um ritual local para cumprimentar e dar as boas-vindas, que é praticado também em cerimónias oficiais.

O estilo de comunicação dos Timorenses é indirecto, na medida em que, por regra, se preocupam em ser mais corteses do que assertivos, fugindo do “não” directo, aliás em linha com as culturas Orientais. São extremamente cerimoniosos no trato e respeitadores das diferenças. A sociedade timorense é patriarcal, esperando-se da mulher, ainda, que se dedique à família e às tarefas domésticas, apesar de vir a aumentar o número de mulheres activas profissionalmente no mercado de trabalho.

No que concerne a imagem, defendem a sobriedade no vestuário e na apresentação visual. São profundamente conservadores e arreigados a valores tradicionais, designadamente à Família. Aliás, grande parte das celebrações é de cariz familiar (casamentos, baptizados, comunhões, morte).

A alimentação é variada mas assenta muitíssimo no consumo de arroz, verduras e frutas. Pode acontecer usarem como utensílios apenas a colher e o garfo. Não é bem encarado que as mulheres consumam álcool.

Uma referência final ao Tais, cujo papel é muito relevante na cultura Timorense, na medida em que é uma herança cultural que identifica a localidade, a família, a linhagem. Os Tais são panos e faixas fabricadas artesanalmente, em tecidos tradicionais de Timor, de padrões e cores diversas. São utilizados não só em cerimónias e rituais locais como também oferecidos aos visitantes (que os devem, então, exibir) como símbolo de acolhimento e boas-vindas.

Cristina Fernandes


Comentários






Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media, SGPS. Consulte as condições legais de utilização.