jornal impresso

Edição impressa

28 Maio 2011

Ver capas anteriores

  • Director: Octávio Ribeiro
  • Directores-adjuntos: Armando Esteves Pereira e Eduardo Dâmaso
  • Subdirector: Manuel Catarino
João Miguel Rodrigues

Contratação de Roberto é um dos negócios-chave que estão a ser investigados

Gostou desta notícia?

Polémica

Negócio de Roberto leva PJ a fazer buscas no Estádio da Luz

PJ investiga crimes de branqueamento de capitais, fraude fiscal e burla. Ontem foram feitas buscas na Luz.

Por:Eduardo Dâmaso/Tânia Laranjo /Sérgio Pereira Cardoso

 

 

A Polícia Judiciária está a investigar as transferências de jogadores para o Benfica e o possível pagamento de luvas. Estão em causa os crimes de burla, fraude fiscal e branqueamento de capitais, e ontem as autori-dades fizeram buscas nas instalações do clube encarnado. O processo está a cargo do Departamento de Investigação e Acção Penal, liderado por Maria José Morgado.

Na origem da investigação estão os 8,5 milhões de euros gastos pelo Benfica na contratação do guarda-redes espanhol Roberto. As autoridades acreditam que parte do dinheiro alegadamente pago ao Atlético de Madrid – clube que detinha o passe do guardião – terá sido desviado, tendo como destino um prémio atribuído ao treinador Jorge Jesus pela conquista do Campeonato em 2009/10.

Os contornos do negócio chegam ao conhecimento da Polícia Judiciária através de uma escuta telefónica que tem como interlocutores o empresário Jorge Mendes e Bárbara Vara, filha de Armando Vara, que trabalha com o conhecido agente. Nessa conversa, Mendes diz que o Benfica lhe pediu para intervir numa "trafulhice" – o termo é utilizado pelo empresário – que envolvia a contratação de Roberto Jiménez Gago ao Atlético de Madrid.

A PJ investiga ainda outras transferências de jogadores que envolvem o emblema liderado por Luís Filipe Vieira.

A situação promete ser polémica não só pela parte criminal como também pela parte desportiva. Isto porque o elevado valor pago pelo atleta, de 25 anos, que se tornou o guarda-redes mais caro da história das ‘águias’, foi um dos maiores motivos de discórdia entre os adeptos do Benfica.

Nas buscas de ontem, a Polícia Judiciária e o Ministério Público levaram também elementos relacionados com a transferência de Júlio César, bem como outros elementos financeiros sobre o fundo de jogadores do clube. Fonte do Benfica disse ao CM que o clube "tem a consciência tranquila, não há nada a esconder nesta casa". Por outro lado, acrescentou que todo o material recolhido pelos investigadores é relacionado "com contas auditadas e totalmente transparentes".

ESPANHOL REVELOU-SE FIASCO MAS FOI DEFENDIDO PELO TREINADOR

Roberto chegou com a função de render o dispensado Quim como dono da baliza. A missão revelou-se fracassada logo no início da época mas o guardião contou com o apoio do treinador até ao final de 2010/11.

Ainda na pré-temporada, Roberto falhou e o Benfica perdeu (1--2) o amigável com o Sion. Um prenúncio do que se seguiria: na 1ª jornada – derrota com a Académica, por 1-2 –, tem responsabilidades no primeiro golo da equipa de Coimbra; na ronda seguinte, com o Nacional (derrota, 1-2), dois erros clamorosos do espanhol ditaram o resultado. À 3ª jornada, Roberto passa a bestial quando sai do banco para defender um penálti (vitória, 3-0, com o V. Setúbal), mas os erros voltariam. Entre os mais graves estão ‘frangos’ com o Sp. Braga (derrota, 1-2, 22ª jornada) e o FC Porto (derrota, 1-2, 25ª).

JUDICIÁRIA PREPARA OPERAÇÃO EM SEGREDO

Durante meses, a Polícia Judiciária preparou em segredo a operação. Foram feitas diversas reuniões com o Ministério Público, de forma a que nada acontecesse ao acaso, e, ontem de manhã, diversos investigadores avançaram para as instalações do Benfica, para apreender documentos relacionados com transferências. O CM sabe que a gestão de informação foi feita com muito cuidado, de modo a evitar fugas de informação, e ontem a Judiciária, liderada por Almeida Rodrigues, escusava-se mesmo a avançar com qualquer pormenor sobre o processo.

"BENFICA CLUBE TRANSPARENTE"

As buscas foram recebidas pelo Benfica "com total tranquilidade", segundo fonte das águias. A mesma fonte adiantou que o clube "não tem nada a esconder" e que as suas práticas "são totalmente transparente". "O dinheiro deixa rasto, e estamos perante contas auditadas e circuitos financeiros totalmente transparentes", acrescentou.

O Benfica nega ainda que todas as transferências recentes do clube estejam a ser investigadas.

NEGÓCIOS DO FUTEBOL NAS MÃOS DE MORGADO

Maria José Morgado, coordenadora do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Ministério Público de Lisboa, é um dos rostos da investigação que agora atinge o clube da Luz. O processo está sob a sua tutela, embora a magistrada responsável seja Fernanda Pego, titular da 3ª Secção do DIAP, onde se concentram as investigações de branqueamento de capitais, burlas e fraudes fiscais.

A procuradora-geral adjunta, que já liderou o combate ao crime económico na Polícia Judiciária, esteve debaixo de fortes críticas quando também dirigiu a equipa especial que investigava as certidões do ‘Apito Dourado’. Na altura, chegou mesmo a ser acusada de ser próxima do Benfica e foi apontada como persecutória relativamente ao rival FC Porto. O facto de ter valorizado as declarações de Carolina Salgado – autorizando a reabertura de inquéritos já arquivados pelo DIAP do Porto – valeu-lhe igualmente alguns momentos de tensão no seio do Ministério Público. Pinto da Costa chegou também a proferir declarações em que punha em causa a reabertura dos processos, o que culminou igualmente numa acusação por difamação ao Ministério Público.

O CM sabe que as buscas de ontem tiveram o seu aval e que a magistrada da 3ª Secção teve toda a liberdade de actuação, como é regra no DIAP.

INVESTIGAÇÃO COM UM ANO

O inquérito tem cerca de um ano e as autoridades já recolheram diversos elementos, alguns dos quais de outra investigagação. Agora avançaram para a apreensão de documentos nas instalações da SAD benfiquista.

FUNDO: BENFICA ALIENOU PARTE DOS PASSES DOS ATLETAS

COENTRÃO E AMORIN NA MIRA DA POLÍCIA

A Judiciária levou ontem do Estádio da Luz documentação relativa à circulação de dinheiros de transferências. Na atenção das autoridades, estão as movimentações relacionadas com o fundo de investimento criado pelo Benfica e a forma como eventuais negócios são proporcionados entre o clube e aquele fundo.

Entre os negócios investigados estão os que envolvem Ruben Amorim e Fábio Coentrão – dois internacionais portugueses – que constam da lista dos atletas que viram parte dos passes ser alienada ao ‘Benfica Stars Fund – Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado’. Se Amorim integrou desde início – Setembro de 2009 – a ‘Stars Fund’, já Fábio Coentrão surge em Fevereiro de 2010, quando o Benfica, de acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) encaixou mais de 10 milhões de euros com a cedência de parte de passes. Coentrão fazia parte do lote que integrava ainda jogadores como Cardozo, Maxi Pereira ou Halliche.

É este o tipo de movimentações de dinheiro que estará debaixo de olho da Polícia Judiciária. A investigação envolverá ainda outros activos do clube encarnado. Ontem foi apreendido o contrato de Júlio César, guarda-redes brasileiro contratado ao Belenenses em Julho de 2009, numa transferência que terá rondado os 500 mil euros. 

 EMPRESÁRIO DOS MAIORES CRAQUES

Jorge Mendes é empresário de grandes craques mundiais – Cristiano Ronaldo é exemplo – e de activos do Benfica como Coentrão. O ‘CM’ sabe que o agente nunca foi directamente o alvo da investigação, embora muitas das suas conversas tivessem sido interceptadas. 

INVESTIGAÇÃO AINDA SEM ARGUIDOS

A investigação da responsabilidade da Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, sob a coordenação do Ministério Público, ainda não tem qualquer arguido. As autoridades vão agora analisar os documentos apreendidos para verificar se há indícios que permitam imputações concretas. Não é certo ainda quanto tempo poderá demorar a investigação, já que a mesma – por não ter alvos definidos – também não tem prazo para ser concluída.

 AS MAIS IMPORTANTES TRANSFERÊNCIAS

O Benfica fez um forte investimento no plantel nas últimas épocas. Roberto integra as maiores despesas desde 2008.

Roberto, 25 anos: Guardião mais caro de sempre, 8,5 milhões

O título de guardião mais caro da história do clube foi um peso que o espanhol não conseguiu aguentar. O negócio com Atl. Madrid foi comunicado a 25 de Junho de 2010.

Javier Saviola, 29 anos: Argentino veio do real Madrid , 5 milhões

A 26 de Junho de 2009, o Benfica confirma a contratação de Javier Saviola ao Real Madrid. Os encarnados revelam o investimento de cinco milhões de euros.

Pablo Aimar, 31 anos: Médio criativo chegou em 2008, 6,5 milhões

O Benfica investiu 6,5 milhões de euros na contratação de Pablo Aimar, num negócio confirmado à CMVM a 16 de Julho de 2008. O médio chegou do Saragoça.

Javi García, 24 anos : Peça fulcral no onze de Jesus, 7 milhões

Javi García chegou em Julho de 2009 e logo reservou lugar no onze de Jorge Jesus. O Benfica pagou ao Real Madrid sete milhões de euros pelo médio espanhol.

Ramires, 24 anos: Foi vendido por 22 milhões, 7,5 milhões

Ramires foi adquirido em Maio de 2009, ao Cruzeiro, por 7,5 milhões. Foi vendido em 2010 ao Chelsea por 22 milhões, quando o Benfica detinha 50 por cento do passe.

Sidnei, 21 anos: Central viajou de porto alegre, 7 milhões

Em Julho de 2008, o Benfica comprou 50% de Sidnei ao Inter de Porto Alegre. Pagou 5 milhões. Meses depois, desembolsou 2 milhões pelo resto dos direitos.

Franco Jara, 22 anos: Foi garantido em janeiro de 2010, 5,5 milhões

A 30 de Janeiro de 2010, o Benfica comunicou à CMVM a aquisição de Franco Jara, do Arsenal Sarandí (Argentina). O contrato teve início a 1 de Julho seguinte.

Nicolás Gaitán, 23 anos: ‘novo’ Di maría veio da Argentina, 8,4 milhões

Chegou do Boca Juniors, num negócio datado de 3 de Maio do ano passado, e veio para substituir Di María. Nico Gaitán tem contrato por mais quatro épocas.

Javier Balboa, 26 anos: Chegou, viu e foi emprestado, 4 milhões

Um dos maiores ‘flops’ dos últimos anos. Chegou do Real Madrid, em 2008, por quatro milhões, mas nunca convenceu a equipa técnica. Logo acabou emprestado.

DIREITO DE RESPOSTA

Uma vez que sou directamente visado – na notícia publicada no dia 26 de Maio de 2011 com a minha foto e a legenda: "Escutas a Jorge Mendes revelam: O Benfica pediu para intervir numa ‘trafulhice’"– venho esclarecer o seguinte, no exercício do direito de resposta que me é conferido pelos arts. 24 e segs da Lei da Imprensa.

Importa realçar, antes de mais, que, segundo o próprio Correio da Manhã, eu não serei o alvo da investigação em causa, admitindo que alguma corra; e importa realçá-lo porque essa informação é referida de modo muito discreto, sob um título anódino, soterrado no meio das parangonas.

Mais importante, porém, é desmentir categoricamente o teor da notícia, pois não só o Benfica jamais me pediu para intervir numa qualquer "trafulhice", como a conversa "reproduzida" pura e simplesmente nunca ocorreu, nos termos relatados ou noutros similares.

Trata-se, por conseguinte, de uma invenção pura e simples, dolosamente fabricada, com o requinte de se fantasiarem pormenores ("o termo é utilizado pelo empresário") apenas para parecer mais verosímil.

A conversa não existiu e portanto a gravação também não existe, o que proclamo alto e bom som, sem o mínimo receio de prova em contrário.

Não posso deixar de verberar que uma notícia tão achincalhante possa ter sido publicada sem ouvir o visado, como o exigiriam os cânones de um jornalismo minimamente sério e responsável. Nos termos da Lei da Imprensa, a presente resposta deverá ser publicada na íntegra com inserção de nota de chamada de primeira página, com a devida saliência, e é independente do procedimento criminal pelo facto da publicação, bem como do direito à indemnização pelos danos por ela causados.

Jorge Mendes

  • Corrigir
  • Feedback
  • PARTILHAR      
Pub
x

Partilhar

Comentários a esta notícia
  • Comentário feito por:anibal amaral
  • 11h26

Esta salada russa com a PJ, tinha que acontecer mais tarde ou mais cedo. Sempre me interroguei como era possível o Benfica ter estado arredado durante anos da Champions, e todos os anos comprava contentores de jogadores.

  • Comentário feito por:Ricardo
  • 27 Maio 2011

engraçado é a malta do porto mandar bocas, depois de todos as excutas, chocolotinhos e cafés com leite e viagens ao brasil que por acidente foram parar a tesouraria do fcp... HIPÒCRITAS!

  • Comentário feito por:bruno
  • 27 Maio 2011

acho bem. eu pago impostos e eles que pagem. Mas o porto tem de comecar a faturar os subornos que paga, isso é crimefiscal, o desportivo é OK

  • Comentário feito por:Paulo
  • 26 Maio 2011

Sinceramente não estou a ver o Benfica a dar 8.5milhões pelo "aleijado" do Roberto....

  • Comentário feito por: Anónimo
  • 26 Maio 2011

Afinal "os rumores" eram mesmo a sério...É o clube da verdade...e da lisura... Com tantos telhados de vidro não há máscara que aguente.... Só falta, agora, o dito...invadir um estúdio de TV a desmentir!!!

  • Comentário feito por:Viriato de Viseu
  • Comentário feito por:f
  • 26 Maio 2011

ISTO É MAIS UMA PARA DESVIAR AS ATENÇÕES DO APITO DOURADO. MAS ENGANAM-SE QUE EU JÁ NÃO ME ESQUEÇO ENQUANTO VIVER. O DINHEIRO PAGA TUDO, É A VERGONHA DESTE PAÍS. ASSIM ATÉ EU COMPRAVA UMA EQUIPA DE OURO.

  • Comentário feito por:Fernando
  • 26 Maio 2011

Sanchez Prada benfica es conocido como un club que in su historia viene cometiendo muchas tropelias e falcatruas, desde los tempos en que era el club del regime de salazar. FONTE JORNAL AS DE ESPANHA

  • Comentário feito por:Leif Donne
  • 26 Maio 2011

Agora é que não entendo mais nada. Os meios de comunicação referem que o problema é com a compra do Júlio César ao Belenenses. Se se trata agora do Roberto serão outros quinhentos.

  • Comentário feito por: Anónimo
  • 26 Maio 2011

investigacao a todo o patrimonio a estes donde vem como vem como a presidentes de camaras e compactam com estes

Página

  • Comentário feito por:F Bahìa dos Santos
  • 26 Maio 2011

CURIOSO, com tanta actividade duvidosa noutros clubes ,a PJ de Lisboa devia Procurar,com que dinheiro è possìvel mantêr o plantel do FC do" NORTE",continuando manipulações! Deve-se duvidar dos tip anònimos!FB-AMSTERDAM

  • Comentário feito por:Away
  • 26 Maio 2011

Por algum interesse muitos vigaristas e parasitas arranham-se por um lugar directivo. De preferência chamado grande. O portuga aceita tudo sobre futebol.

  • Comentário feito por:Rui Gomes
  • 26 Maio 2011

O Benfica investigado? não acredito... Não pode ser... lá é só gente séria!

  • Comentário feito por: Anónimo
  • 26 Maio 2011

fraude?nunca,isso nunca se pode passar no benfica.

x

Partilhar

  • Votação 8 (10 votos)
  • Votar
  • Comentário feito por: Anónimo
  • 26 Maio 2011

Todos os dados (e TODOS os outros orgaos informativos) mencionam que a investigação incide sobre a sociedade que desconta as letras do negocio Julio Cesar em nome do Belenenses. Nada a ver com o Roberto. Ou SLB "per se".

  • Comentário feito por:Inocêncio Tavares
  • 26 Maio 2011

Não acredito. Mas essa gente que passa a vida a apontar o dedo aos outros ia agora meter-se nesse tipo de coisas?

  • Comentário feito por:Rui Meireles
  • 26 Maio 2011

Na Luz não, no SLB...

  • Comentário feito por:José Ribeiro
  • 26 Maio 2011

MANDEM MAIS VÍDEOS!!! Aguarda-se, a todo o momento (provenientes do Zimbabué ou da Coreia do Norte), a chegada de novos vídeos ao You Tube contendo novidades sobre arbitragens, fruta, campos inclinados, etc...

  • Comentário feito por:cmiguel
  • 26 Maio 2011

Acho bem que o Benfica meta uma ação em tribunal contra este jornal e todos os meios de comunicação, por desinformarem e criarem noticias falsas,conforme o Benfica já informou a investigação da pj devese á contrataçao jc

  • Comentário feito por:Isabel
  • 26 Maio 2011

O PIOR negócio de SEMPRE! Vai ficar na história se se provar que além de de ter sido um negócio ESTÚPIDO também foi ILEGAL.

  • Comentário feito por: Anónimo
  • 26 Maio 2011

Isto só pode ser uma brincadeira de mau gosto. Estamos perante o clube mais sério do mundo. O vale e Azevedo nada fêz e foi preso, coitado, será que este também vai! Mais uma cavala para condenar uma honesta há há há.

  • Comentário feito por: Anónimo
  • 26 Maio 2011

fraude?nunca,isso nunca se pode passar no benfica.

x

Partilhar

  • Comentário feito por:Rui Licínio Marques
  • 26 Maio 2011

Verdadeira notícia não são estas trafulhiçes "á benfica" sistemáticamente branqueadas pela comunicação social....notícia é isto ser publicado.

  • Comentário feito por:cmiguel
  • 26 Maio 2011

Acho bem que o Benfica meta uma ação em tribunal contra este jornal e todos os meios de comunicação, por desinformarem e criarem noticias falsas,conforme o Benfica já informou a investigação da pj devese á contrataçao jc

  • Comentário feito por:Utilizador Registado
  • 26 Maio 2011

Senhores adeptos doentes do FCP, nós benfiquistas ao contrário de vós, achamos que seja qual for o clube ou seu presidente envolvidos em negócios ilícitos deverão ser punidos.

  • Comentário feito por:BENFIQUISTA
  • 26 Maio 2011

ENTAO ESTE NAO E O CLUBE SERIO O GRANDE QUE NAO FAZEM MAL A NINGUEM...O VALE E AZEVEDO FOI PRESO E ESTE ORELHAS VAI PELO MESMO CAMINHO...DEPOIS DIZEM MAL DOS OUTROS...SO FALTAVA MAIS ESTA HUMILHACAO...

  • Comentário feito por: Anónimo
  • 26 Maio 2011

a pj devia estar a envestigar o crime violento como por ex os ataques as caixas atm, em vez disso anda a envestigar os negocios do benfica, só mesmo neste país, esta nação esta mesmo podre.

  • Comentário feito por:Fernando Carneiro
  • 26 Maio 2011

OLHA A EMPRESA DOS IRMAOS OLIVEIRA NO SEU MELHOR. A PJ ESTEVE NO ESTADIO DA LUZ A PEDIDO DO BENFICA PARA INVESTIGAR A TRANSFERENCIA DO JULIO CESAR, PORQUE O BELENENSES DIZ NAO TER SIDO PAGO NA TOTALIDADE, O QUE E MENTIRA

  • Comentário feito por:jacinto
  • 26 Maio 2011

UI UI UIQue isto cheira-me a esturro.Mas afinal as buscas são por causa da compra do Roberto,ou Júlio César? Ou os dois? Um g/redes por 8.5milhões.é obra,penso que nem sequer foi ainda internacional pelo seu país.

  • Comentário feito por:becas
  • 26 Maio 2011

A MARCA BENFICA É GRANDE.....E A COMUNICAÇAO SOCIAL AGRADECE E APRO

x

Partilhar

  • Comentário feito por:anibal amaral
  • Hoje, 11h26m

Esta salada russa com a PJ, tinha que acontecer mais tarde ou mais cedo. Sempre me interroguei como era possível o Benfica ter estado arredado durante anos da Champions, e todos os anos comprava contentores de jogadores.

  • Comentário feito por:Ricardo
  • 27 Maio 2011

engraçado é a malta do porto mandar bocas, depois de todos as excutas, chocolotinhos e cafés com leite e viagens ao brasil que por acidente foram parar a tesouraria do fcp... HIPÒCRITAS!

  • Comentário feito por: Anónimo
  • 26 Maio 2011

Todos os dados (e TODOS os outros orgaos informativos) mencionam que a investigação incide sobre a sociedade que desconta as letras do negocio Julio Cesar em nome do Belenenses. Nada a ver com o Roberto. Ou SLB "per se".

  • Comentário feito por: Anónimo
  • 26 Maio 2011

Afinal "os rumores" eram mesmo a sério...É o clube da verdade...e da lisura... Com tantos telhados de vidro não há máscara que aguente.... Só falta, agora, o dito...invadir um estúdio de TV a desmentir!!!

  • Comentário feito por:Viriato de Viseu
  • 26 Maio 2011

Sejam honestos pelo menos uma vez na vida. A Judite foi à SAD/Benfica por causa do Julio César e não do Roberto e se, O Belenenses diz que não recebeu, que culpa tem o Benfica que pagou???

  • Comentário feito por: Anónimo
  • 26 Maio 2011

Se for verdade o orelhas Luís Filipe Vieira deve ser preso bem como todos os presidentes de clubes que cometem esses actos porque ninguém nem nenhum clube está pu vive acima da lei

  • Comentário feito por:andre figueiredo
  • 26 Maio 2011

ao menos nao fomos avisados da chegada da PJ como outros foram no passado. quem nao deve nao teme, acho mto bem que investiguem.. passem o clube a pente fino ate..

  • Comentário feito por:Manuel
  • 26 Maio 2011

NÃO ACREDITO !!! ISTO SÃO COISAS DO SR. DO NORTE !! NÓS SOMOS TÃOO HONESTOS!!! HAHAHAHAH

  • Comentário feito por:José Ribeiro
  • 26 Maio 2011

MANDEM MAIS VÍDEOS!!! Aguarda-se, a todo o momento (provenientes do Zimbabué ou da Coreia do Norte), a chegada de novos vídeos ao You Tube contendo novidades sobre arbitragens, fruta, campos inclinados, etc...

COMENTAR
Título
Texto

Nota: Os comentários deste site são publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada.

Aparecer como anónimo - Ao escolher opção os seus dados (nome e e-mail) serão ocultados.

LOGIN
Utilizador
Password

Esqueceu-se da palavra-chave?

Registe-se


Registe-se no site do CM para deixar de preencher os seus dados pessoais quando comenta as noticias.

COMENTAR
Título
Texto
Nome
Email
Localidade
Anónimo

Nota: Os comentários deste site são publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar os comentários abusivos e com linguagem inadequada.

Pub
Pub


 
 
VÍDEOS 
x

Partilhar

x

Partilhar

Partilhar 
Partilhar 
Partilhar 
Partilhar 
Partilhar 
Partilhar 
SONDAGEM

FUTEBOL: Rodriguez é um bom reforço para o Sporting?

Votar »« Ver resultados

Seja também um repórter e as notícias com o resto de Portugal. Saiba mais

FRASE DO DIA

Só troco o Benfica por um clube e esse clube é o Real Madrid

Fábio Coentrão, Futebolista


Copyright © 2010. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte,
sem prévia permissão por escrito da Presslivre, S.A. ,
uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.
x

Partilhar