O "bom nome"

Jardim e o seu Executivo anunciaram que vão processar criminalmente Louçã por "afirmações caluniosas e injuriosas e mentiras", proferidas no Funchal a propósito do descalabro financeiro a que chegou a Madeira. Segundo os auto-anunciados queixosos, as declarações de Louçã "atentam contra o bom nome e honra do presidente do Governo [Jardim] e dos membros do Governo Regional da Madeira".

Ante tal, dois dos meus inúmeros corações, o de jurista e o de jornalista, entram em irresolução. Estava (e estou, embora não tenha à mão o Código Penal) convicto de que, tendo Louçã falado do apaixonante caso da dívida madeirense a apoiantes, a queixa deveria ser (mas, a crer no que vem nos jornais, os juristas do Governo Regional também não teriam o Código Penal à mão) por "afirmações difamatórias" e não por "afirmações injuriosas"; depois, políticos a mostrarem-se surpreendidos e a acusarem criminalmente outro político por dizer "mentiras" é, convenhamos, sobretudo hoje e em Portugal, algo capaz de, como o outro diria, deixar parva a alma de um cidadão comum.

Por fim, há o "bom nome" a que todos, até os políticos, têm direito; se exercem ou não tal direito com o seu comportamento diário é outro assunto. Ora terá Jardim exercido, à frente da Madeira, o seu direito ao "bom nome" financeiro (que é o que está em causa) sobrando, assim, alguma coisa contra que, na matéria, Louçã ou quem quer que seja possa "atentar"?

ImprimirImprimirEnviarEnviarEstatísticas
Partilhar
 [?]
 
 
 

 

 

 

Acha que o limite à dívida pública deve ser inscrito na Constituição?  info

Sim
Não
 

Ricardo Carvalho teve razões para deixar a Selecção?  info

Sim
Não
 

Dossiês

11 de Setembro 10 anos depois
11 de Setembro 10 anos depois

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Dez anos depois do 11 de Setembro

Festivais de Verão
Festivais de Verão

http://www.jn.pt/festivais/verao/

Porto. São João 2011
Porto. São João 2011

/Dossies/dossie.aspx?dossier=São João

123 anos do Jornal de Notícias
123 anos do Jornal de Notícias

/Dossies/dossie.aspx?dossier=123 anos do Jornal de Notícias

Dia Mundial da Criança
Dia Mundial da Criança

/Dossies/dossie.aspx?dossier=Dia Mundial da Criança


foto global imagens/arquivo

Avião da TAP continua nas Lajes depois de choque com aves

O avião da SATA que que ficou retido, na terça-feira, no Aeroporto das Lajes, nos Açores, após embates de aves, partiu às 12.30 horas com destino aos EUA. Outro avião da TAP, que ficou retido pelo mesmo motivo, ainda está a ser reparado.

 
   
 
Mais Notícias

Hulk em dúvida para o confronto com o Vitória de Setúbal

O brasileiro Hulk está lesionado e em dúvida para o jogo com o Vitória de Setúbal. O avançado falhou, esta quarta-feira, o início da preparação do F.C. Porto para o jogo de sexta-feira.

Rebeldes pedem ao Níger para impedir entrada de Kadafi

Uma delegação do Conselho Nacional de Transição, órgão político da rebelião líbia, deslocou-se, esta quarta-feira, ao Níger para pedir às autoridades locais que impeçam a entrada do coronel Muammar Kadafi ou de membros da sua família.

PJ deteve dois jovens suspeitos de matarem idoso com "invulgar violência"

A Polícia Judiciária anunciou, esta quarta-feira, a detenção de dois jovens, de 16 e 20 anos, suspeitos da autoria de um crime de homicídio qualificado ocorrido na ilha Terceira, nos Açores.

Declarações sobre aumento do preço do pão ajudam à "especulação"

As declarações do secretário de Estado da Agricultura sobre possíveis aumentos no preço do pão podem contribuir para a especulação e são contrárias às tendências do mercado, segundo a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares.

Lula da Silva defende sacrifícios para todos

Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, disse, esta quarta-feira, em Lisboa, que neste momento de crise que o mundo atravessa todos se devem sacrificar, incluindo os portugueses.

Hospitais EPE precisam de 3 mil milhões, mas falta financiamento

Os hospitais EPE precisam de aumentar o capital em três mil milhões de euros, mas neste momento não há onde ir buscar esse financiamento, avisou o ministro da Saúde, durante a audição na comissão parlamentar.

Cartoon Elias o sem abrigo, de R. Reimão e Aníbal F

Especiais

Veja o resumo em vídeo e as fotos dos melhores momentos de Paredes de Coura

Veja o resumo em vídeo e as fotos dos melhores momentos de Paredes de Coura

Em pleno Verão a Metro do Porto com horários de Inverno

Durante uma viagem de Campanhã para o aeroporto foi, com surpresa, que vi chegar o metro à referida estação três minutos antes da hora prevista. Confrontei, no local, uma funcionária que me respondeu que o metro vinha no horário previsto, porque estavam a praticar o horário de Inverno.
 

Siga-nos em  


Multimédia
Cidadão Repórter
Em Destaque


Banner Concurso Dias Felizes
JN Zoom


DV
Últimas
+Lidas
+Comentadas
+Pesquisadas
 

Jogos Ao Vivo

Vídeos Liga

 

Serviços


TEMPO Dados fornecidos pelo Weather Channel
  • n/d
  • 16ºC
  • HOJE
  • 26ºC
  • 16ºC
  • AMANHÃ

Classificados Tuti

CASAS EMPREGO MIX VEÍCULOS

 

Media Lab
Entre palavras


Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled