Crítica de música: Dinosaur Jr.
Give a Glimpse of What Yer Not é o mais recente álbum do trio
0
Crítica de música: Dinosaur Jr.
Give a Glimpse of What Yer Not é o mais recente álbum do trio
  • Partilhe
0
Crítica de música: Dinosaur Jr.
31 Agosto 2016 • Filipe Lamelas
Os Dinosaur Jr. viveram tempos de alguma obscuridade comercial durante grande parte da sua carreira. Na verdade, os seus melhores momentos, em termos de exposição e vendas, só se verificaram depois de J. Mascis ter expulso o seu amigo de longa data, Lou Barlow. Resultado: durante grande parte da década de 90, Barlow revelou sérias dificuldades em perdoar-lhe essa saída forçada e os insultos ou referências pouco abonatórias a Mascis eram comuns nos concertos da sua outra banda, os Sebadoh.

Curiosamente, e após a saída do outro fundador do trio norte-americano, Murph, Mascis deu por encerrada a actividade do projecto, em 1997. Depois desse período atribulado, Mascis começou a aparecer nos concertos dos Sebadoh, ensaiando uma aproximação a Barlow e, em 2005, o trio original voltou aos concertos. Depois veio o regresso aos discos.

Give a Glimpse of What Yer Not é o quarto disco desde o renascimento dos Dinosaur Jr. e possivelmente o melhor desta nova era. Aliás, desde que regressou ao activo, a banda parece apostada em redimir-se de todos os seus pecados anteriores. A sonoridade continua a ser predominantemente noisy e lo-fi, com Mascis a arrastar a sua voz nasalada, riffs de guitarra sujos e melodiosos mas sem a hermeticidade de uns Sonic Youth. Mais do que isso, os Dinosaur Jr. entregam-se a um exercício de competência num álbum homogéneo e consistente. Por outro lado, não tendo o aspecto e a bazófia de um mestre da guitarra, Mascis continua a ser um herói improvável das seis cordas.

Give a Glimpse… não sacrifica nenhuma das virtudes da banda: não transige na sua força, no seu quase niilismo, nem na sua capacidade de, aqui e ali, surpreender (o que, para um projecto com mais de 30 anos, não deixa de ser assinalável).

Os Dinosaur Jr. continuam a soar tão júniores como no início da sua carreira e é isso que os distingue.

Crítica de Filipe Lamelas
Nota: 4 estrelas









Give a Glimpse of What Yer Not
Indie-rock || Ed. Jagjaguwar
€13,90
Dinosaur Jr. - Tiny
Partilha o artigo