Parque das Nações - Início
Oceanário de Lisboa
Atlântico - Pavilhão Multiusos de Lisboa
Conceito e Objectivos, Infraestruturas, Arquitectura e Paisagismo, Arte Urbana, Zonas Residenciais, Centro de Negócios, Comércio e Lazer, Venda de Terrenos
Objectivos, Como Era..., Estratégia Ambiental, Monitorização, Divulgação e Sensibilização

Estação do Oriente, Acessos, Estacionamentos, Alojamento
Espectáculos, Diversões, Eventos, Exposições, Pavilhões e Museus, Espaços Exteriores
Restauração e Lojas
Programa Educação, Rota das Nações, Oficina de Ambiente, Ambiente Divertido, Atelier dos Oceanos
Aluguer de Espaços, Aluguer de Equipamento, Informações Úteis, Serviços ao Visitante, Serviços Externos, Provedoria da Qualidade
Notas de Imprensa, Revista Parque Contactos

 

Sound System

O Tema Participantes Recinto Serviços Eventos Edições Foi Notícia

A Última Exposição do Século XX

VídeoA EXPO'98, que decorreu em Lisboa de 22 de Maio a 30 de Setembro de 1998, foi um evento que se enquadrou no regime jurídico das exposições internacionais, definido pelo BIE - Bureau International des Expositions. Foi uma "exposição especializada" na medida em que foi enformada por um tema específico "Os Oceanos, Um Património para o Futuro", e nela não foi cobrada qualquer renda pelos pavilhões que a Organização da Exposição construiu para acolher as mostras expositivas dos Participantes Oficiais. A EXPO'98 integra-se numa riquíssima tradição de exposições internacionais, cujo início é comummente identificado com a Exposição de Londres de 1851.

Acqua Matrix

Pavilhão do Futuro

Olharapos

Praça SONY

A ideia da realização em Lisboa de uma exposição internacional surgiu no âmbito da Comissão para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a qual tem por objecto um conjunto variado de acções tendentes a assinalar a relevância histórica dos descobrimentos portugueses das últimas décadas do século XV, culminando com a primeira viagem marítima à Índia, feita por Vasco da Gama, em 1498, e a comemoração da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500.

No entanto, a dimensão temática da EXPO'98 não se restringiu apenas à referida comemoração histórica, por mais importante que ela fosse. No tema da Exposição de Lisboa, foi sempre subjacente a necessidade de promover uma acrescida responsabilidade, individual e colectiva, para com a preservação dos oceanos, que ocupam 70% da superfície terrestre e dos quais se reconhece ser pouco o saber disponível.

Animação Permanente
Jardins da Água
Gil - A Mascote da EXPO '98

Exibição Nautica

O projecto global da EXPO'98 é um projecto estratégico para Portugal. Refere-se a ideia de "projecto global" porque nele se incluem dois projectos, estreitamente harmonizados entre si: a realização da Exposição Mundial de Lisboa e a regeneração urbana de uma área de cerca de 340 hectares, localizada privilegiadamente na parte oriental da cidade de Lisboa, junto ao rio Tejo.

A realização da Exposição, em si mesma da maior importância para Portugal, funcionou também como um motor de reabilitação urbanística e ambiental da referida área; o projecto de regeneração urbana permitiu criar a estrutura organizativa e económico-financeira capaz de acolher e englobar todas as valências implicadas na realização da Exposição.

Pavilhão do Conhecimento dos Mares Pavilhão de Portugal

Estas páginas procuram transmitir a perspectiva global do que foi a Exposição Mundial de Lisboa que durante 132 dias acolheu cerca de 11 milhões de visitantes.

O Tema Mais Informação
Participantes Mais Informação
Recinto Mais Informação
Serviços ao Visitante Mais Informação
Eventos Mais Informação
Publicações Mais Informação
Foi Notícia... Mais Informação

 

© 1998, 2000 Parque EXPO 98, S.A.
Envie os seus comentários para info@parquedasnacoes.pt
Mantido por webmaster@parquedasnacoes.pt
Última actualização em 01 Sep 2000 10:19