Nº 300 / 17  Ter, 18 Dez 2001


Figo Melhor Jogador do Mundo

Mia Hamm é a primeira "futebolista do ano"


Pela primeira vez, e isto quando já vai em onze votações para o melhor jogador do Mundo, a FIFA resolveu instituir um prémio também para as mulheres - que não era muito complicado, ao contrário das indecisões e suspense da versão masculina. A vencedora foi a norte-americana Mia Hamm, que é uma espécie de Pelé do futebol feminino. Já levou a sua selecção à vitória em dois campeonatos do Mundo e nos Jogos Olímpicos de Atlanta, vestiu a sua camisola nacional pela primeira vez aos 15 anos (tem 29 agora) e com ela fez já 129 golos. Teve quase o dobro dos pontos da chinesa Sun Wen (154 contra 79) e três vezes mais do que a sua compatriota Tiffeny Millbrett, terceira classificada. Dos 72 seleccionadores que votaram, 27 consideraram-na a melhor, incluindo o treinador da equipa nacional portuguesa, Nuno Cristóvão. "Afazeres profissionais" - porque o futebol feminino ainda não põe comida na mesa -, impediram Mia de comparecer.
 

Costa Rica vence o ranking...


Três selecções foram distinguidas pela FIFA, usando critérios pré-definidos. Ficou-se a saber, por exemplo, que a Costa Rica - vencedora da zona CONCACAF de apuramento para o Mundial'2002, subiu mais do que nenhuma outra selecção no ranking da FIFA, do 60º para o 30º lugar. Na fase de qualificação, conseguiu 12 vitórias, seis empates e apenas três derrotas. Passou de saco de pancada a temido por todos em apenas onze meses.
 

... mas as Honduras são a melhor equipa


A selecção das Honduras é a equipa do ano, por ter sido a que somou mais pontos. A equação tem a ver com tamanho: quanto mais pequena a equipa e maior o adversário melhor é a pontuação em caso de resultado positivo. Uma vitória sobre o México, para a fase de qualificação do Mundial, outra sobre o Brasil na Copa América, outras ainda sobre os Estados Unidos e a Jamaica, outra vez para o campeonato do Mundo e, em geral, o bom comportamento durante todo o ano - o Mundial falhou no último jogo, com a derrota no México - deram o prémio à selecção centro-americana, cuja estrela é o ponta-de-lança Pavon, jogador da Udinese.


18-12-2001


Outros artigos em: Figo Melhor Jogador do Mundo

 

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida sem a
permissão prévia da Jornalinveste.




Publicidade:  contacte-nos

Os textos, fotografias, gráficos e materiais audio e/ou vídeo
da Associated Press não poderão ser publicados, emitidos, 
reescritos, a fim de serem emitidos ou publicados ou
redistribuídos, directa ou indirectamente, em qualquer meio
de comunicação. É proibido o armazenamento em
computador destes materiais ou de partes dos mesmos,
salvo para fins pessoais ou não comerciais.


Este site foi optimizado para as versões 4.0 ou superior
dos browsers Netscape Navigator ou Microsoft Internet Explorer
a uma resolução de 800x600.
Os melhores de sempre Prata para Loureiro
Figo Melhor Jogador do Mundo
O melhor do Mundo