Nº 300 / 17  Ter, 18 Dez 2001


Automobilismo » Mundial F1

Toyota deu a conhecer a sua "arma" para 2002


O construtor japonês Toyota apresentou ontem, em Colónia, na Alemanha, o seu primeiro monolugar de Fórmula 1, com o qual vai participar em 2002 no Campeonato do Mundo da especialidade.

Primeira escuderia a apresentar o carro para a próxima temporada, a Toyota foi obrigada a construir tudo do zero, desenvolvendo o seu próprio chassis e o motor. Quando aos pneus, a escolha recaiu sobre os franceses da Michelin.

O carro, vermelho e branco - as cores da empresa -, foi apresentado pelos dois pilotos oficiais da equipa, o finlandês Mika Salo e o escocês Allan McNish.

A Toyota apostou no projectista austríaco Gustav Brunner (ex-Arrows, Ferrari, Alfa Romeo, March e Minardi) para desenhar um monolugar onde estarão presentes as cores da Matsushita (Panasonic, Technics e National), principal patrocinador.

 "2002 será um ano de aprendizagem", afirmou Tsutomu Tomita, presidente da Toyota. Ove Andersson, presidente da Toyota Motorsport, está plenamente de acordo: "Os nossos objectivos são de nos qualificarmos para cada corrida e terminar o maior número de corridas possíveis, de forma a apreender o mais possível ao longo da temporada".

Recorde-se que a Toyota será o segundo construtor - depois da Ferrari - a fabricar integralmente o seu monolugar (chassis e motor), sendo que na próxima temporada a Renault também adoptará a mesma filosofia.

Montando a sua "base", a nível de testes, no circuito francês de Paul Ricard, a equipa nipónica passou o ano agora prestes a terminar em contínuas sessões de desenvolvimento do seu TF102. Ao longo de oito meses, entre Março e Novembro, os dois pilotos, Mika Salo e Alan McNish, fizeram qualquer coisa como 20.967 quilómetros de ensaios, dando mais de três mil voltas aquela pista, sem contar com os testes efectuados noutros circuitos europeus.

Agora, no início do próximo ano, a Toyota vai testar em conjunto com os seus futuros adversários na pista de Barcelona, naquele que será o primeiro "confronto" antes do início de um Mundial'2002 em que pretende, fundamentalmente, adquirir experiência.


18-12-2001


Outros artigos em: Mundial F1

 

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida sem a
permissão prévia da Jornalinveste.




Publicidade:  contacte-nos

Os textos, fotografias, gráficos e materiais audio e/ou vídeo
da Associated Press não poderão ser publicados, emitidos, 
reescritos, a fim de serem emitidos ou publicados ou
redistribuídos, directa ou indirectamente, em qualquer meio
de comunicação. É proibido o armazenamento em
computador destes materiais ou de partes dos mesmos,
salvo para fins pessoais ou não comerciais.


Este site foi optimizado para as versões 4.0 ou superior
dos browsers Netscape Navigator ou Microsoft Internet Explorer
a uma resolução de 800x600.
Infante de Sagres-FC Porto na luta pelos ''oitavos'' Características
Características