Infografia
Os estádios do Euro
Infografia
As bolas e as mascotes dos Euros
   
 
Christian Charisius/Reuters
A Espanha sagrou-se campeã europeia pela segunda vez
   
Espanhóis vencem (1-0) Alemanha na final
Espanha campeã europeia 44 anos depois
29.06.2008 - 21:36 PÚBLICO
 
notícias relacionadas
Ballack triste mas orgulhoso
Fernando Torres: "Fez-se justiça"
Aragonés: "Fizemos as coisas bem, ganhámos ...
 
Comentar Ler comentários Enviar a amigo Imprimir Estatísticas     Diminuir tipo de letra Aumentar tipo de letra     Digg Do Melhor Delicious Tecnorati Yahoo

A Espanha sagrou-se esta noite campeã europeia pela segunda vez na sua história, 44 anos depois da primeira conquista, após vencer a final do Euro 2008 frente à Alemanha por 1-0, no Estádio Ernst Happel, em Viena, Áustria.

Um golo do avançado Fernando Torres, aos 33 minutos, foi suficiente para a equipa de Luis Aragonés bater os alemães e repetir o longínquo feito de 1964 - 2-1 à União Soviética, numa final realizada em Madrid.

Com este título, a Espanha igualou a França (vencedora em 1984 e 2000) no segundo lugar do "ranking" do Europeu, apenas atrás da Alemanha (1972, 1980 e 1996), que afastou Portugal nos quartos-de-final - 3-2, em Basileia, a 19 de Junho.

No percurso rumo ao título, a Espanha começou por vencer o Grupo D, apenas com vitórias: 4-1 à Rússia, com "hat-trick" de Villa, 2-1 à Suécia, com Villa novamente a decidir (golo aos 92 minutos), e, já apurada e com as reservas, 2-1 à Grécia (campeã europeia em 2004).

A eliminar, o "onze" de Aragonés começou por derrotar a Itália, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade (4-2), nos quartos-de-final. Nas meias-finais, a Espanha voltou a defrontar a Rússia e a vencer por três golos (3-0).

Ficha de jogo

Estádio Ernst Happel, em Viena (Áustria)
Assistência: 51.428 espectadores

Alemanha-Espanha, 0-1
Ao intervalo: 0-1
Marcador: 0-1, Fernando Torres, 33 minutos

Equipas

Alemanha: Lehmann, Fridrich, Mertesacker, Metzelder, Lahm (Jansen, 46'), Frings, Hitzlsperger (Kuranyi, 58'), Ballack, Schweinsteiger, Podolski e Klose (Gomez, 79')

- Suplentes: Enke, Adler, Jansen, Fritz, Westermann, Rolfes, Gomez, Neuville, Trochowski, Borowski, Odonkor e Kuranyi

Espanha: Casillas, Sérgio Ramos, Marchena, Puyol, Capdevilla, Marcos Senna, Iniesta, Xavi Hernadez, Fabregas (Xabi Alonso, 63'), Silva (Santi Carzola, 66') e Fernando Torres (Guiza, 78')

- Suplentes: Palop, Reina, Albiol, Fernando Navarro, Santi Carzola, Xabi Alonso, Sérgio Garcia, Guiza, Arbeloa, Juanito, De La Rede e Villa

Árbitro: Roberto Rosetti (Itália)
Acção disciplinar: cartão amarelo para Ballack (43'), Casillas (43'), Fernando Torres (75') e Kuranyi (88')

 
comentários
1 a 5 de um total de 77 Escrever comentário Escrever comentário   Diminuir Tipo de Letra Aumentar Tipo de Letra  
Comentário 30.06.2008 - 11h45 - Duarte Sousa, Porto
a união ibérica? Nem os espanhois querem ser espanhois, quanto mais unirem Portugal a Espanha... Quanto às coisas inteligentes, parabéns à Espanha, mereceram ganhar e mesmo que a maior parte dos espanhóis tenham tirado pela Grécia no Euro2004, eu não sou mesquinho ao ponto de querer que uma equipa rasca ganhe o europeu.
Comentário 30.06.2008 - 10h52 - Adrián Pastrana, Tenerife (Espanha)
¡¡Viva Espanha!!, ¡¡somos os melhores!!, com o idioma IDO a união ibérica seria possível.
Comentário 30.06.2008 - 09h32 - dannymuttley, Taunton - UK
Oh Anonimo da Beira Alta e Extremadura Aragon, eu ca torco por quem eu quero e ninguem me "aconselha" sobre isso. Eu festejo quando que quero e sobre o que quiser. E para sua informacao eu conheco muitos ingleses que nao aopiaram a Espanha....nao tenho nada que desejar que um pais vizinho ganhe, so porque sao vizinhos ou "hermanos"....
Comentário 30.06.2008 - 01h10 - Gabriel, Coimbra PORTUGAL
Estes alemães já têm a pança cheia de títulos e ainda queriam mais taças, com este futebol de pontapé pra frente e cabeçada??!! Pode ser que para o mundial arranjem uns jogadores de 2,5 ou 3m de altura e assim é só despachar de meio campo, pois pra cabeça ninguem lá chega. Levaram na pá da ESPANHA,TOOOOOMMMMMMMAAAAAAAAA, e foram muito bem aviados, OLÉ toiro lindo, Casa com eles, ARROGANTES, e ainda por cima têm apoiantes ordinarios que assobiam constantemente a equipa contraria, pra eles, vencer eram favas contadas, mas fizeram mal as contas, a Espanha nunca teve complexos como disse o atrasado do Metzelder, complexos é bom para os Portugueses, que entram de pernas a tremer em jogo, e pior, insuflados, sem garra, sem atitude, ora pois então é só vedetas, estilo,muito ipod, e equipa .....ZERO.Agora só falta lá porem o António Oliveira, vulgo Oliveirinha, a treinar; muita "massagem", muito shopping e bandalheira com fartura, ah e já agora sai um socozito no árbitro e fecha-se em beleza. Como dizia o outro: "que triste sina é ver-(nos) assim, que sorte vil degradante". FELICITACIONES BELA ESPAÑA
Comentário 30.06.2008 - 00h55 - polvo a braxa, A CORUÑA,ESPAÑA
desde a coruña ,pretiño , pretiño do fermoso portugal ,estamos muito obrigados polos vosos apoios e comentarios,e certo que nos tamen torcemos pola equipa portuguesa por que nos gusta o futbol tecnico ,pero ainda que non tivestedes muita sorte,namoramonos do xogo da verdi-vermella na primeira fase do campionato,agardamos que volvades a ser a equipa que fostedes no 2004 e mais neste 2008 e xoguemos unha final iberica.Gracias.
Comentários 1 a 5

comente este artigo
Critérios para publicação de comentários
 
Restam 1200 caracteres
 
   
 
   
 
 
 
 
 
 
 
     
@ 2007 PÚBLICO Comunicação Social SA - Director: José Manuel Fernandes
Director executivo: José Vítor Malheiros - Editor do PUBLICO.PT: António Granado - Webmaster: Paulo Almeida - Publicidade - Webdesign - Provedor dos Leitores
Canais   Ed. Impressa Última Hora Economia Lazer Cinecartaz Vídeo   Galerias InfografiasEcosfera Peso Tempo Dossiers Imobiliário Vídeo Linguística Carga & Transportes
Colecções   Disney Blueberry Sinatra Grandes Pensadores Cahiers du Cinema Outras Colecções
Formatos   Podcasts Móvel Público RSS Público para cegos Última HoraUL
Comunidade   Blogs Consultórios Feedback Provedor Público na escola
Nós   Contactos Ficha técnica Prémios Livro de estilo Estatuto editorial Provedor
Classificados   Eu quero anunciar na Edição Impressa Eu quero anunciar no PÚBLICO Online