agosto 29, 2006

AI ESTA A HLCOMIX #2

Saíu em Agosto este nº 2 da HL Comics, editada por Derradé.

CAPAHLCOMIX02.jpg

Editorial da HL Comix nº 2

Faz parte do projecto HL Comix publicar outros autores, mas como revista que se quer responsável, só o fará quando puder pagar pelo trabalho alheio. A equipa agradece a todos aqueles que se dispuseram a colaborar, ainda que graciosamente, mas entendemos que é chegada a altura de dignificar a nossa arte.

Fazer bonecada custa, meus amigos... . Ainda que seja mal enjorcada, como a que publicamos actualmente e pela qual nos penitenciamos desde já. Custa em termos pessoais, afectivos e laborais. É preciso gostar mesmo muito disto para aguentar a descrença, o desânimo e o sentimento de culpa, pois poderíamos estar a exercer outras profissões monetariamente mais compensadoras.

E é precisamente por isso que temos de nos fazer pagar pelo TRABALHO realizado. Para, entre outras razões, fazer ver aos demais o que custa, em dinheiro, fazer a bonecada.

Têm nas vossas mãos o segundo número da HL Comix. Espero que vos encha as medidas e ajude a despertar paixões, interesses e vocações que permitam que outras revistas do género apareçam e ajudem a constituir um mercado que, em abono da verdade, teima em não existir. Por falta de oferta e por falta de compradores. Eu fiz a minha parte. Falta vocês fazerem a vossa.

Um abraço e cá vos espero para o nº3

Derradé

edithlc02.jpg

À VENDA EM TODO O PAÍS !!!

Quem quiser, pode visitar o Forum da Central Comics, onde está em discussão a HLComix, basta linkar:

http://www.centralcomics.com/portal/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2224

Ou visitar o blog da revista:

http://hlcomix.blogspot.com/

Publicado por jmachado em 09:26 PM | Comentários (10)

agosto 21, 2006

WORKSHOP NA BEDETECA DE LISBOA - INICIACAO A LINGUAGEM DA BANDA DESENHADA

LOCAL: Bedeteca de Lisboa
DATA: De 4 a 15 de Setembro
HORÁRIO: 2ª, 4ª e 6ª feiras, das 15h às 18h

BEDETECA-WORKSHOP.bmp
Banda Desenhada de JCoelho

A partir de 22 de Agosto estão abertas as inscrições para este ‘workshop’ organizado pela Bedeteca de Lisboa para o período de 4 a 15 Setembro, no seu Auditório. A frequência é gratuita, sendo apenas limitado o número de formandos: 15 no máximo.

Concebido para uma ‘target’ dos 13 aos 18 anos, o ‘workshop’ desenvolve-se em 3 sessões semanais (2ª, 4ª e 6ª-feiras), cada uma de 3 horas (15h-18h) e será ministrado por Marcos Farrajota, autor e editor de bd. Serão abordados os princípios e processos da bd, recorrendo à análise de trabalhos de vários autores consagrados e outras formas de produção contemporâneas, e realizados exercícios práticos de exploração de questões do grafismo, tempo/ritmo e relação texto/imagem.

Apesar de algumas alterações no que se refere aos conteúdos e a alguma intermitência no tempo e no espaço, a produção anual deste ‘workshop’ poderá considerar-se um projecto de continuidade.

Apresentado pela primeira em 2000, no Auditório da Bedeteca, estava centrado na linguagem da banda desenhada, tendo sido assegurado por Marcos Farrajota e Rafael Gouveia. Um formato que foi reproduzido no ano seguinte, 2001.

Em 2002 e 2003, em resultado de uma parceria com a Ar.Co, os conteúdos incluíram também a Ilustração, que foi assegurada por Alice Geirinhas. Em 2004, em paralelo com o projecto co-produzido com a Ar.Co, que se manteve, e de forma a dar resposta ao interesse manifestado pelas gentes de Aveiro, o ‘workshop’ realizou-se na livraria «O Navio de Espelhos».

Depois da “pausa” do ano passado, a Iniciação à Linguagem da Banda Desenhada é retomada este ano e esperamos que por muito tempo.
A inscrição poderá fazer-se na Bedeteca, através do telefone 21 853 66 76 ou do e-mail bedeteca@cm-lisboa.pt (indicando o nome e contacto telefónico).

Bedeteca de Lisboa
Palácio do Contador-mor
Rua Cidade de Lobito 1800-088 Lisboa
Tel. (0351) 218 536 676
Fax. (0351) 218 532 168
www.bedeteca.com
http://blx.cm-lisboa.pt

Publicado por jmachado em 09:38 PM | Comentários (176)

agosto 20, 2006

FORUM NA CENTRAL COMICS: UM FESTIVAL DE BD SERVE PARA QUÊ?

Começou hoje um Forum na CENTRAL COMICS, sob o tema UM FESTIVAL DE BD SERVE PARA QUÊ? promovido pelo BDjornal.

logoCENTRALCOMICS2.jpg

O texto que publiquei para abrir foi este:

Realiza-se em Outubro/Novembro o Festival de BD da Amadora, como toda a gente sabe.

Ultimamente tem havido alguma polémica sobre como devem ser os festivais de BD em Portugal, uma vez que, com o mercado no estado lastimável em que está, o actual modelo de Festivais não atrai mais público, não cativa a população das localidades onde é feito e não traz grandes proventos comerciais aos editores (e por via deles, aos autores).

Daí que o BDjornal entenda útil iniciar-se um debate sobre o que deveria ser um Festival de BD. Temos os modelos de Angoulême (o tradicional Festival Europeu, organizado pelo município ou com a ajuda deste) e o de Barcelona (mais à maneira americana, organizado por editores e livreiros).

Outros modelos haverá e outras soluções poderão ser encontradas.

Aceitam-se opiniões...

Quem quiser pode lá dar um salto através do link

http://www.centralcomics.com/portal/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2500

JÁ HÁ ALGUMAS RESPOSTAS COM SUGESTÕES. PARTICIPEM !!!!

Publicado por jmachado em 11:03 PM | Comentários (103)

agosto 18, 2006

PONTOS DE VENDA DO BDjornal

PONTOSVENDA14.jpg

Publicado por jmachado em 10:19 PM | Comentários (1)

agosto 17, 2006

NAS BANCAS O BDJORNAL #14 - AGOSTO/SETEMBRO 2006

ESTÁ NAS BANCAS E OUTROS PONTOS DE VENDA O BDjornal #14 (Agosto/Setembro).

CAPA BDJ14.jpg

Numa altura em que toda a gente está de férias, a ideia acertada seria, se calhar, irmos também de férias e voltar numa altura mais propícia. Mas por outro lado, o facto de estar toda a gente de férias, talvez faça surgir uma apetência maior para ler o conteúdo deste BDjornal e reflectir sobre algumas das questões mais candentes sobre o estado da banda desenhada neste país. E por isso não desistimos desta edição de Agosto/Setembro.

Em primeiro lugar chamo a atenção para duas bandas desenhadas de grande qualidade que começam a ser publicadas nesta edição: Os Monótonos Monólogos de um Vagabundo, de Hugo Teixeira, um valor emergente na BD portuguesa (mesmo não tendo ainda publicado nada), embora a precisar de melhorar a qualidade do texto. Digo isto não só por causa desta história, como por todos os trabalhos que podem ser apreciados no site http://htx.deviantart.com/. Por outro lado iniciamos a publicação do primeiro episódio de BRK - Break, com argumento de Filipe Pina e desenhos de Filipe Andrade, que talvez venha a ser uma obra de referência na banda desenhada portuguesa. Trata-se de um dos melhores argumentos que já li na moderna BD portuguesa, capaz de captar as atenções dos leitores e propondo pistas para reflexão sobre a vida dos adolescentes na actualidade.

E se, quanto a bandas desenhadas, temos ainda Álvaro, no destacável para coleccionar com Sexo, Mentiras e Fotocópias, Véte, com uma pequena BD de humor, Caçadores de Palavras, a continuação do segundo volume das aventuras da bruxinha Morgana, de José Abrantes e uma história completa de Pedro Nogueira, Dial, que deambula sobre o conteúdo de um poema, quanto a textos esta edição é sumarenta quanto baste para os leitores mais exigentes.

Com a qualidade geral a ser sedimentada pela equipa de colaboradores indefectíveis do BDjornal desde o #1 - Clara Botelho, com diversas notícias de Actualidade e a matéria sobre o San Diego Comic-Con 2006 mais os prémios Eisner; João Miguel Lameiras, sobre a pujança do mercado de banda desenhada em Espanha, tratada na reportagem sobre o Saló Internacional del Comic de Barcelona, que nos faz corar de inveja; Leonardo De Sá, com o seu Dicionário Universal de Banda Desenhada – Pequeno Léxico Disléxico; Nuno Franco, sobre o lançamento em Portugal da obra completa de Peanuts; Pedro Cleto, sobre A Morte de Buddy Longway – pretexto para breve reflexão sobre a morte na BD e Contra os Manga – editar, editar (a política editorial francesa para controlar a invasão oriental); e Sara Figueiredo Costa, com Conversas de Mulheres – notas a partir de Broderies de Marjane Satrapi.

Depois apostámos nos textos de Pedro Vieira Moura, com as críticas a Virgin’s Trip e All Girllzine, mais uma nota sobre o Buja’s Diary, de Seyong O, que ele publicou no seu blogue lerbd.blogspot.com; uma excelente entrevista de Nuno Pereira de Sousa a Serena Valentino (a criadora e argumentista da série Gloom Cookie) e um texto crítico sobre a estreia de Superman Returns, de Fernando Campos, publicada no novo blogue kingpinofcomics.blogspot.com.

E há ainda espaço para Luís Salvado escrever sobre o Festival International du Film d’Animation de Annecy, juntando-lhe uma lista de 100 Filmes para um século de Animação.

EIS ALGUMAS PÁGINAS PARA ABRIR O APETITE:

BDJ1401.jpg

BDJ1403.jpg
OS MONÓTONOS MONÓLOGOS DE UM VAGABUNDO (#1), de Hugo Teixeira

BDJ1404.jpg
BRK (#1), de Filipe Pina (Arg.) e Filipe Andrade (Des.)

BDJ1405.jpg
SEXO, MENTIRAS E FOTOCÓPIAS (#2 de 8), de Álvaro

BDJ1406.jpg
MORGANA 2 – O CASTELO NAS NÚVENS, de José Abrantes e DIAL, de Pedro Nogueira

BDJ1407.jpg
OS CAÇADORES DE PALAVRAS, de Vete e pág. de Crítica.

BDJ1402.jpg
Última e Primeira Páginas

SUMÁRIO DO BDjornal #14

ENTREVISTA COM SERENA VALENTINO, Nuno Pereira de Sousa
CONVERSAS DE MULHERES – Notas a partir de "Broderies", de Marjane Satrapi, Sara Figueiredo Costa
A MORTE DE BUDDY LONGWAY, Pedro Cleto
OBRA COMPLETA DE PEANUTS, Nuno Franco
CONTRA OS MANGÁ – editar, editar, Pedro Cleto
DICIONÁRIO UNIVERSAL DA BANDA DESENHADA – Pequeno Léxico Disléxico, Leonardo De Sá
Apresentação dos AUTORES DAS BANDAS DESENHADAS publicadas neste número.
OS MONÓTONOS MONÓLOGOS DE UM VAGABUNDO (#1), de Hugo Teixeira
BRK (#1), de Filipe Pina (Arg.) e Filipe Andrade (Des.)
SEXO, MENTIRAS E FOTOCÓPIAS (#2 de 8), de Álvaro
MORGANA 2 – O CASTELO NAS NÚVENS, de José Abrantes
SALÓ INTERNACIONAL DEL COMIC DE BARCELONA, João Miguel Lameiras
DIAL, de Pedro Nogueira
OS CAÇADORES DE PALAVRAS, de Vete
SELOS & QUADRADINHOS, de Pedro Cleto
CRÍTICAS
LANÇAMENTOS INTERNACIONAIS
ACTUALIDADE
O CARTOON NA SOCIEDADE COMTEMPORÂNEA, carta de Osvaldo de Sousa
SAN DIEGO COMIC COM 2006 – PRÉMIOS EISNER, Clara Botelho
FESTIVAL INTERNATIONAL DU FILM D’ANIMATION DE ANNECY, Luís Salvado
SUPERMAN RETURNS, o regresso da desilusão, Fernando Campos


PRÓXIMO POST: OS PONTOS DE VENDA DO BDjornal, fora da rede VASP

E ATENÇÃO AO NOVO SITE, DO GRUPO BEDÉFILO SOBREDENSE, JÁ ACRESCENTADO À LISTAGEM DE LINKS AQUI À DIREITA.

Publicado por jmachado em 12:34 AM | Comentários (4)

agosto 13, 2006

REVISTAS E OUTRAS PUBLICACOES DE BANDA DESENHADA #1 - O CASTERMAG' #14

CASTERMAG’ #14
L’ACTUALITÉ BANDE DESSINÉ DES ÉDITIONS CASTERMAN - PRINTEMPS 2006

Trata-se do jornal trimestral (este #14 é o de Abril-Primavera 2006) da editora Casterman, enviado gratuitamente a quem se inscreva no site da editora www.casterman.com ou http://bd.casterman.com/zine e o solicite.

castermag14.jpg

Esta edição do Castermag’ destaca na 1ª página o 3º álbum da tetralogia de Enki Bilal (referida no BDjornal várias vezes), depois no interior, entrevista com Jean David Morvan, o criador e co-argumentista de HELDORADO, uma excelente história centrada nas atrocidades da conquista castelhana da América do Sul, escrita em parceria com Miroslav Dragan e desenhada por Ignacio Noé, um desenhador argentino de grande talento.

Depois, entrevista com Roger Seiter, a propósito de MYSTERIES, a transposição para BD dos clássicos do romance inglês do séc. XIX.

Entrevista com Bilal a propósito do novo álbum (o 3º) da tetralogia do autor, depois de LE SOMMEIL DU MONSTRE e 32 DÉCEMBRE, agora este RENDEZ-VOUS À PARIS.

bilal.jpg

Na página 4 destaque para uma entrevista com Jacques Tardi a propósito do seu novo álbum LE SECRET DE L’ÉTRANGLEUR.

Destaque para uma nova colecção de CORTO MALTESE, em que se propõe editar uma integral do marinheiro de Hugo Pratt por ordem cronológica.

A página 5 é toda ela dedicada ao mangá: Au Coeur de la Féminité japonaise e mais 3 destaques: Une légende du manga: Signé Osamu Tezuka Erotisme made in Japan: Fukuyama revient e Une série de Iô Kuroda: “Le Clan des Tengu”, fable mythologique.

As páginas 5 e 6 são ocupadas por notícias mais ou menos curtas, com destaque para a nova Collection Rebelles, dedicada a biografias de personalidades da História Contemporânea e os seus dois novos títulos SHOOTING STAR – Marilyn Monroe e PRESIDENT – John F. Kennedy, com argumentos de Maryse Charles e desenho de Jean-François Charles assistido respectivamente por Kas e Thierry Bouüaert. O álbum anterior, que estreou a colecção no ano passado, foi LIBERTAD! – Ernesto “Che” Guevara. Pena que as Edições Asa, ou mesmo a VitaminaBD, não estejam atentas a estas coisas.

marilyn.jpg

A página 8 e última, dedica um espaço ao manhwa, a BD da Coreia do Sul e a uma listagem de Novidades Casterman a sair em Abril, Maio, Junho e Julho.

lotto blues.jpg

Se os nossos leitores repararem bem, reconhecem a arrumação da 1ª página do Castermag’. Não estranhem, uma vez que serviu de modelo ao BDjornal.

Formato 290 x 370 mm. Impresso em papel couché mate, totalmente a cor.

Publicado por jmachado em 07:49 PM | Comentários (1)

agosto 12, 2006

SUPERMAN RETURNS ESTREOU ONTEM EM PORTUGAL - LER CRITICA NO BDJORNAL #14

A CRÍTICA DE FERNANDO CAMPOS AO SUPERMAN RETURNS NO BDjornal #14.

superman3.jpg

Publicado por jmachado em 08:39 PM | Comentários (0)

agosto 09, 2006

MAIS UMA GRANDE BANDA DESENHADA A INICIAR NO BDjornal #14

Inicia-se no BDjornal #14 a BD de Hugo Teixeira, OS MONÓTONOS MONÓLOGOS DE UM VAGABUNDO - Capítulo 1.

De destacar que este primeiro Capítulo terá 22 páginas e será publicado, tal com BRK a um ritmo de 8 páginas por cada número do BDjornal.

mais bd.jpg

Publicado por jmachado em 09:18 PM | Comentários (2)

agosto 07, 2006

O SITE DO TERTULIA BDzine JA ABRIU

O Daniel Maia construiu um site para o TERTÚLIA BDzine, o fanzine da Tertúlia BD de Lisboa por altura do 21º aniversário desta. Mas a coisa tardava em arrancar. Agora sim, já está! Com a ajuda de uma série de malta ligada a sites e blogues conhecidos e referenciados pelo Daniel no dito site, estão lá os TBDzines todos desde o nº 1.

Mas a coisa não se fica pelo TBDZ, fala da Tertúlia, o seu historial, Notícias frescas ligadas a ela, mais uma série de painéis com interesse a quem queira conhecer a Festa Mensal dos Bedéfilos deste país à beira mar plantado (e no geral tão mal amanhado...)

Vale a pena dar uma vista de olhos, não só porque a colecção é histórica, como a sua passagem para a net já fazia falta.

O link já se encontra na coluna aqui à direita, é só clicar!!

TBDZ-SITE2.jpg

Publicado por jmachado em 11:42 PM | Comentários (1)

agosto 05, 2006

BRK - UMA BD DE FILIPE PINA E FILIPE ANDRADE NO BDjornal #14

Duas notícias para iniciar (muito tardiamente) a época balnear:

POST54.jpg

Publicado por jmachado em 10:16 PM | Comentários (6)