novembro 22, 2007

TOUPEIRA - ATELIER DE BANDA DESENHADA - BEJA

toupeira cartaz kuentro.jpg

O Toupeira – Atelier de Banda Desenhada, da Bedeteca de Beja, volta a abrir as suas portas a partir do dia 26 de Novembro (e até Setembro do próximo ano) …

O Atelier realiza-se às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, na Bedeteca de Beja (mesmo em Agosto, quando toda a gente parte de férias!).

É um espaço de formação na área da banda desenhada, um local de trabalho onde se procede ao acompanhamento dos autores que estão agora a começar e que se sentem atraídos pelo ofício de contar histórias desenhadas.
Mas funciona também como “ponto de encontro” dos autores do colectivo (cerca de 20). Um local onde se trocam ideias, impressões – muitas conversas – e vários projectos…

As inscrições podem ser feitas até ao final do ano…


E agora… Uma entrevista imaginária com informação essencial sobre o Toupeira…


Quando é que surgiu o Toupeira?

O Toupeira surgiu em Outubro de 1996, inserido num projecto da Câmara Municipal de Beja. Integrou a Bedeteca de Beja na altura da inauguração deste equipamento municipal, em 2005. Aliás, foi a dinâmica do próprio Atelier que levou a que a Câmara Municipal inaugurasse a Bedeteca de Beja, essencialmente vocacionada para a divulgação da banda desenhada junto de todos os públicos, tendo ainda como objectivo estimular a criação artística nesta área. Daí a necessidade de corresponder às expectativas dos autores (e dos futuros autores), divulgando o seu trabalho.

Através da publicação?

Sim. A Bedeteca publica regularmente o Splaft! (caderno informativo), a Colecção Toupeira (com autores emergentes – e não só – na banda desenhada nacional) e o fanzine Venham + 5, composto maioritariamente pelos autores do Toupeira, mas aberto a todas as colaborações – os projectos não se querem fechados.
Além do esforço no campo da edição, a Bedeteca também organiza exposições frequentes com o trabalho dos autores do Toupeira. As exposições do colectivo têm percorrido o país e a vizinha Galiza…

Podem fazer-se outras coisas, no Toupeira?
Claro. O trabalho levado a cabo no Atelier, duas vezes por semana, não se esgota na concepção e realização de bandas desenhadas, Os autores do colectivo participam activamente em todas as actividades da Bedeteca (concepção e montagem de exposições, edições, lançamento de livros, organização de eventos na área da banda desenhada, etc.). E, claro está, no maior evento organizado pela Bedeteca, o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (www.festivalbdbeja.com).

Isso quer dizer que podem pertencer ao colectivo pessoas que não desenhem nem escrevam argumentos?
Sim. Também fazem parte do colectivo pessoas com outras capacidades, já que o trabalho levado a cabo pelo Toupeira é muito diversificado.

E o eco desse trabalho?
Desde a data de inauguração da Bedeteca, já passaram por Beja mais de 150 autores de banda desenhada de Portugal, da Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos e França. Fizeram-se dezenas de lançamentos, mais de 60 exposições, sessões de autógrafos, ateliers, colóquios, acções com escolas, etc., etc. Entre Abril de 2005 e Novembro de 2007 passaram pela Bedeteca e pelas três edições do Festival mais de 20.000 visitantes e utilizadores, o que dá uma ideia da dinâmica existente à volta deste espaço.

Onde é que está instalada a Bedeteca?

No 1º andar da Casa da Cultura de Beja, perto da Biblioteca Municipal e dos Correios.

E o que é que se pode encontrar na Bedeteca?
Embora a Bedeteca se constitua como um local de leitura (e empréstimo), é também um equipamento municipal que coloca à disposição de todos um conjunto vasto de estruturas, possibilitando condições ímpares para a criação artística – além de um Acervo variado na área da banda desenhada – vários milhares de livros, revistas e fanzines contemplando todas as tendências – a Bedeteca possui ainda as seguintes valências: Núcleo de Trabalho - com estiradores, caixa de luz, diversos materiais, etc.; Arquivo de Originais; Galeria de Exposições Temporárias; Loja; Núcleo de Documentação e Pesquisa; Núcleo de Ilustração, Cartoon e Cinema; Núcleo de Internet; e Serviço Educativo.

E a Bedeteca como espaço físico?
É um espaço muito agradável e original, já que reúne as características específicas de uma biblioteca especializada (neste caso em banda desenhada), com as características de um atelier de trabalho. E tudo isto de uma maneira muito informal…

TOUPEIRA EM ODEMIRA

O Toupeira – Atelier de Banda Desenhada, da Bedeteca de Beja, estará presente na segunda edição do BDTECA, organizado pela Câmara Municipal de Odemira, com uma exposição do colectivo.

A exposição inclui originais de Carlos Apolo, Carlos Páscoa, Inês
Freitas, Lam, Lobato, Luís Guerreiro, Maria João Careto, Paulo Monteiro,
Pedro Ganchinho, Susa Monteiro, Véte, Vítor Cabral, e Zé Pedro. Estará
patente na Escola Secundária de Odemira entre o dia 20 de Novembro e o
dia 22 de Dezembro.

O 2º BDTECA terá também exposições na Biblioteca Municipal de Odemira
(“Desenhar a Música”, de José Garcês), no Colégio Nossa Senhora da Graça
de Vila Nova de Milfontes (“Riscos do Natural”), e nas Escolas EB 2,3 de
Colos (“Em traços miúdos”), Sabóia (“Coisas que acontecem”) e S.
Teotónio (“Futebol Humor”). Para além das exposições descentralizadas, o
evento contará com uma Feira de BD, workshops/acções de formação (com
Geraldes Lino, Paulo Monteiro e Pedro Leitão), encontros com autores e
um concurso de banda desenhada.

Para mais informações, contactar a Biblioteca Municipal de Odemira – 283
320 150 ou geral@cm-odemira.pt .

carlospascoa.jpg
paulomonteiro.jpg
susamonteiro.jpg
vet.jpg

Publicado por jmachado em 08:26 PM | Comentários (72) | TrackBack

novembro 21, 2007

NOVA LIVRARIA EM LISBOA

O WORK&SHOP, a THISCO e a CHILI COM CARNE apresentam...

BOOK&SHOP : uma nova e carismática livraria incluída no espaço cultural WORK&SHOP em Lisboa.

É uma aposta em edições invulgares que representam um complemento cultural indispensável e abrem novos horizontes literários e visuais. Arte, globalização, conspirações, humor, ficção, História, música, ilustração...
Para reler o mundo em que vivemos.

Edições em destaque:

image001.jpg

Edição – Kuti Kuti, Outono 2007, 24p. em finlandês com legendas em inglês
Autor - VÁRIOS AUTORES
Título – KUTI #5
Preço – OFERTA na compra de qualquer livro/zine de bd ou ilustração. Oferta limitada ao stock existente.
Jornal finlandês de bd editado por um estúdio de bd de Helsínquia. Neste número para além dos vários autores finlandeses (como Tommi Musturi, Jarno Latva-Nikkola, Pauliina Mäkelä, Jyrki Heikkinen) participam autores suecos (Knut Larsson, Gunnar Lundkvist), o francês Yvan Alagbé (da Amok) e o belga Stijn Gisqère (publicado em Portugal no último Mesinha de Cabeceira). Os textos das bd's estão traduzidos para inglês mas não de todos os artigos e entrevistas que passaram a existir nesta publicação de psicadelismo periódico.

image002.gif

Edição – Donna Bavosa + Inguine + Modo, 2005, 50 p.
Autor – SQUAZ / PAPER RESISTANCE
Título – 25 DISEGNI
Preço – 8.00 euro - comprar
Três entidades uniram esforços para publicar um livro que junta dois ilustradores em cada um deles tem direito a 25 desenhos. É uma edição simples mas sólida: papel de boa gramagem, sobrecapa, bem impresso... e claro os trabalhos destes autores são algo muito difícil ignorar. Squaz lembra Burns e Blanquet - ou ainda o suíço Baladi - talvez seja um tipo de desenho um bocado batido em alguns meandros alternativos. Ainda assim resulta e tem força dadas as temáticas esotéricas-bizarras. Paper Resistance é um iconoclasta (o Papa com uma metralhadora, um robot saído de um filme Anime no meio de um ritual tradicional japonês, um piloto de aviões com um colete cheio de explosivos) com a escola Situacionista e Punk bem aprendida. O desenho dele é bastante limpo.

image003.gif

Edição – Boing Being, 2005; 196p., em finlandês com legendas em inglês
Autor - VÁRIOS AUTORES
Título – GLOMP #7
Preço - 16.00 euros - comprar
Antologia finlandesa (mas com apenas um autor finlandês desta vez) que edita o melhor que se faz de bd no Ocidente pelas novas gerações gráfico-narrativas. Os nomes não enganam: Tom Gauld, Helge Reumann (o Elvis Studio no Salão Lisboa 2005), Till D. Thomas (na última CriCa), Giacomo Nanni (Canicola), Fréderic Poincelet,... e ainda bd's inéditas de Isabel Carvalho e Pedro Nora! Mais não é preciso escrever, creio. A impressão do miolo é feita a cores diferentes de caderno a caderno mas sempre a uma cor directa (azul, verde, etc...). Escrito em finlandês, tem legendas em inglês no fim de cada prancha.

image005.jpg

image006.jpg

Edição - Adão Iturrusgarai & Gilmar Rodrigues, Allan Sieber; 1992, Out'97, em português.
Autor - VÁRIOS AUTORES
Título – DUNDUM QUADRINHOS #3 ; GLÓRIA GLÓRIA ALELUIA! #4
Preço - 3 euros cada- comprar
Nos inícios dos anos 90 lia-se a Chiclete Com Banana e a Animal e encontrava-se lá uma série de referências a publicações brasileiras que nunca chegaram cá a Portugal. 15 anos depois (cálculo mental bruto) apareceram à frente estas duas revistas cheias de bd brasileira desbundada, doida, experimental, psicotrópica, anormal e fio-da-puta. Com autores como o Adão Iturrusgarai ainda antes de fazer um humor sofrível imitador à Chiclete, um Jaca ou um Fábio Zimbres com traços completamente selvagens... enfim, um festival de bd underground que sabe mesmo bem, não por nostalgia barata (daqueles tempos em que tudo era novidade e as revistas brasileiras eram os barcos para as descobertas), não por sentimento coleccionador que realiza um sonho de possuir umas revistas raras perdidas... nada disso, isto é mesmo o power de ler bd sem papas na língua! Glória Glória, Aleluia, cara!

WORK&SHOP
Morada : Rua das Pedras Negras 17 - 1100-401 Lisboa - Portugal
Horário : 4ª Feira a Domingo das 15H00 às 19H00
Encomendas / Informações : info@worknshop.com
Myspace : www.myspace.com/bookandshop


ENTRETANTO INFORMO QUE O BDjornal #21 já está em PRODUÇÃO:

BDj321.jpg

Publicado por jmachado em 07:09 PM | Comentários (66) | TrackBack

novembro 19, 2007

CRÍTICA A SEXO, MENTIRAS E FOTOCÓPIAS NA CENTRAL COMICS

SMV4.jpg

Leiam a crítica do João Pedro Rosa na Central Comics:

http://www.centralcomics.com/index.php?option=com_content&task=view&id=46&Itemid=25

Publicado por jmachado em 12:53 PM | Comentários (72) | TrackBack

novembro 17, 2007

SEXO, MENTIRAS E FOTOCÓPIAS NO ÍPSILON, DO JORNAL PÚBLICO 16-NOV-1007

É verdade, no suplemento ÍPSILON, do Jornal Público de ontem 6ª feira, 16 de Novembro, saíu então a recensão crítica ao livro SEXO, MENTIRAS E FOTOCÓPIAS, de Álvaro. Com algumas imprecisões, diga-se. Primeiro, o preço do livro é de € 7,00 e não 6,00. Segundo, a afirmação "a peridodicidade irregular desta publicação" (refere-se ao BDjornal) não é tão verdadeira como isso, uma vez que o 2º ano do jornal até foi mais ou menos certinho em matéria de periodicidade.

Quanto ao livro estar nas livrarias, não está em todas, claro. E vai ser remetida para os habituais postos de venda uma nova fornada, uma vez que a primeira fornada esgotou, tanto nas livrarias habituais como no FIBDA.

publico.jpg

publico1.jpg
publico2.jpg
publico3.jpg

Publicado por jmachado em 09:17 AM | Comentários (47) | TrackBack