abril 26, 2006

E EIS FINALMENTE O SITE DO CENTRO NACIONAL DE BANDA DESENHADA E IMAGEM - CNBDI

CNBDI ABRE SITE NA INTERNET

O Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) informa que abriu na Internet o seu sítio dedicado à Banda Desenhada. Exposições, eventos, animação e novidades editoriais podem ser descobertas em www.amadorabd.com

Além de dar a conhecer o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, os internautas podem ser informados sobre exposições e iniciativas bedéfilas, novidades editoriais e actividades de animação, quer sejam organizadas pelo CNBDI ou não.

Pretendemos que o sítio www.amadorabd.com possa ser um espaço de informação sobre Banda Desenhada estando aberto à divulgação de todas as notícias sobre a 9ª Arte que os diversos agentes (organizadores de eventos, editoras, autores) nos façam chegar.

Esperamos uma visita a www.amadorabd.com

CNBDI.jpg

Publicado por jmachado em 01:06 AM | Comentários (146)

abril 12, 2006

O II FESTIVAL DE BD DE BEJA

beja1.jpg
beja2.jpg
beja3.jpg
beja4.jpg
beja5.jpg
beja6.jpg

Publicado por jmachado em 08:50 PM | Comentários (2)

abril 11, 2006

BDjornal 12 - ABRIL 2006

O número 12 do BDjornal marca uma etapa na vida da publicação – completa-se a 1ª série – onde se perspectiva já a sua evolução a partir daqui.

Esta edição (Abril 2006), tem como destaque de capa o 2º festival Internacional de BD de Beja e até à página 9 é deste evento que se fala: o Programa detalhado do Festival, depois Pedro Cleto escreve sobre Carlos Pacheco (que tem em Beja uma exposição de originais – Arrowsmith, A Guerra da Magia), Nuno Franco fala de Filipe Abranches e Pedro Nora, J.Machado-Dias escreve sobre George Pratt (que acabou por não estar em Beja pessoalmente, ao contrário do que se previu) e sobre Jaime Olivares. João Miguel Lameiras apresenta Lourenço Mutarelli, fala-se de Daniel Maia e de Virgin’s Trip, o livro de Pepedelrey, JCoelho, Rui Lacas e Rui Gamito, que saiu neste primeiro fim-de-semana do festival.

Depois há uma abordagem a V de Vendetta (por J.Machado-Dias) e Moebius e o Cinema (por Jão Miguel Lameiras).

Mas a parte mais importante do jornal são as duas entrevistas de Nuno Pereira de Sousa, uma com Alex Robinson e outra com Pedro Silva (o editor da Vitamina BD e sócio da BDMania). Esta última entrevista, por ser muito longa, foi condensada no BDjornal, para quatro páginas, saindo na íntegra no novo site BDesenhada.com, que é divulgado na página 23 (numa nova coluna Blogues & Sites).

A meio das entrevistas, Sara Figueiredo Costa escreve sobre a editora catalã Média Vaca em Metade de um animal ruminante.

BDJ12A.jpg

Depois são as habituais peças de divulgação e noticiário variado, onde se fala sobre a nova loja especializada que a Central Comics abriu no Porto e onde vai estar o BDjornal à venda.

BDJ12B.jpg

Osvaldo de Sousa volta a escrever (agora indirectamente) sobre a questão das caricaturas, em Deus e o Riso.

Para o fim do jornal escreve-se sobre cinema de animação, nomeadamente um texto de Luís Salvado sobre Quando a Animação e a BD se encontram.

Uma nova estória (de 16 páginas) de Ruben Lopez, encerra a fase de destacáveis para a formação do livro ONZE AUTORES NO BDjornal 2005-2006, de que se fala no Editorial.

A propósito das modificações do jornal para o futuro, haverá, durante este mês de Abril, matéria a ser publicada no Kuentro e eventualmente em BDesenhada e Central Comics.

BDJ12.jpg

Publicado por jmachado em 11:36 AM | Comentários (1)