março 20, 2006

EXPOSIÇÃO DE PEDRO ZAMITH NA GOMA386

A goma386 já está a funcionar na Rua da Junqueira, em Belém, no nº 386. Trata-se de um espaço informal/experimental, que conjuga as funções de "mini galeria" de arte, venda de objectos de design, acessórios de moda, vestuário alternativo, bijuteria/joalharia, fanzines e atelier de design gráfico. É nosso objectivo promover, incentivar e divulgar o trabalho de jovens designers e outros criadores.
Telefone: 21 362 34 26.

zamith.jpg

Publicado por jmachado em 08:47 PM | Comentários (2)

março 19, 2006

NOVO SITE DE BD INAUGURA DIA 21 DE MARCO

SITE1.jpg

O NOVO SITE DE BD www.bdesenhada.com DO NUNO PEREIRA DE SOUSA, RODRIGO MIGUEL RAMOS, EDUARDO FERRÃO, MÁRIO JOÃO MARQUES, CARLOS ANTUNES E ANTÓNIO FARINHA, É INAUGURADO NA PRÓXIMA TERÇA FEIRA, DIA 21. JÁ PODE SER VISITADO, MAS AINDA ESTÁ EM AFINAÇÕES.

bdesenhada.jpg height="633" border="0" />

CLICAR NO LINK AQUI AO LADO - ACIMA DO GALO DE BARCELOS

Publicado por jmachado em 05:29 PM | Comentários (2)

março 17, 2006

JOÃO VAZ DE CARVALHO NA BEDETECA DE LISBOA

bedeteca1.jpg

bedeteca2.jpg

Publicado por jmachado em 05:40 PM | Comentários (0)

março 14, 2006

BDjornal #11 - SOB O SIGNO DO EROTISMO

O BDjornal 11 tem como tema de capa, Guido Crepax e a Banda Desenhada Erótica, dedicando uma boa parte desta edição, precisamente ao erotismo na banda desenhada, de que se faz um pequeno historial na página 3. Segue-se uma bio-bibliografia de Guido Crepax, autor italiano falecido em 2003 e que teve editado em Portugal apenas um livro, A História de O, pelas edições Sérgio Guimarães, nos anos 70 e pela Marginália, no ano passado. Quanto à sua restante e vasta obra, é praticamente desconhecido da maioria dos portugueses. Foi um dos mais inovadores autores da BD europeia e que raramente saiu do registo erótico, daí a associação constante do seu nome ao tema.

Depois analisa-se a banda desenhada deste autor e Sara Figueiredo Costa escreve sobre O Estranho Mundo da Puta P., de Anke Feuchtenberger, de seguida, através de uma pequena entrevista, vamos À Descoberta de uma autora, Maria João Careto, uma autora de Beja, que vai estar em destaque no 2º Festival de BD daquela cidade alentejana. Fala-se um pouco sobre o Fanzine Eros, que Geraldes Lino editou com sucesso entre 1987 e 1991 e Nuno Franco termina a sua deambulação pela Revolução Subterrânea, uma abordagem ao Underground na BD.

Mais para a frente, Pedro Cleto, associando-se ao tema de capa, fala de Coleccionismo no Feminino, mostrando peças de heroínas da BD bem conhecidas…

José Carlos Francisco e Afrânio Braga entrevistam Cláudio Villa, desenhador de Tex, para o BDjornal e falamos logo a seguir do que foram as 12 horas a fazer BD no Funchal e como o Anime Weekend animou Aveiro.

Para o centro do jornal, Daniel Maia aborda o Mercado Bedéfilo em 2005, com um texto ligeiramente diferente do que editou, na sua habitual rubrica da Central Comics. E repetimos então o Dossier – Hoje, a BD, o resumo do dossier da Bedeteca de Lisboa, agora bem impresso, contrariamente ao que sucedeu na edição anterior.

Pedro Cleto e Clara Botelho escrevem sobre o malogrado Seth Fisher, num pequeno tributo que o BDjornal lhe quis prestar. De seguida fala-se no cinema de animação de Ricard Blanco e completa-se a viagem de Paulo Guinote sobre as Memórias de um bedéfilo suburbano.

E depois de uma série de notícias breves, criticas de livros e recensões de novidades, Osvlado Macedo de Sousa, da Humorgrafe, disserta sobre a célebre questão das caricaturas, em Pelas barbas do Profeta, riam-se!

Resta dizer que prossegue a 5ª Pedagógica (# 6), de Miguel Montenegro e o autor do destacável deste mês é Ruben Lopez, com Makio.

BDJ11.jpg

Publicado por jmachado em 02:55 PM | Comentários (2)