Quinta-feira, 2 de Abril de 2009

Chucho Compriducho – A primeira publicação infantil comprida


Chucho Compriducho 03

Tratava-se de uma revista infantil de banda desenhada em formato esguio mas extremamente alongado, publicada nos anos 80 do século passado pela Agência Portuguesa de Revistas, com um dos títulos mais idiotas da BD portuguesa — vício que vinha já do original espanhol Chucho Larguirucho da Editorial Intermágen! Seja lá como for, procuro vários números desta colecção.

Terça-feira, 31 de Março de 2009

Aventuras de Fred Bill – colecção de cromos por Vítor Péon


Aventuras de Fred Bill

A história aos quadradinhos “Três Balas” foi uma das primeiras obras da longa carreira de Vítor Péon, tendo ficado incompleta na revista O Pluto. Essa mesma aventura foi de seguida adaptada numa colecção de pequenos cromos invólucros de rebuçados, publicada pela fábrica A Oriental, mas surgiu mais tarde simplificada numa segunda colecção agora com cromos de maiores dimensões, editada por outra confeitaria lisboeta, A Francesa. Alguém teria esta segunda caderneta das Aventuras de Fred Bill: O Terror do Texas, mesmo sem os respectivos cromos?

Quinta-feira, 19 de Março de 2009

Carlitos e Os Sobrinhos do Capitão, da Alfa


Esta colecção de “quase-álbuns” da Alfa (revistas, na realidade) reproduzia as famosas séries “Peanuts” de Charles M. Schulz e também “The Captain and the Kids” de Rudolph Dirks, a partir da edição e coloração espanholas da Buru Lan. Poucos sabem que foi reunida em volumes cartonados do editor, com títulos individuais. Nunca encontrei a primeira e quarta encadernações, cujos títulos gostaria de confirmar...

Sexta-feira, 13 de Março de 2009

Caderno Escolar — série da Agência Portuguesa de Revistas


Esta colecção de cadernos escolares foi lançada em meados dos anos 50 do século passado e continha nas capas e contracapas histórias aos quadradinhos de “Plácido e Môsca” de C. Arnal e, mais tarde, episódios da história de Portugal por Carlos Alberto Santos. Não consegui localizar os cadernos números 2, 7, 9, 12, 13 e 18.

Sábado, 7 de Março de 2009

Soneca & Batatinha, revista com palhaços da televisão


Tratava-se de uma pequena revista de banda desenhada de 1985, intitulada Soneca & Batatinha, que em tempos vislumbrei na Feira da Ladra em Lisboa — mas infelizmente não a cheguei a comprar porque o vendedor pedia um preço alucinante, para rir mesmo. De memória era a preto & branco e apenas entrevi rapidamente o nº 1, não sei se haverá mais. A ilustração que acompanha este texto provém antes de um poster realizado para a CP com os mesmos com palhaços da televisão, que se pode encontrar também na Biblioteca da Universidade de Aveiro.

Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009

Pica-Pau (3ª série) – revista publicada pelo Notícia, de Angola


Este semanário infantil surgiu em 1964-65, na sequência de duas séries anteriores que tinham sido secção e depois suplemento destacável do magazine Notícia de Angola. A 3ª série mantinha a indicação de “suplemento”, mas era na realidade vendida separadamente até ao nº 25, ao preço de 2$50. Continha nomeadamente histórias aos quadradinhos do próprio “Pica-Pau”, desenhadas pelo excelente cartoonista (e futuro pintor) Hipólito de Andrade, para além de aventuras estrangeiras como “João Rapé” (“Barney Google and Snuffy Smith”) por Fred Lasswell, “Roldão, o Temerário” (“Flash Gordon”) por MacRaboy, “A Vivenda do Suspiro” (com o careca Peludo e o barbudo cabeludo Calvo, aliás “Tif et Tondu”) por Rosy e Will, “O Reizinho” por O. Soglow, “Hardie, o Invencível” por Don Lawrence, etc. Haverá algum sortudo que tenha uma colecção mais ou menos completa da revista nessa sua fase independente?

Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2009

Afonso Costa, caricaturista


O Liberal 19351103 Afonso Costa

Em 1935, o jornal O Liberal publicou uma série de artigos intitulada “Os Caricaturistas e as Suas Caricaturas – A Influência da Sua Arte e os Dissabores que Provoca”. A primeira metade do 3º capítulo foi dedicada a um caricaturista chamado Afonso Costa, sobre o qual pouco se sabe. Alguém tem elementos sobre este artista?

Quim (Joaquim Gonçalves Rodrigues), caricaturista e desenhador


O Liberal 19351103 Quim

A segunda metade do mesmo 3º capítulo discorria sobre outro desenhador que assinava Quim, ou seja Joaquim Gonçalves Rodrigues, sobre o qual procuro saber quando nasceu e quando faleceu, ao que parece em Marrocos.
Podem ler a integralidade do artigo de O Liberal clicando em qualquer das autocaricaturas.

Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009

Tony Ban/Zé, pequenos álbuns publicitários para insecticida


Este personagem apareceu em algumas BD publicitárias desenhadas pelo espanhol Joaquín Blázquez para o insecticida Ban/Zé, no final do 3º Ano e início do 4º Ano da revista Tintin portuguesa. Mas houve outras aventuras editadas numa colecção de mini-álbuns oferecida há uns quarenta anos com as latas de insecticida da marca. Alguém guardou ou conseguiu adquirir qualquer dessas raridades, ou foi tudo pulverizado com o tempo?

Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

O derradeiro Pim-Pam-Pum! – suplemento do jornal O Século


Pim-Pam-Pum 2555

O último número normal do suplemento Pim-Pam-Pum! surgiu nas bancas dois dias antes da publicação do último número regular do saudoso jornal O Século, em Fevereiro de 1977. No entanto, a empresa publicou ainda diversos números “especiais” do jornal durante os anos seguintes, para tentar manter o título e a memória do público. Na maioria desses números adicionais apareceu repetido o mesmo derradeiro Pim-Pam-Pum! nº 2555. Não foi possível localizar dois desses jornais, para confirmar se o suplemento/secção infantil existiu nas datas respectivas — correspondendo a O Século nº 33879, de início de 1979, e ao nº 33883, de início de 1983.

Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2009

Lola – revista pirata e para adultos


Esta revista de banda desenhada pornográfica não indicava numeração ou data, nem possuía aliás qualquer ficha técnica. Apesar do inegável interesse sociológico e anatómico, há infelizmente — pelo menos que se saiba — poucos coleccionadores deste tipo de séries em Portugal, o que dificulta a pesquisa do material. Falta-me encontrar a revista Lola com o episódio intitulado “Bestas em Calor”. Sem comentários...

Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009

Histórias da Heidi, álbum da Fomento Eborense


Tratava-se de uma caderneta oferecida para colar 46 "jornalinhos" com curtas bandas desenhadas, que vinham juntamente com as pastilhas elásticas gigantes da Heidi. Nunca encontrei esse álbunzinho, que foi no entanto anunciado na revista O Pirata, da mesma fábrica e editora Fomento Eborense.

Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2009

Colecção Maravilha, da Agência Portuguesa de Revistas


Tratava-se de uma série com material da italiana Dal Boni e igualmente com o cão Pif do C. Arnal, histórias cómicas infantis e animais antropomórficos. Falta apenas identificar uns poucos números, quem possui estas raridades em formato italiano?

Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009

A série Vidi, da Edinter – Edições Internacionais


Esta colecção de álbuns didácticos foi publicada no final dos anos 70 do século passado pela editora portuense Edinter e incluía explicações visuais sob a forma de banda desenhada. Não foi possível localizar o volume 6, que se deveria intitular Yoga - Uma Arte de Viver Feliz. Ficaria eu contente que alguém que tenha este álbum me conseguisse facultar a sua consulta. Zen!

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009

Pateta Especial, da Abril portuguesa


Este misterioso título teve aparentemente duas séries em Portugal, não datadas. Da primeira, publicada pela Editora Abril Morumbi, apenas consegui encontrar o nº 12. Da 2ª série, cuja ficha técnica indica agora a mudança de nome para Abril/Controljornal Editora, só encontrei o nº 2 e 3. Algum emérito coleccionador da Disney consegue elucidar o enigma dos números em falta?