Logo da rede de Bibliotecas Escolares

newsletter

Nº 2 - Março - 2007

[ Página inicial ][ Página anterior ] 

Caixa de texto: THEKA
O Projecto THEKA é uma iniciativa do Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian com a  finalidade de promover o desenvolvimento das Bibliotecas Escolares (BECRE) de estabelecimentos de Educação Pré-escolar e Ensino Básico, através da oferta de cursos anuais de formação de professores, realizados a nível regional, entre 2004 e 2008.
Caixa de texto: CF OLIVEIRA DE AZEMÉIS
A experiência que no CenForAz – Centro de Formação de Oliveira de Azeméis possuímos, no domínio da Formação para pessoas que exercem funções nas Bibliotecas Escolares ou que o querem fazer, pode dividir-se  em duas fases: antes do Concelho de Oliveira de Azeméis integrar a Rede de Bibliotecas Escolares e após essa integração.
Caixa de texto: CF BENFICA
Os objectivos de formação definidos procuram responder às necessidades da sociedade contemporânea, procurando favorecer o desenvolvimento de competências nos domínios da didáctica, das novas tecnologias e aperfeiçoar o desempenho de docentes e agentes educativos como intervenientes activos na melhoria dos níveis de Literacia. 
Caixa de texto: FORMAÇÃO DAS EQUIPAS—PONTO DA SITUAÇÃO
Este artigo teve por base a análise e tratamento de dois documentos com origem no Gabinete da RBE e aos quais foi solicitado, neste ano lectivo, o seu preenchimento pelo Coordenador da Biblioteca Escolar e Conselho Executivo: o primeiro diz respeito ao “perfil do coordenador” e do qual foram analisadas 1093 respostas (correspondente a 87% dos coordenadores). Deste primeiro documento fez-se a análise referente à formação dos professores coordenadores de todos os níveis de ensino. O segundo refere-se ao documento...
Caixa de texto: RBE PORTO
A RBEP nasceu num contexto de formação, investigação-acção com diversas modalidades formativas (Curso, Oficina, Círculo de Estudos) proporcionadas pelo Centro de Formação João de Deus desde 1998. Sempre assumindo essa modalidade oficinal de formação, a Rede foi sendo construída com as tarefas atribuídas a cada coordenador participante nos diferentes módulos estruturados numa óptica de desenvolvimento: módulos de iniciação, aprofundamento, projecto, círculo de estudos... 
Caixa de texto: FORMAÇÃO RBE
A biblioteca escolar representa hoje um espaço educativo de transcendental importância para o processo de ensino aprendizagem. Concebida como um grande centro de recursos, coloca à disposição de professores e alunos um conjunto muito variado de recursos necessários aos objectivos da educação do século XXI e  indispensáveis numa escola que deseje oferecer produtos e serviços de qualidade. Implica, assim, pensar e usar a biblioteca na vida diária da escola, em tempos lectivos e não lectivos no quadro da escola actual.
Caixa de texto: UNIVERSIDADE ABERTA
A Universidade Aberta, enquanto instituição pública de ensino superior vocacionada para a educação a distância, tem procurado corresponder aos desafios formativos colocados pela sociedade portuguesa em consonância com a aplicação de práticas inovadoras em termos de ensino-aprendizagem. 
[Acesso ao sítio da RBE]Caixa de texto: SABE
É com bastante agrado e satisfação que, no âmbito do trabalho desenvolvido com as bibliotecas escolares do concelho de Palmela, tenho travado conhecimento com professores e auxiliares de acção educativa, já com formação na área da biblioteconomia e também especificamente em bibliotecas escolares.
Caixa de texto: EDITORIAL
Numa sociedade onde o acesso à informação e a capacidade de a usar é determinante para o progresso dos indivíduos e para a sua inclusão social, a biblioteca escolar é o lugar certo para o discurso das literacias e o espaço privilegiado onde se cruzam as actividades curriculares, extracurriculares e lúdicas.
[ Topo da página ]