Home  |  Mapa do Site   |  Glossário |  Contactos |  FAQ's   
 
UMIC Login
 
Inovar pelo conhecimento  
Média
 
>
Comunicados
 
 
UMIC<Média<Comunicados
 
   
 

Roberto Carneiro é o novo director do Observatório da Inovação e Conhecimento   

UMIC


23-02-2004
O Eng. Roberto Carneiro é o novo director do Observatório da Inovação e Conhecimento, estrutura junto da UMIC responsável por acompanhar os desenvolvimentos em matéria de Inovação e Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, tendo em vista a disponibilização de informação de suporte à tomada de decisão política e a produção de conhecimento para divulgação junto da sociedade civil.
 

O Eng. Roberto Carneiro, ex-Ministro da Educação e perito junto de várias instituições europeias encarou esta escolha do Ministro Adjunto José Luís Arnaut como um “grande desafio pessoal”. Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC – Unidade de Missão Inovação e Conhecimento considerou “uma excelente escolha”, lembrando a “visão estratégica, o sentido de dever e o valor acrescentado” que Roberto Carneiro trará para a estrutura de análise.

“O OIC é já hoje uma estrutura indispensável para melhor conhecer a realidade complexa, e em rápida transformação, da Sociedade da Informação em Portugal.  Haverá, a curto prazo, que consolidar a sua acção como produtor e catalisador de indicadores estatísticos sobre o ritmo de penetração e de utilização das TICs nos mais variados sectores da vida nacional.  Por outro lado, o OIC terá também de "migrar" gradualmente para actividades de mais alto valor acrescentado como sejam a promoção de estudos e de investigação bem como a aferição do desenvolvimento da Inovação e do Conhecimento nas organizações portuguesas”referiu Roberto Carneiro.

E já definiu claramente os objectivos para 2004. Roberto Carneiro garante que” durante o ano de 2004, o OIC irá alargar as suas operações fundamentais de inquérito e também apurar a sua base de estatísticas sectoriais tendo por pano de fundo as grandes prioridades de trabalho da UMIC.
Complementarmente, é objectivo do OIC criar e desenvolver uma rede colaborativa em torno das missões do OIC, com prioridade para o envolvimento do mundo académico/científico e para a valorização da inteligência nacional residente nos mais variados sectores de actividade (público, privado, fundacional, não lucrativo)."

 Informação complementar:

Constituem o núcleo de actividades centrais do Observatório a produção de indicadores estatísticos, de acordo com as determinações da União Europeia e as necessidades nacionais, a recolha e tratamento de informação e documentação, a análise das políticas públicas e a promoção e publicação de estudos nestes domínios. Uma das prioridades do Observatório será contribuir para a consolidação e o enriquecimento dos fóruns de debate técnico e cívico sobre os desenvolvimentos da Sociedade do Conhecimento.

 
  ^Voltar ao topo da página
 

POSI(Programa Operacional para a Sociedade da Informação) União Europeia