Home  |  Mapa do Site   |  Glossário |  Contactos |  FAQ's   
 
UMIC Login
 
Inovar pelo conhecimento  
Média
 
>
Sala de Imprensa
 
 
UMIC<Média<Sala de Imprensa
 
   
 

Governo contrata Internet de Banda Larga para 9.000 escolas    

 


30-03-2004

Decorre hoje (30 Março) em Lisboa o acto público do concurso público internacional lançado pelo Governo, em Fevereiro de 2004, para dar acesso à Internet de Banda Larga a 9.000 escolas do ensino básico e secundário. Entregaram propostas a PT, a Colt, a Oni e a Jazztel.

Este concurso público internacional, lançado pelo Ministério da Educação e FCCN, com o apoio da UMIC, integra-se na Iniciativa Nacional para a Banda Larga, anunciada pelo Governo no âmbito do Plano de Acção para a Sociedade da Informação.

Internet de Banda Larga nas Escolas
 

É um exemplo claro de agregação de procura, porquanto, para além do serviço de dados, foi posto a concurso o serviço de voz das escolas do ensino secundário. O concurso divide o país em sete grandes regiões (as cinco regiões plano, Lisboa e Porto), por forma a criar condições efectivas de concorrência – única forma de assegurar o crescimento sustentado do mercado. Foram fixados objectivos de cobertura ambiciosos para cada uma das sete regiões definidas, o que para contribuirá para a massificação da banda larga a nível local.

Com base nas respostas dos concorrentes ao concurso, será realizada, ainda durante o primeiro semestre 2004, a escolha do(s) operador(es) que irá(ão) fornecer o serviço de voz e de acesso à Internet em banda larga em cada região.

A par dos projectos em curso no Reino Unido, este projecto representa um dos primeiros grandes projectos de agregação de procura pública a ser lançado, não apenas a nível nacional, mas igualmente a nível europeu, sendo que na maioria dos países da UE este tipo de projectos, previstos no âmbito do eEurope 2005, se encontra actualmente ainda em fase final de concepção.

Com esta iniciativa, o Governo pretende assegurar a todos os alunos e professores do ensino básico, independentemente da sua localização geográfica, o acesso à Internet em Banda Larga, bem como a um vasto conjunto de recursos educacionais e formativos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino, é o objectivo desta iniciativa. A par da conectividade, o Ministério da Educação está a investir no equipamento das escolas, na formação de professores, na criação de conteúdos didáctivos digitais e no lançamento, a partir de Setembro, de uma disciplica obrigatória de  Tecnologias de Informação e Comunicação, no 9º e 10º anos.

A ligação em banda larga, através do seu impacto em todo o universo escolar, terá ainda um efeito mobilizador na Sociedade, designadamente ao nível das Comunidades locais, nas quais as escolas assumem um importante papel.

Espera-se que a instalação da banda larga nas escolas de cada região seja iniciada ainda durante o primeiro semestre 2004.

Visitar www.internet.gov.pt >>

Iniciativa Nacional para a Banda Larga >>

 
  ^Voltar ao topo da página
 

POSI(Programa Operacional para a Sociedade da Informação) União Europeia