Portugal esteve representado por Diogo Vasconcelos, gestor da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento – UMIC, tendo o nosso país sido convidado da Comissão Europeia para apresentar a sua estratégia para a Banda Larga, consubstanciada na Iniciativa Nacional para a Banda Larga.
A presença do Comissário europeu, Erkki Liikanen na recente “Semana da Banda Larga” foi decisiva para este convite ter sido feito, ao notar os progressos registados. Para Diogo Vasconcelos “o convite feito demonstrou a importância da estratégia deste Governo no domínio da Banda Larga”. Mais informações em http://www.emcis2004.hu/dokk/main/emc/conference/program/session1.html
Para Erkki Liikanen, o evento de Budapeste demonstra que “há um progresso real para uma sociedade do conhecimento na Europa” e este “evento permite que seja anotadas e lançadas novas prioridades”.
“É fundamental que cidadãos e empresas possam ter acesso à sociedade do conhecimento a preços razoáveis e em todo o lado, sendo um factor crucial para o desenvolvimento da economia, competitividade e relançamento do emprego.
A representação portuguesa recebeu vários pedidos de estados membros e estados do alargamento a solicitar informação sobre alguns dos projectos concretos em curso, nomeadamente e-U, biblioteca cientifica digital, rede wi-fi aberta, entre outros.
Um “Progress Report” sobre o actual estado da situação a sociedade da informação foi apresntado nesta conferência, baseando-se no paralelo entre os actuais países da UE, , que têm estado a avançar com o Plano de Acção eEurope+ e os dados coligidos pelos 10 países que irão agora entrar na União Europeia e nos três países candidatos. Mais informações sobre o relatório em http://www.emcis2004.hu/dokk/main/emc/conference/proceedings
Visitar sítio web da Conferência -(Inglês) >>