Home  |  Mapa do Site   |  Glossário |  Contactos |  FAQ's   
 
UMIC Login
 
Inovar pelo conhecimento  
Média
 
>
Sala de Imprensa
 
 
UMIC<Média<Sala de Imprensa
 
   
 

Projecto de administração electrónica da CM do Seixal com reconhecimento europeu   

Sítio da Câmara Municipal do Seixal


A Câmara Municipal do Seixal vai disponibilizar, dentro de um ano, um número de acesso a cada cidadão do concelho que lhe permitirá fazer solicitações ou requerimentos através da Internet e acompanhar o processo on-line.

Segundo explicou o responsável da autarquia à Agência Lusa, este será um serviço disponível para todos os munícipes, uma vez que estará acessível a partir da "biblioteca municipal, nas cerca de seis lojas de acesso, nas oficinas da juventude ou nas juntas de freguesia, entre outros".

Iniciativa de E-Government: CM Seixal
 


A apresentação desta iniciativa decorreu em Como, Itália, na conferência ministerial de alto nível sobre o governo electrónico organizada pela presidência italiana da União Europeia e a Comissão.

O trabalho que a Câmara do Seixal tem desenvolvido na utilização das novas tecnologias para aproximar os serviços públicos do cidadão fez com que figurasse entre 65 projectos escolhidos pela Comissão Europeia como exemplos de boas práticas de governo electrónico.


A concurso esteve o sistema de informação geográfica da câmara (disponível a partir do sítio da autarquia), que disponibiliza,  várias informações cartográficas sobre o concelho, farmácias de serviço ou localização de serviços municipais, e que foi já visitado por quase mil pessoas num único mês.

 

Gonçalo Pais, dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) do Seixal, disse à Lusa que o pavilhão do Seixal instalado no espaço da conferência foi já visitado, entre outros, pela delegação holandesa e escocesa que, impressionadas com a organização de dados conseguida no site português, solicitaram informação adicional para aplicar a modelos semelhantes que querem desenvolver nos respectivos países.

 

A coordenadora do projecto, que assenta no trabalho de dez pessoas, frisou ainda que uma versão mais completa deste site é disponibilizada internamente aos técnicos da Câmara do Seixal, o que já permitiu poupar dinheiro (ao nível do software, por exemplo) assim como agilizar e simplificar os processos de gestão urbanística.

Monteiro da Costa mencionou, por outro lado, as potencialidades do serviço em operações de segurança, bombeiros, protecção civil, planificação de giros policiais e ordenamento do concelho, entre outras.

O pavilhão da Câmara foi visitado hoje pelo ministro-adjunto do primeiro-ministro, José Luís Arnaut, representante de Portugal na conferência.

O reconhecimento ministerial do trabalho poderá ser importante na escolha de Seixal como "cidade digital", título a que a Câmara se candidatou e que iria permitir mais financiamento para projectos que, até agora, segundo o presidente da Câmara, têm avançado com orçamento municipal.

Ao todo, Monteiro da Costa estima em 300 mil contos o investimento feito pela Câmara nos projectos de administração municipal electrónica.

Dentro de um ano, depois de um site onde é possível consultar a agenda cultural do Seixal e requerer alguns serviços junto da Câmara, e de um outro de informação geográfica com a cartografia completa do concelho, seguir-se-á o número de acesso para cada cidadão.

 
  ^Voltar ao topo da página
 

POSI(Programa Operacional para a Sociedade da Informação) União Europeia