No que toca ao Portal do Cidadão, a coordenadora da UMIC, Anabela Pedroso, explicou que "na primeira fase a preocupação foi o ‘front office'. Ainda com um grande peso informativo, o portal disponibilizou 734 serviços para o cidadão. "Em três meses de actividade tivemos 265 mil cidadãos a visitar o portal", avança Anabela Pedroso, durante o seminário "As Empresas de Tecnologias de Informação em Rede".
O segundo ciclo do portal, em parceria com a Missão de Acompanhamento da Reforma da Administração Pública, focalizará a actuação na reformulação dos processos. Um projecto que vai requerer investimentos de cinco milhões de euros, avançou Diogo Vasconcelos. "Vamos identificar, no mínimo, dois serviços por ministério para reformulai" e implementar no portal, explicou a responsável, acrescentando que "é uma oportunidade para melhorar o funcionamento da AP".
A UMIC está ainda a elaborar os cadernos de encargos para os diferentes segmentos a lançar no portal e durante os meses de Agosto e Setembro serão lançadas as propostas, para em Outubro se proceder às adjudicações. Na terceira etapa será realizado um piloto para a autenticação federada. Neste caso, o caderno de encargos será posto à disposição a a partir de Agosto.
Para a interligação das redes em todos os ministérios será criado, até Dezembro, um tronco comum para toda a AP. A segurança também não foi esquecida, refere a coordenadora, alegando que é um "ponto fundamental. Neste caso serão definidas políticas específicas, criado um grupo coordenador do sector e um manual de regras e boas práticas.