Home  |  Mapa do Site   |  Glossário |  Contactos |  FAQ's   
 
UMIC Login
 
Inovar pelo conhecimento  
Média
 
>
Sala de Imprensa
 
 
UMIC<Média<Sala de Imprensa
 
   
 

Sociedade da Informação entra na segunda fase   

UMIC


02-07-2004
O Governo já entrou na segunda fase do Plano de Acção para a Sociedade de Informação (PASI). Entre os projectos bandeira encontram-se o Portal do Cidadão e o Programa Nacional das Compras Electrónicas a serem executados até 2006.
 
Durante o seminário promovido em parceria com a Anetie, a UMIC quis informar os empresários do sector das tecnologias qual o ponto de situação do PASI. Os dois organismos pretendem com isto dinamizar o sector em Portugal, criando sinergias com a Administração Pública (AP).  
 
Portal do Cidadão
 

No que toca ao Portal do Cidadão, a coordenadora da UMIC, Anabela Pedroso, explicou que "na primeira fase a preocupação foi o ‘front office'. Ainda com um grande peso informativo, o portal disponibilizou 734 serviços para o cidadão. "Em três meses de actividade tivemos 265 mil cidadãos a visitar o portal", avança Anabela Pedroso, durante o seminário "As Empresas de Tecnologias de Informação em Rede". 
 
O segundo ciclo do portal, em parceria com a Missão de Acompanhamento da Reforma da Administração Pública, focalizará a actuação na reformulação dos processos. Um projecto que vai requerer investimentos de cinco milhões de euros, avançou Diogo Vasconcelos. "Vamos identificar, no mínimo, dois serviços por ministério para reformulai" e implementar no portal, explicou a responsável, acrescentando que "é uma oportunidade para melhorar o funcionamento da AP". 
 
A UMIC está ainda a elaborar os cadernos de encargos para os diferentes segmentos a lançar no portal e durante os meses de Agosto e Setembro serão lançadas as propostas, para em Outubro se proceder às adjudicações. Na terceira etapa será realizado um piloto para a autenticação federada. Neste caso, o caderno de encargos será posto à disposição a a partir de Agosto. 
 
Para a interligação das redes em todos os ministérios será criado, até Dezembro, um tronco comum para toda a AP. A segurança também não foi esquecida, refere a coordenadora, alegando que é um "ponto fundamental. Neste caso serão definidas políticas específicas, criado um grupo coordenador do sector e um manual de regras e boas práticas.  
 

 
  ^Voltar ao topo da página
 

POSI(Programa Operacional para a Sociedade da Informação) União Europeia