Este simpósio Governamental teve lugar no Rio de Janeiro, esta ssemana e contou com a participação dos Ministros Sectoriais de ambas as regiões, coordenadores nacionais da Sociedade da Informação e/ou de Inclusão Digital e representantes das agências reguladoras. Também participaram representantes de alto nível da sociedade civil, do setor privado e de organizações internacionais convidadas a contribuir em sessões abertas. Portugal fez-se representar por Diogo Vasconcelos, gestor da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento.
O evento teve por objetivo o reforço da cooperação entre as duas regiões através de uma visão compartilhada do potencial das Tecnologias da Informação e da Comunicação como ferramentas de coesão social. Durante o Fórum foram lançadas, em particular, duas iniciativas:
- i) a primeira rede pan-latino-americana de pesquisa e educação, CLARA e sua interconexão directa com a rede pan-européia GÉANT;
- ii) e um diálogo entre os Governos da ALC e da UE sobre políticas e assuntos regulatórios relacionados com a Sociedade da Informação a partir do ponto de vista da coesão social e inclusão digital.
Foram debatidos durante o Fórum, entre outros, temas relevantes para o desenvolvimento da Sociedade da Informação, como o software livre/de código aberto, a interoperabilidade de sistemas, a governança da Internet, a segurança e mecanismos adequados de financiamento e apoio.
Este forum fez aprovar dois documentos:
http://www.forumsocinfo.gov.br/