No mesmo encontro, foram definidos, entre todos os participantes, grupos de trabalho no seio da estrutura, de modo a discutir temáticas relevantes para o IPv6.
Estiveram presentes representantes do mundo académico, da indústria das telecomunicações e fornecedores de equipamentos de rede, de servidores e de software.
O objectivo central da recém criada Task-Force, na senda do que já se passa a nível internacional, é o de contribuir para que todas as entidades portuguesas envolvidas na área das tecnologias da Internet se preparem, atempadamente e de modo adequado, para a adopção do protocolo IPv6, podendo contribuir, desta forma, para os esforços já iniciados pela União Europeia neste âmbito.
Durante a reunião procedeu-se à análise do percurso e do calendário julgado adequado para a migração para uma Internet que suporte o protocolo IPv6.
A Task-Force IPv6 portuguesa decidiu pautar a sua actuação por uma constante adaptação às necessidades que a integração do protocolo IPv6 venha a impor, mas iniciará a sua actividade centrada no seguinte conjunto de objectivos:
Manter um sítio na Internet actualizado sobre as actividades que a Task-Force venha a desenvolver (www.ipv6-tf.com.pt)
Estudar e publicar documentos que apresentem os planos de adopção do IPv6 nas redes das instituições e empresas que representam;
Apoiar uma maior divulgação do IPv6 e desenvolver acções educativas sobre este Protocolo - no caso das instituições académicas através da integração do estudo do IPv6 nos programas curriculares adequados e no caso das empresas através da oferta de soluções formativas em IPv6;
Reforçar, recorrendo à intervenção privilegiada da FCCN, o apoio da utilização do IPv6 nas redes nacionais e europeias de investigação, tendo por base o facto de já estarem concluídos ligações nativas IPv6 à rede europeia GÉANT desde Abril de 2003.
Foram ainda criados Grupos de Trabalho que abordarão as seguintes temáticas:
- Administração e boas práticas
- Interligação e inter-funcionamento
- Operação e gestão de backbones e acessos
- Redes locais e aplicações
- Formação e Divulgação.
A FCCN e a UMIC continuarão a colaborar no sentido de que a Task-Force IPv6 contribua para preparar as instituições nacionais para os desafios da Internet de nova geração.
Mais informações em http://www.ipv6-tf.com.pt
Pedro Veiga (pedro.veiga@fccn.pt)
João Oliveira (jmo@umic.pcm.gov.pt)