Home  |  Mapa do Site   |  Glossário |  Contactos |  FAQ's   
 
UMIC Login
 
Inovar pelo conhecimento  
Média
 
>
Sala de Imprensa
 
 
UMIC<Média<Sala de Imprensa
 
   
 

Reforma do Estado através do Governo Electrónico é o desafio português   

UMIC


18-09-2003

O Ministro Adjunto do Primeiro Ministro, Dr. José Luís Arnaut e o gestor da UMIC - Unidade de Missão Inovação e Conhecimento, Diogo Vasconcelos foram os convidados portugueses presentes na Government Leaders Forum que decorreu entre segunda e hoje em Roma.

Government Leaders Forum
 
José Luís Arnaut foi um dos oradores principais da sessão plenária, dando a conhecer a visão do Governo português para o “Governo Electrónico”, nomeadamente as principais metas de racionalização das actividades e do impulso que as medidas aprovadas em Conselho de Ministros dão no sentido da Reforma da Administração Pública, considerada um factor fundamental para a modernização do país.

No seu discurso, José Luís Arnaut referiu os objectivos a alcançar com a racionalização dos custos das comunicações, aquisição de bens e serviços por via electrónica (Compras Públicas Electrónicas), nova capacidade tecnológica para ligar serviços e estruturas do Estado em segurança e com a aposta em serviços orientados para os cidadãos.

O Ministro Adjunto do Primeiro Ministro considera que “com estas acções estamos a contribuir para um país melhor, mais consistente e economicamente mais competitivo”. Com a reforma dos serviços do Estado – através das tecnologias de informação e comunicação – é possível oferecer serviços públicos mais eficientes, que apoiarão os vários sectores necessários ao desenvolvimento do país.
Diogo Vasconcelos esteve igualmente numa sessão onde o mote para o debate se centrou no que serão as tecnologias nos países europeus em 2010.

O convite para este evento deveu-se, entre outros motivos, aos novos projectos desenvolvidos na área da sociedade da informação em Portugal, nomeadamente o projecto e-U, a maior rede académica sem fios de âmbito nacional que está a ser criada em Portugal, através de tecnologia Wi-Fi.

Na conferência estiveram presentes mais de 300 participantes de 46 países a nível ministerial, para discutir a utilização das novas tecnologias na construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento económico, criação de novos empregos, melhoria da produtividade, modernização dos serviços públicos e educação, atracção do investimento privado, e integração de todos os cidadãos na Sociedade da Informação

>> Discurso de S. Exa. o Ministro Adjunto do Primeiro Ministro, Dr. José Luís Arnaut

>> Apresentação do Gestor da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento, Dr. Diogo vasconcelos

 
  ^Voltar ao topo da página
 

POSI(Programa Operacional para a Sociedade da Informação) União Europeia