Home  |  Mapa do Site   |  Glossário |  Contactos |  FAQ's   
 
UMIC Login
 
Inovar pelo conhecimento  
Média
 
>
Sala de Imprensa
 
 
UMIC<Média<Sala de Imprensa
 
   
 

Banda larga: UMIC aposta nas universidades   

UMIC


12-07-2004
A Refer Telecom ganhou o concurso público internacional para um cabo de fibra óptica que irá ligar os pólos universitários de Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga. O investimento, de três milhões de euros, integra-se no Plano de Acção para a Sociedade da Informação dinamizado pela UMIC. As universidades e centros de investigação passarão a ter acessos de tecnologia "Gigabit ethernet". Por exemplo, a Universidade do Porto (que tem a melhor ligação actual à net, de 80 Mbps), passará para 2 Gbps - um aumento de 25 vezes na largura de banda. Universidade em Banda Larga
 

Esta iniciativa é claramente pioneira na história da rede académica nacional, proporcionando como lembra Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC “uma aposta inequivoca na Inovação e no Conhecimento por parte deste Governo”. Na realidade, vai “criar-se de raiz uma verdadeira auto-estrada digital, que proporcionará rapidez e qualidade impares no acesso à internet, hoje fundamentais para o ensino e para a investigação. Em termos de velocidade, a nova rede académica, assente em fibra óptica, vai colocar-nos a par das nações mais desenvolvidas do mundo”. Para Pedro Veiga, por parte da FCCN, este é um “passo à frente na estratégia de dotar as universidade de um acesso tecnologicamente moderno”.

A disponibilização de uma infra-estrutura deste tipo vai permitir alavancar outros projectos governamentais já em curso, tais como a iniciativa e-U (Campus Virtuais) e a b-on (Biblioteca do Conhecimento Online), lançada recentemente pelo Primeiro-Ministro. As instituições passarão a ter acessos mais rápidos e a possibilidade de aumentar drasticamente o seu tráfego sem ver a rede congestionada. Este é mais um grande passo no sentido de dotar as instituições de Investigação e Desenvolvimento e de Ensino Superior dos meios mais avançados para desenvolver a sua actividade, que se reveste da maior importância para o desenvolvimento do País.

 

 
  ^Voltar ao topo da página
 

POSI(Programa Operacional para a Sociedade da Informação) União Europeia