Enquadramento
O esforço que agora está a ser realizado na implementação do Governo Electrónico só vai ter um impacto estrutural na Sociedade Portuguesa se os Cidadãos e as empresas percepcionarem uma melhoria efectiva na sua qualidade de vida.
Desta forma, os serviços públicos interactivos só serão considerados um sucesso se forem amplamente utilizados pelos Cidadãos e Empresas.
Globalmente, a Administração Pública tem de ultrapassar alguns obstáculos no contacto com os Cidadãos e empresas que, em traços gerais, se configuram da seguinte forma:
Adequação da oferta às necessidades dos Cidadãos;
Desconfiança em canais alternativos ao presencial;
Iliteracia electrónica;
Escassez de acessos à Internet;
Dificuldade de encontrar o que é procurado;
Desconhecimento dos serviços já instalados.
Visão
Cativar e fidelizar os Cidadãos e as Empresas nos novos canais electrónicos de prestação dos serviços públicos interactivos.
A melhor garantia de sucesso para o Governo Electrónico é a existência de Cidadãos e Empresas activos, utilizadores de serviços electrónicos, que exigem melhorias contínuas e apreciam esforços em prol do seu bem-estar.
Os objectivos de actuação identificáveis no contexto do presente eixo centram se em quatro vertentes i) comunicação dos serviços públicos interactivos, ii) promoção da confiança dos Cidadãos e Empresas e iii) promoção da utilização e promoção da satisfação.
Metas
Como forma de tornar concretos os objectivos apresentados, propõe-se atingir as seguintes metas:
2003
Dar a conhecer a todos os Portugueses os benefícios do Governo Electrónico;
Normalizar os endereços de Internet das entidades públicas.
2004
Implementar uma política de incentivos e de discriminação positiva dos serviços públicos interactivos.
até 2006
Assegurar que os Serviços Públicos Electrónicos representem 40% da utilização dos serviços da Administração Pública.