Este pilar refere-se ao Governo Electrónico – processo suportado no desenvolvimento das
 tecnologias de informação, que coloca o Cidadão e as empresas no centro das atenções, melhora a qualidade e a comodidade dos serviços e reforça os meios de participação activa no exercício de cidadania. Simultaneamente, aumenta a eficiência, reduz custos e contribui para a
 modernização do Estado.
  
 A visão do Governo Electrónico para Portugal consiste em colocar o sector público entre os
 melhores prestadores de serviços no nosso País. Para este efeito, todas as entidades públicas
 têm de se focalizar no essencial – no Cidadão individual (pessoas) e colectivo (empresas), os
 clientes dos serviços públicos.
  
 A Administração Pública deve melhorar o modelo de prestação de serviços ao cliente, criando
 novas formas (canais) alternativas para o contacto e prestação de serviços, deixando ao critério
 de cada cliente a escolha final da forma como deseja ser servido. Para este efeito, tem de modificar os seus métodos de trabalho, assim como os seus processos de aprendizagem.
  
 Os principais projectos são: 
  -  Desenvolvimento do Portal do Cidadão, que permitirá um acesso multicanal rápido, conveniente, fiável e seguro, em qualquer momento e em qualquer local, ao 
-  Maior número possível de serviços públicos em linha;  
-  Definição de um modelo de interoperabilidade de toda a infraestrutura da Administração Pública;  
-  Racionalização dos custos das comunicações; 
-  Implementação do Programa Nacional das Compras Electrónicas;  
-  Portal da administração e do funcionário público;  
-  Sistema de informação nacional único da segurança social;  
-  Documento único do registo automóvel;  
-  Sistemas integrados de registo e identificação civil, comercial, predial e notarial.