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Novos produtos para o mercado
 
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Promover Novos Produtos e Serviços para o Mercado

As tendências que se têm verificado a nível mundial estimulam uma procura mais exigente ao nível do desenvolvimento dos produtos e dos serviços, sendo a criação de produtos e serviços diferenciadores uma fonte de vantagem competitiva, necessária para fazer face à concorrência existente nos mercados internacionais. 


A crescente competitividade entre as empresas a nível mundial leva a que o ciclo de vida dos produtos seja cada vez mais curto, no sentido de melhorar a relação custo/eficiência, colocando novas exigências em termos de design dos produtos e dos serviços. Ao mesmo tempo, a procura cada vez mais exigente estimula a necessidade de novas formas de concepção e práticas ao longo do desenvolvimento dos produtos e dos serviços. Estas expectativas e exigências elevadas tornam também necessária uma maior variedade e personalização dos produtos.


Por outro lado, uma das principais debilidades das empresas nacionais prende-se com a falta de competências no que respeita à concepção e ao design para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços - o design engloba também a concepção de novos materiais, o desenvolvimento de micro-sistemas, a introdução de processos de fabrico de elevada intensidade tecnológica e a minimização de custos associados à interacção dos produtos-serviços com o ambiente durante todo o seu ciclo de vida.  


Neste sentido, torna-se necessária a criação de medidas de apoio ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, de maior valor acrescentado, promovendo as interacções entre a ciência e a indústria, reforçando assim a capacidade competitiva nacional.

 

1. PROGRAMA DE APOIO À CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS DE BASE TECNOLÓGICA (NEOTEC)

 

Definição:
Programa de estímulo ao desenvolvimento de ideias inovadoras, da elaboração de um plano de negócios e preparação para comercialização do projecto, no âmbito das iniciativas de tipo capital semente.

 

Objectivos:

Estimular a emergência e o desenvolvimento de ideias, visando a posterior criação de novos produtos, serviços ou processos;

Apoiar a elaboração de um plano de negócios viável ao nível técnico, financeiro e económico;

Estimular o empreendedorismo na comunidade científica e académica;

Apoiar o empreendedorismo de base tecnológica por parte da sociedade civil.

 

Beneficiários:
Investigadores, estudantes, recém-licenciados (máximo 3 anos depois de terminado o curso) e professores, pertencentes a entidades de ensino superior ou outras do meio científico/académico. Pessoas individuais ou em grupo (excluindo-se as empresas), através da celebração de um protocolo.

 

2. PROGRAMA “DESIGN STUDIOS”

 

Definição:
Promover a capacidade nacional de engenharia de concepção e design, assim como a noção de projecto de engenharia associado à concepção de requisitos funcionais, através de iniciativas de ensino e investigação em estreita cooperação com o meio empresarial, incluindo a definição de uma agenda de investigação e o desenvolvimento de uma rede de Design Studios, que potenciem a capacidade de desenvolvimento de novos produtos de maior valor acrescentado pelas empresas.

 

Objectivos:
Formação de novas competências e perfis orientados para o desenvolvimento de novos produtos e serviços de base tecnológica e a integração sistémica de produtos e serviços em harmonia com o ambiente e garantindo princípios de fiabilidade, disponibilidade, manutenção e segurança, juntamente com a optimização dos custos associados aos produtos-serviços.


O Programa abrangerá prioritariamente os sectores tradicionais e emergentes, visando promover a infra-estrutura nacional de investigação de base académica capaz de contribuir para a competitividade empresarial através da evolução na cadeia de valor, em particular nas áreas de sistemas de transporte e bens de consumo.O Programa pretenderá também incentivar a emergência, articulação, a promoção e desenvolvimento de redes e de clusters, através do reforço das sinergias entre os vários actores.

 
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POSI(Programa Operacional para a Sociedade da Informação) União Europeia