A equipa da UMIC colocou-o ao nível do que de melhor se faz em termos de acessibilidade de Portais Web para pessoas que fazem uso de tecnologias de apoio. O acesso ao Portal por pessoas cegas, ou por pessoas com baixa visão, ou por pessoas com deficiências neuromotoras, não se faz através da construção de uma solução anexa ao mesmo. O conteúdo do Portal adapta-se às capacidades de leitura de cada um dos seus utilizadores, fazendo uso das funcionalidades das próprias tecnologias de acesso ao computador usadas por estes utilizadores e das funcionalidades de acessibilidade existentes nos navegadores ou nos sistemas operativos.
O desafio foi assumido pela equipa da UMIC desde a fase de desenvolvimento do Portal, tendo adoptado as directrizes de acessibilidade do conteúdo da Web do W3C, dotando o Portal, não apenas das directrizes básicas mas de elementos estruturais de informação típicos dos portais mais exigentes em termos de acessibilidade. Estes elementos tornaram o Portal mais ágil, mais leve, mais fácil de ser consultado em qualquer tecnologia e mais acessível a qualquer utilizador.
Disponibilizar ferramentas acessíveis é um dos primeiros passos para a empregabilidade de pessoas com deficiência na Administração Pública.
Portal Compras.gov.pt >>
Programa ACESSO >>