É um exemplo claro de agregação de procura, porquanto, para além do serviço de dados, foi posto a concurso o serviço de voz das escolas do ensino secundário. O concurso divide o país em sete grandes regiões (as cinco regiões plano, Lisboa e Porto), por forma a criar condições efectivas de concorrência – única forma de assegurar o crescimento sustentado do mercado. Foram fixados objectivos de cobertura ambiciosos para cada uma das sete regiões definidas, o que para contribuirá para a massificação da banda larga a nível local.
Com base nas respostas dos concorrentes ao concurso, será realizada, ainda durante o primeiro semestre 2004, a escolha do(s) operador(es) que irá(ão) fornecer o serviço de voz e de acesso à Internet em banda larga em cada região.
A par dos projectos em curso no Reino Unido, este projecto representa um dos primeiros grandes projectos de agregação de procura pública a ser lançado, não apenas a nível nacional, mas igualmente a nível europeu, sendo que na maioria dos países da UE este tipo de projectos, previstos no âmbito do eEurope 2005, se encontra actualmente ainda em fase final de concepção.
Com esta iniciativa, o Governo pretende assegurar a todos os alunos e professores do ensino básico, independentemente da sua localização geográfica, o acesso à Internet em Banda Larga, bem como a um vasto conjunto de recursos educacionais e formativos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino, é o objectivo desta iniciativa. A par da conectividade, o Ministério da Educação está a investir no equipamento das escolas, na formação de professores, na criação de conteúdos didáctivos digitais e no lançamento, a partir de Setembro, de uma disciplica obrigatória de Tecnologias de Informação e Comunicação, no 9º e 10º anos.
A ligação em banda larga, através do seu impacto em todo o universo escolar, terá ainda um efeito mobilizador na Sociedade, designadamente ao nível das Comunidades locais, nas quais as escolas assumem um importante papel.
Espera-se que a instalação da banda larga nas escolas de cada região seja iniciada ainda durante o primeiro semestre 2004.
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