Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação
Universidade Nova de Lisboa
     Webmail   |   Isegi Online   
 

MESTRADO EM CIÊNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Cursos > Mestrados > Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

Imprimir Página

Mestrado e Especialização em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica - 7ª Edição

O Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-UNL) oferece um novo programa de Mestrado e Especialização em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (C&SIG) integralmente disponibilizado via Internet, com recurso a tecnologias de ensino à distância. Aproveitando os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos no ensino de C&SIG e pretendendo estar sempre em sintonia com a evolução das necessidades de mercado, sempre cada vez mais exigente e carente de profissionais altamente especializados, surge naturalmente no ISEGI-UNL a evolução para o ensino à distância electrónico (e-learning) de C&SIG. A implementação de um curso desta natureza utiliza um meio inovador de ensino, sendo este o primeiro mestrado totalmente à distância atribuído por uma Universidade portuguesa. Este curso destina-se a todos os interessados em prolongar os seus estudos ao longo da vida, independentemente da sua localização ou de outros condicionalismos existentes no ensino presencial.

Desdobrável do Mestrado Ciência e SIG:

Desenvolvido em colaboração com a UNIGIS Internacional, o programa do curso de mestrado e especialização à distância em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, actualmente na sua 7ª edição, visa proporcionar aos alunos um ensino abrangente nos domínios teórico e prático ligados à análise da informação geográfica.

Concebido para ir ao encontro das exigências das empresas e das instituições públicas e privadas, o programa do curso visa fornecer o enquadramento necessário para o conhecimento dos aspectos técnicos, científicos e organizacionais relacionados com o uso dos SIG, garantir a apropriação de técnicas de análise, com particular ênfase para os conhecimentos ligados à concepção e implementação de Projectos SIG, e assegurar as qualificações necessárias para uma carreira científica ligada à investigação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica. Orientado para a formação de quadros técnicos superiores, este curso constitui uma oportunidade para a aquisição de conhecimentos e competências na área dos SIG, possibilitando aos alunos o reconhecimento internacional das suas qualificações.

O programa do curso pressupõe o domínio da língua portuguesa e é composto pelas seguintes unidades curriculares: Ciência & SIG, Dados Geo-Espaciais, Modelos e Operações, Base de Dados, Ciências Cartográficas, Aplicações de SIG I, Modelação em SIG, Data Mining Geo-Espacial, SIG nas Organizações, Detecção Remota e Aplicações de SIG II. O ISEGI participa activamente em diversas redes internacionais de educação, como a eduGI.LA2 e a eduGI.NET, no âmbito desses protocolos são oferecidas duas Unidades Curriculares: GI Standards e Project Management. O curso de especialização tem a duração de dois semestres consecutivos (tempo inteiro) e, à excepção da unidade curricular de Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (1º semestre), todas as restantes unidades curriculares são de natureza optativa. O funcionamento destas unidades curriculares pressupõe a inscrição de, pelo menos, 5 alunos.

No âmbito da rede UNIGIS Internacional, os alunos que concluírem o mestrado à distância em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, podem obter o Certificado EuroMasterGI complementar ao seu diploma de curso, através da realização de:

- Unidade Curricular “EuroGIS” module 6 ECTS - Dipl. Forstwirt Nikolaus Strobl - Universität Salzburg.
- Dissertação, Trabalho de Projecto ou Estágio de Natureza Profissional redigido em Inglês.
- Participação na summer school internacional UNIGIS: Mobile and Location Based Services - 2007 Summer School.

Dos 95 ECTS necessários à conclusão do curso, 60 referem-se ao curso de especialização (30 ECTS no 1º semestre e 30 ECTS no 2º semestre), e os restantes 35 ECTS à prova de dissertação, ao trabalho de projecto ou ao estágio de natureza profissional (3º semestre).

A dissertação ou o trabalho de projecto devem ser originais e especialmente realizados para este fim, constituindo um momento privilegiado de prova de capacidade científica do mestrando, sendo objecto de apreciação e discussão pública por um júri nomeado pelo Conselho Científico do ISEGI-UNL.

O Estágio de natureza profissional visa complementar a formação académica realizada no 2º Ciclo de Estudos através da integração do aluno no exercício de uma actividade profissional ou no desenvolvimento de actividades em organizações propiciadoras de contactos reais com o mundo do trabalho. O Relatório de Estágio é objecto de apreciação e discussão pública por um júri nomeado pelo Conselho Científico do ISEGI-UNL.



Prémios, Distinções e Bolsas

Prémio ESRI Portugal
A ESRI Portugal - Sistemas e Informação Geográfica, S.A. patrocina o curso de Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, no ano lectivo de 2007/2008.
Este prémio contempla o melhor aluno do curso de Mestrado em C&SIG, com melhor classificação final do curso de mestrado no ano lectivo 2007/2008, obtida até ao dia 30 de Setembro de 2008.
O prémio é constituído por uma viagem a San Diego (Califórnia) para assistir à “29th Annual ESRI International User Conference”, de 13 a 17 Julho de 2009, e será entregue ao aluno distinguido por um representante da ESRI Portugal durante a Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo de 2008/2009.



Divulgação em Países de Língua Portuguesa

A FORMEDIA Instituto Europeu tem um Acordo de Cooperação com o ISEGI - Universidade Nova de Lisboa que engloba actividades de eLearning nos PALP e no Brasil, incluindo o curso Mestrado e Especialização em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (C&SIG).

No âmbito deste acordo, a FORMEDIA vai realizar Sessões de Apresentação em Moçambique e Angola respectivamente nas semanas de 7 e 24 de Setembro de 2007:
- Luanda: 7 de Setembro 2007, Hotel Trópico, Sala Cabinda, Rua da Missão nº 103, Luanda.
- Maputo: data a anunciar.

Peça Ficha de Inscrição sem compromisso na Sessão de Apresentação pelo endereço info@formedia.pt.



Testemunhos de Ex-Alunos


"Agora, ao olhar para trás, vejo que não estava errado. Globalmente, o mestrado correu bastante bem e consegui o que pretendia: aumentar os meus conhecimentos em SIG em geral, e em SIG para transportes em particular."

Domingos Silva, aluno do curso de Mestrado em Ciência e SIG - 1ª Edição, Setembro 2007. (ler testemunho completo)


"O meu balanço em relação ao Mestrado em C&SIG é claramente positivo – cresci enquanto pessoa e enquanto profissional. Tive a sorte de, na minha edição do Mestrado, ter uns colegas excepcionais, com uma excelente dinâmica de grupo, o que contribuiu imenso para o estudo e discussão dos temas no desenvolvimento dos trabalhos. O companheirismo esteve sempre presente e nunca faltou encorajamento nas horas mais difíceis. No desenvolvimento da minha tese tive dois excelentes co-orientadores, que sempre estiveram disponíveis."

Helena Gomes, aluna do curso de Mestrado em Ciência e SIG - 2ª Edição, Setembro 2007. (ler testemunho completo)


"Este mestrado foi, no mínimo, intenso e estimulante. Uma experiência que recomendo, que não hesitaria em repetir e que, de algum modo, estou a tentar aproveitar na continuação dos meus estudos, dando um verdadeiro 'choque tecnológico' ao meu actual orientador de doutoramento."

Norberto Grancho, aluno do curso de Mestrado em Ciência e SIG - 2ª Edição, Abril 2007. (ler testemunho completo)


"Pessoalmente considero que este curso de mestrado está muito bem organizado e estruturado, com a selecção de conteúdos programáticos fundamentais à aquisição dos conhecimentos necessários para o exercício das competências científicas exigidas nos SIG."

Elisabete Dias, aluna do curso de Mestrado em Ciência e SIG - 2ª Edição, Fevereiro 2007. (ler testemunho completo)


"Após a conclusão da licenciatura, a desenvolver o meu trabalho em análise espacial e modelação geográfica em SIG, em diferentes projectos na Universidade de Évora, decidi frequentar o mestrado. Esta decisão deveu-se por um lado pelo facto de ser e-learning permitindo continuar o desenvolvimento normal da minha actividade profissional, e por outro, porque os conteúdos programáticos e o corpo docente me davam todas as garantias de sucesso no processo de aprendizagem e consolidação de conhecimentos."

Nuno Guiomar, aluno do curso de Mestrado em Ciência e SIG - 2ª Edição, Fevereiro 2007. (ler testemunho completo)


"O mais surpreendente foi a experiência humana e o que encontrei nas pessoas que fui conhecendo on-line (colegas e professores): espírito de ajuda, solidariedade, amizades que se criaram (e que se mantém)."

Madalena Mota, aluna do curso de Mestrado em Ciência e SIG - 2ª Edição, Janeiro 2007. (ler testemunho completo)



Software do Curso

NovaeLearning
Plataforma que serve de suporte ao curso e que assenta no Blackboard Academic Suite 7.3, constitui a mais completa solução integrada de aplicações para ensino à distância, partilha de conhecimento e comunidades virtuais. É composta pelos seguintes componentes: Learning System, Content System e Community System.

Backpack® 3.0
Este software será oferecido a todos os alunos, deste curso, que solicitarem o seu licenciamento, trata-se de uma ferramenta pessoal de estudo e aprendizagem que permite aos alunos aceder, organizar e interagir com conteúdos educativos, a qualquer hora e em qualquer lugar. Esta ferramenta é instalada localmente no computador pessoal do aluno e permite a sincronização de informação de uma forma segura com os servidores NovaeLearning para consulta offline, edição e posterior actualização, sendo particularmente útil quando instalada em computadores portáteis. Tem uma interface muito semelhante a uma ferramenta Office bem como organiza os conteúdos do curso mantendo uma estrutura em tudo semelhante àquela que o aluno encontra na plataforma.

ArcGIS 9.2 - ArcView Desktop
Os alunos do curso de mestrado e especialização à distância em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica têm ainda acesso gratuito a uma licença do software ArcGIS 9.2 - ArcView Desktop (Student Edition), durante toda duração do curso, bem como a diversos cursos do ESRI Virtual Campus: GIS Training and Education on the Web.
Esta licença de software está limitada temporalmente ao período de inscrição no curso e deve ser utilizada exclusivamente para fins académicos, é completamente interdita a utilização comercial da mesma.


Outro Software disponível

IDRISI Andes
A UNIGIS IA celebrou um acordo com a Clark Labs, Clark University que permite, apenas aos alunos deste curso, adquirir uma licença de IDRISI Andes em condições muito especiais. Existem duas possibilidades de licenciamento:
- Student Starter license por US$39, licença válida por dois anos, sem upgrades e sem suporte técnico, existe a possibilidade de extensão, sem custos adicionais, por um ano adicional (terceiro ano), apenas para alunos a completar a dissertação, o trabalho de projecto ou o estágio de natureza profissional.
- Full Student license por US$147.50, licença sem limite temporal de validade, com direito upgrades, limitada quanto objecto de utilização que deve ser exclusivamente académico.
Os pedidos de licenciamento, bem como, a gestão das licenças são realizados exclusivamente pela coordenação técnica deste curso e nunca directamente entre o aluno e a Clark Labs.

GeoMedia® Professional
A UNIGIS IA celebrou um acordo com a Intergraph Corporation que permite, apenas aos alunos deste curso, terem acesso gratuito a uma licença limitada do software GeoMedia® Professional.
Esta licença de software está limitada temporalmente ao período de inscrição no curso e deve ser utilizada exclusivamente para fins académicos, é completamente interdita a utilização comercial da mesma. A licença não tem upgrades, nem manuais e não oferece qualquer tipo de suporte técnico, no entanto, o CD disponibilizado com o GeoMedia® Professional inclui um tutorial.
Os alunos que utilizarem este software de uma forma relevante na realização da sua dissertação, trabalho de projecto ou estágio de natureza profissional, e no caso da Intergraph Corporation também assim o entender, têm a possibilidade de ver o seu trabalho publicado pela Intergraph press.
Os pedidos de licenciamento, bem como, a gestão das licenças são realizados exclusivamente pela coordenação técnica deste curso e nunca directamente entre o aluno e a Intergraph Corporation.


Outras Ofertas

Assinaturas grátis de revistas:
A Editora MundoGeo oferece aos alunos deste curso as assinaturas, por um período de 1 ano, das revistas bimestrais InfoGEO, InfoGNSS - Geomática e InfoGPS estas três publicações pertencem ao Portal MundoGEO (www.mundogeo.com.br).
Os alunos interessados devem manifestar a sua vontade de receber estas assinaturas no início do respectivo ano lectivo.



Referências ao Curso

Artigos Publicados
Jornais (J) & Revistas (R)
(R) Painho, M.; Peixoto, M.; Cabral, P., (2004), “E-Learning no ISEGI: Desafios e Organização”, published in Desenvolvimento do e-Learning na F.M.L., Revista da Faculdade de Medicina de Lisboa, Portugal. RFML 2004; Série III; 9 (2): 0-0.
(R) Painho, M.; Cabral, P.; Peixoto, M., (2002), “Avaliação da qualidade de ensino em Ciência & Sistemas de Informação Geográfica à distância (e-learning)”, publicado in “GeoInova” nº 6 - Magazine of the Departamento de Geografia e Planeamento Regional, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. [ISSN: 0874-6540, Depósito legal nº 141791/99].
Conference Proceedings (CP) & Working Papers (WP)
(CP) Painho, M.; Curvelo, P.; Peixoto, M., (2007), “GIScience Program Improvement through Innovative Curriculum Implementation Tools”, presented at the “27th Annual ESRI International User Conference”, June 18-22, 2007, San Diego Convention Center, California, USA. Paper No. UC1493.
(CP) Peixoto, M.; Guerra, M. H.; Costa, A. C.; Painho, M., (2007), “Feeding Students Quality Assessment Feedback in Curricula Design and Restructuring”, presented at the “7th Annual ESRI Education User Conference”, June 16-19, 2007, San Diego Convention Center, California, USA. Paper No. EDUC1274.
(CP) Painho, M.; Cabral, P.; Peixoto, M., (2004), “Utilização de ambientes virtuais no ensino à distância electrónico de Ciência & Sistemas de Informação Geográfica”, “Conferência eLES’04 - eLearning no Ensino Superior”, 27-30 de Outubro, 2004, Universidade de Aveiro, Portugal.
(CP) Peixoto, M.; Painho, M.; Cabral, P., (2004), “Construindo pontes sobre o Atlântico utilizando ambientes virtuais no ensino pós-graduado de Ciência & Sistemas de Informação Geográfica”, “10ª GisBrasil 2004”, promovida por FatorGIS/Messe Frankfurt Feiras, 17-20 de Agosto, 2004, Pavilhão de Exposições Anhembi, São Paulo, Brasil.
(CP) Painho, M.; Peixoto, M.; Cabral, P., (2003), “Ensino à Distância Electrónico: Avaliação da qualidade no ensino do Mestrado em Ciência & Sistemas de Informação Geográfica do ISEGI-UNL”, “IV Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação”, promovida pela APSI and Universidade Portucalense Infante D. Henrique, 15-17 de Outubro, 2003, Porto, Portugal. [ISBN: 972-9354-42-1].
(CP) Painho, M.; Peixoto, M.; Cabral, P., (2003), “E-learning for GIS Master and Postgraduate Certificate in GIS & Science in distance learning of the Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação of the Universidade Nova de Lisboa”, presented at the "IX Conferência Ibero-Americana de SIG”, September 24-26, 2003, Cáceres, Spain. [ISBN: 84-688-3738-5, Número de Registro 6.972.503].
(CP) Painho, M.; Peixoto, M.; Cabral, P., (2003), “E-learning para GIS: Um experiência de sucesso Mestrado e Pós-Graduação em Ciência & SIG à Distância do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa”, presented at the "9ª GisBrasil 2003”, promoted by FatorGIS/Guazzelli Messe Frankfurt, August 19-22, 2003, Pavilhão de Exposições Anhembi, São Paulo, Brasil.
(CP) Painho, M.; Cabral, P.; Peixoto, M.; Pires, P., (2002), “E-teaching and GIS: ISEGI-UNL learning experience”, presented at the "EUGISES 2002 - Third European GIS Education Seminar”, September 12-15, 2002, Girona, Spain.
(CP) Painho, M.; Peixoto, M.; Cabral, P., (2001), “Implementação de Ensino à Distância Electrónico de SIG: A Experiência no ISEGI-UNL”, presented at the "ESIG2001 - VI Encontro de Utilizadores de Informação Geográfica", November 28-30, 2001, Tagus Park - Oeiras, Portugal.
 
Internet
Univ. Nova adopta elearning no 2ºCiclo (23/07/2007): Associação Académica da Universidade Aberta
Universidade Nova de Lisboa oferece Mestrado e Especialização em GIS (11/07/2007): www.mundogeo.com.br
Instituto Português abre inscrições para mestrado e especialização em GIS (13/06/2007): www.mundogeo.com.br
Patrocinadores Oficiais da GIS Brasil 2003 (19/08/2003) em: www.gisbrasil.com.br
UNIGIS In Portugal: 1st and 2nd intakes of the MSc in GISC (E-Learning) (01/03/2003) em: www.geoinformatics.com ... ver mais ...
ESRI Virtual Campus - Course Catalog / Organizations Using Virtual Campus Courses
New University of Lisbon em (2003): campus.esri.com
Master and Post-graduated program in Sciences and Systems of Geographical Information System (C&SIG) (01/08/2002) em: www.planum.net
ISEGI e SAF estabelecem parceria na área do eLearning (12/11/2001) em: tek.sapo.pt


 
  Download Brochura