Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Inclusão e Acessibilidade  > Notícias  > Portugal na Associação Ambient Assisted Living constituída em Bruxelas

Portugal na Associação Ambient Assisted Living constituída em Bruxelas

Logótipo da Associação Ambient Assisted LivingConstitui-se no dia 19 de Setembro de 2007, em Bruxelas, a Associação Ambient Assisted Living para gerir projectos europeus de I&D na área da vida assistida por ambientes inteligentes apoiados nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), os quais receberão a comparticipação de fundos do programa Quadro de Investigação da União Europeia.

Portugal está representado na nova associação pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP que a integra como um dos membros fundadores. A associação integra como membros fundadores representantes dos países seguintes: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Portugal e Suécia. Está previsto que mais tarde se juntem à associação a Noruega, a Polónia, o Reino Unido e a Suiça.

A primeira Assembleia Geral da nova associação realiza-se nos dias 19 e 20 de Setembro, com inicio imediatamente a seguir à formalização da sua constituição.

Abre-se, assim, uma nova linha de apoio à investigação nesta importante área de aplicações das TIC.

Recorda-se que, no âmbito da preparação do Programa Fraunhofer-Portugal, incluído na iniciativa Parcerias para o Futuro, está prevista a instalação no Porto do primeiro Instituto Fraunhofer fora da Alemanha precisamente dedicado à área de Technologies Applications, Content and Services for Ambient Assisted Living.

Este Instituto da Sociedade Fraunhofer em Portugal irá dedicar especial atenção ao desenvolvimento de tecnologias, conteúdos e serviços orientados para cidadãos menos qualificados, idosos e cidadãos com necessidades especiais, que normalmente não acompanham o desenvolvimento de novas tecnologias e as exigências da Sociedade de Informação e do Conhecimento emergente, bem como ao desenvolvimento de ambientes inteligentes em grandes espaços públicos.

Última actualização ( 01/04/2008 )