Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Observação e Benchmarking  > Notícias  > Utilização de Tecnologias de Informação na Administração Pública 2007

Utilização de Tecnologias de Informação na Administração Pública 2007

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do ConhecimentoTodos os organismos da Administração Pública Central dispõem de ligação à Internet, 87% com uma velocidade superior ou igual a 512 Kbps, sendo que 63% dos organismos tem ligações superiores ou iguais a 2 Mbps tendo-se verificado neste tipo de ligações um crescimento de 29% em relação ao ano anterior.

Nas actividades desenvolvidas na Internet pelos Organismos da Administração Pública Central, tiveram aumentos particularmente elevados de 2006 para 2007 as de Comunicação Externa com Cidadãos (a percentagem de organismos com esta actividade mais do que duplicou atingindo agora 60%), de Comunicação Externa com Empresas (aumentou 71% atingindo agora 65%), e de Consulta de Catálogos de Aprovisionamento (mais do que triplicou atingindo agora 60%).

Os serviços mais disponibilizados nos sítios de Organismos da Administração Pública Central na Internet são: informação (sobre o próprio organismo 98%, acerca dos serviços prestados 96%, legislação 95%), correio electrónico (97%), disponibilização de formulários para download (71%), acesso a bases de dados (62%), disponibilização gratuita de bens ou serviços em formato digital (51%), disponibilização de formulários para preenchimento e submissão online (49%), oportunidades de recrutamento/bolsa de emprego (29%)).

Os organismos das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores com velocidades de ligação à Internet superiores ou iguais a 512 Kbps são, respectivamente, 76% e 78%, e os organismos com ligações superiores ou iguais a 2 Mbps são, respectivamente, 52% e 44%, tendo-se verificado neste tipo de ligações um crescimento desde o ano anterior de, respectivamente, 73% e 76%.

Nas actividades desenvolvidas na Internet pelos Organismos da Administração Pública Regional, tiveram aumentos particularmente elevados de 2006 para 2007 as de Comunicação Externa com Cidadãos (a percentagem quase duplicou nos Açores e quase triplicou na Madeira, atingindo agora, respectivamente, 68% e 76%), de Comunicação Externa com Empresas (mais do que triplicou nos Açores e mais do que quadruplicou na Madeira, atingindo agora 78% nas duas regiões), e de Consulta de Catálogos de Aprovisionamento (mais do que septuplicou nos Açores e quase quintuplicou na Madeira, atingindo agora, respectivamente, 37% e 54%).

Todas as Câmaras Municipais dispõem de ligação à Internet, 78% com uma velocidade superior ou igual a 512 Kbps, sendo que 78% tem ligações superiores ou iguais a 2 Mbps tendo-se verificado neste tipo de ligações um crescimento de 22% em relação ao ano anterior.

A Internet é fundamentalmente utilizada nas Câmaras Municipais para actividades de pesquisa e de comunicação: procura e recolha de informação/documentação (97%), correio electrónico (99%) e troca electrónica de ficheiros (94%). A actividade com maior crescimento foi a de compras electrónicas que quase duplicou, passando a ocorrer em 29% das Câmaras Municipais.

Foram hoje, 18 de Dezembro de 2007, publicados os resultados da edição de 2007 de três inquéritos realizados pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, nomeadamente à utilização das TIC na Administração Pública Central, na Administração Pública Regional, e nas Câmaras Municipais. A percentagem de respostas aos três inquéritos, os quais decorreram de Setembro a Novembro de 2007, foi bastante elevada, respectivamente, 87%, 100% e 93%.

1) Relativamente à Administração Pública Central

  • Todos os organismos da Administração Pública Central dispõem de ligação à Internet, 87% com uma velocidade superior ou igual a 512 Kbps, sendo que 63% dos organismos tem ligações superiores ou iguais a 2 Mbps tendo-se verificado neste tipo de ligações um crescimento de 29% em relação ao ano anterior.
  • 89% dos Organismos da Administração Pública Central tem presença na Internet, sendo este valor consideravelmente superior para organismos com 50 a 249 trabalhadores (93%) e com mais de 250 trabalhadores (97%), e tendo atingido 100% dos institutos públicos.
  • Nas actividades desenvolvidas na Internet pelos Organismos da Administração Pública Central, tiveram aumentos particularmente elevados de 2006 para 2007 as de Comunicação Externa com Cidadãos (a percentagem de organismos com esta actividade mais do que duplicou atingindo agora 60%), de Comunicação Externa com Empresas (aumentou 71% atingindo agora 65%), e de Consulta de Catálogos de Aprovisionamento (mais do que triplicou atingindo agora 60%).
  • Os serviços mais disponibilizados nos sítios de Organismos da Administração Pública Central na Internet são: informação (sobre o próprio organismo 98%, acerca dos serviços prestados 96%, legislação 95%), correio electrónico (97%), disponibilização de formulários para download (71%), acesso a bases de dados (62%), disponibilização gratuita de bens ou serviços em formato digital (51%), disponibilização de formulários para preenchimento e submissão online (49%), oportunidades de recrutamento/bolsa de emprego (29%)).
  • 38% e 20% dos Organismos da Administração Pública Central efectuou através da Internet, respectivamente, encomendas e pagamento de encomendas, o que corresponde a aumentos de, respectivamente, 41% e 25% em relação ao ano anterior.
  • Respectivamente 29%, 28% e 37% dos Organismos da Administração Pública Central usa software de código aberto para, respectivamente, sistemas operativos, servidores de Internet e outro tipo de aplicações.
  • Na área da segurança informática, verificou-se de 2006 para 2007 um aumento de 22% na utilização de servidores seguros (protocolos shttp) e de 16% na utilização de filtros anti-spam, o que levou a percentagem de Organismos da Administração Pública Central com estes serviços a atingir, respectivamente, 60% e 80%

2) Relativamente à Administração Pública Regional

  • Todos os Organismos da Administração Pública Regional dispõem de ligação à Internet.
  • Os organismos das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores com velocidades de ligação à Internet superiores ou iguais a 512 Kbps são, respectivamente, 76% e 78%, e os organismos com ligações superiores ou iguais a 2 Mbps são, respectivamente, 52% e 44%, tendo-se verificado neste tipo de ligações um crescimento desde o ano anterior de, respectivamente, 73% e 76%.
  • Os Organismos da Administração Pública Regional que têm presença na Internet são, respectivamente, 87% e 93%.
  • Nas actividades desenvolvidas na Internet pelos Organismos da Administração Pública regional, tiveram aumentos particularmente elevados de 2006 para 2007 as de Comunicação Externa com Cidadãos (a percentagem quase duplicou nos Açores e quase triplicou na Madeira, atingindo agora, respectivamente, 68% e 76%), de Comunicação Externa com Empresas (mais do que triplicou nos Açores e mais do que quadruplicou na Madeira, atingindo agora 78% nas duas regiões), e de Consulta de Catálogos de Aprovisionamento (mais do que septuplicou nos Açores e quase quintuplicou na Madeira, atingindo agora, respectivamente, 37% e 54%).
  • As encomendas através da Internet são efectuadas por 6% dos organismos da Madeira e por 10% dos Açores.
  • A utilização de software de código aberto na Administração Pública Regional para os sistemas operativos, para os servidores de Internet e para outro tipo de aplicações é, respectivamente, de 10%, 7% e 20% nos Açores, e 19%, 21% e 22% na Madeira.

3) Relativamente às Câmaras Municipais

  • Todas as Câmaras Municipais dispõem de ligação à Internet, 78% com uma velocidade superior ou igual a 512 Kbps, sendo que 78% tem ligações superiores ou iguais a 2 Mbps tendo-se verificado neste tipo de ligações um crescimento de 22% em relação ao ano anterior.
  • A Internet é fundamentalmente utilizada para actividades de pesquisa e de comunicação: procura e recolha de informação/documentação (97%), correio electrónico (99%) e troca electrónica de ficheiros (94%). A actividade com maior crescimento foi a de compras electrónicas que quase duplicou, passando a ocorrer em 29% das Câmaras Municipais.
  • 97% das Câmaras Municipais tem presença na Internet.
  • Nos serviços disponibilizados em sítios das Câmaras Municipais na Internet prevalece o correio electrónico (78%), sendo que 77% das Câmaras Municipais com presença na Internet disponibiliza o download e a impressão de formulários, e 47% disponibiliza a subscrição de newsletters na Internet.
  • Respectivamente 51%, 36% e 47% das Câmaras Municipais usa software de código aberto para os sistemas operativos, para os servidores de Internet e para outro tipo de aplicações.
  • 25% das Câmaras Municipais efectua encomendas através da Internet.
Última actualização ( 10/01/2008 )