Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Forum para a SI

Forum para a Sociedade da Informação

O Forum para a Sociedade da Informação é um orgão de consulta e concertação para o desenvolvimento das políticas públicas para a sociedade da informação, reunindo os principais actores sociais, públicos e privados, e aberto, de forma interactiva, à sociedade em geral. Entende-se que o desenvolvimento do País, neste como noutros domínios, requer plataformas alargadas de participação que promovam o trabalho em rede e a construção partilhada de objectivos comuns.

A criação do Forum para a Sociedade da Informação foi prevista no Programa Ligar Portugal aprovado no final de Julho de 2005, retomando uma prática de consulta e concertação alargada no âmbito das políticas para a sociedade da informação seguida no período de 1997 a 2001.

A primeira reunião do Forum para a Sociedade da Informação decorreu no dia 10 de Março de 2006, no Parque de Exposições de Aveiro, com abertura presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e encerramento presidido pelo Primeiro-Ministro.

Nesta reunião do Forum para a Sociedade da Informação, que contou com mais de 300 participantes oriundos de empresas, organismos públicos, universidades e politécnicos, organizações não-governamentais, projectos de cidades e regiões digitais e outras entidades, foi apresentado e discutido o ponto de situação actual com base nos últimos dados nacionais e internacionais de evolução do país nos principais aspectos da Sociedade da Informação, em particular relativamente acções, metas e objectivos de benchmarking internacional previstos no programa Ligar Portugal.

Por exemplo, a penetração da Internet em banda larga na população cresceu 42% em Portugal ao longo de 2005, e a posse de ligação em banda larga por agregados familiares cresceu 53%. Outros indicadores actualizados mostraram que 85% dos estabelecimentos de ensino superior estavam já cobertos por redes sem fios que os integram num campus unificado (Campus Virtual e-U), 3,4 milhões de artigos científicos tinham sido descarregados em 2005 através da Biblioteca do Conhecimento Online (b-On) disponível a todas as instituições de investigação e do ensino superior com base em assinaturas nacionais, a totalidade dos organismos públicos portugueses dispunham de ligação à Internet, dos quais 73% em banda larga. Relativamente ao Portal do Cidadão, sabe-se que registou do início ao fim de 2005 um crescimento de tráfego de 46%, e que só no mês de Janeiro de 2006 foi visitado por 191.000 pessoas, em 433.000 sessões que corresponderam a 3 milhões de vistas de páginas e 22 milhões de hits, a partir de 33 países.

A maior parte da reunião do Forum para a Sociedade da Informação foi dedicada a sessões de debate envolvendo os participantes na discussão das transformações e acções em curso em vários sectores, do comércio electrónico à formação e qualificação, do governo electrónico à inclusão social ou à criação de emprego. Ainda se considerou o tema da regulação e da concorrência assim como perspectivas e oportunidades novas para as tecnologias de informação.

São disponibilizadas a partir do programa da reunião do Forum para a Sociedade da Informação sínteses das intervenções e dos debates, estas últimas preparadas pelos respectivos moderadores.

Nesta primeira reunião do Forum para a Sociedade da Informação também foi assinado o acordo entre o Governo Português e a Carnegie-Mellon University no âmbito da iniciativa de novas parcerias internacionais para a Ciência e a Tecnologia e o Ensino Superior, e o acordo entre a UMIC e a Sun Microsystems de disponibilização de software de código aberto.

Ligar Portugal >>

Em formato pdf: Programa de Acção Ligar Portugal, Anexo A, Anexo B, Anexo C.

Última actualização ( 31/03/2008 )