Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Observação e Benchmarking  > Notícias  > Administração Pública Aposta na Banda Larga

Administração Pública Aposta na Banda Larga

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento32% de crescimento no último ano dos organismos da Administração Pública Central com ligações em banda larga superiores a 2 Mbps.

50% de crescimento no último ano dos organismos da Administração Pública Central que fornecem serviços online com recurso a informação e funcionalidades residentes em bases de dados de outros organismos.

68% de crescimento no último ano das Câmaras Municipais com ligações em banda larga superiores a 2 Mbps.

40% de crescimento no último ano das Câmaras Municipais com fóruns de discussão entre o executivo camarário e os cidadãos na Internet.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP publica hoje, 11 de Dezembro de 2006, dados sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação nos organismos da administração pública central e nas câmaras municipais em 2006, obtidos através de dois inquéritos: um dirigido à Administração Pública Central e outro às Câmaras Municipais.

Dos resultados dos inquéritos destaca-se:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CENTRAL

  • 32% de crescimento no último ano dos organismos da Administração Pública Central com ligações em banda larga superiores a 2 Mbps.
  • 50% de crescimento no último ano dos organismos da Administração Pública Central que fornecem serviços online com recurso a informação e funcionalidades residentes em bases de dados de outros organismos.
  • Todos os Organismos da Administração Pública Central dispõem de ligação à Internet, 77% com uma velocidade superior ou igual a 512 Kbps, sendo que 49% dos organismos tem ligações superiores ou iguais a 2 Mbps.
  • 88% dos Organismos da Administração Pública Central tem presença na Internet, sendo este valor consideravelmente superior para organismos com 50 a 249 trabalhadores (92%) e com mais de 250 trabalhadores (96%).
  • 27% dos Organismos da Administração Pública Central efectua encomendas através da Internet.

CÂMARAS MUNICIPAIS

  • 68% de crescimento no último ano das Câmaras Municipais com ligações em banda larga superiores a 2 Mbps.
  • 40% de crescimento no último ano das Câmaras Municipais com fóruns de discussão entre o executivo camarário e os cidadãos na Internet.
  • 93% das Câmaras Municipais dispõe de uma velocidade de ligação à Internet superior ou igual a 512 Kbps , sendo que 64% tem ligações superiores ou iguais a 2 Mbps.
  • 96% da Câmaras Municipais tem presença na Internet.
  • 36% das Câmaras Municipais com sítios na Internet conduz processos de consulta pública aos cidadãos pela Internet.
  • Respectivamente 43% e 30% das Câmaras Municipais usa software de código aberto para os sistemas operativos e para os servidores de Internet.

Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Câmaras Municipais 2006 (pdf, 553 KB) >>

Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Administração Pública Central 2006 (pdf, 546 KB) >>

Última actualização ( 15/04/2008 )