Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Observação e Benchmarking  > Notícias  > Administração Pública aposta na Banda Larga

Administração Pública aposta na Banda Larga

Logotipo do Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento100% dos organismos da administração central dispõem de ligação à Internet, dos quais 85% em banda larga.

100% das Câmaras Municipais dispõem de ligação à Internet, das quais 95% em banda larga.

A UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP publica hoje, 8 de Março de 2006, dados sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação nos organismos da administração pública central e nas câmaras municipais em 2005, obtidos através de dois inquéritos: um dirigido à Administração Pública Central e outro às Câmaras Municipais.

Cerca de 9 em cada 10 organismos da administração central tem um website: a disponibilização de formulários aos cidadãos através da Internet é de 65% e a disponibilização de formulários para preenchimento e submissão on-line é de 36%. Quanto ao comércio electrónico, 24% dos organismos efectuam encomendas através da Internet.

As Câmaras Municipais com presença na Internet são 96%, tendo sido invocadas como principais razões para a construção de websites: a divulgação de informação institucional (98%), a promoção do turismo e da cultura locais (98%), e a divulgação da agenda cultural, desportiva e de outras actividades do município (95%). As funções mais disponibilizadas são correio electrónico para recepção de dúvidas e reclamações (91%) e download de formulários (70%).

Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Câmaras Municipais 2005 - (pdf, 531 KB) >>

Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Administração Pública Central 2005 - (pdf, 541 KB) >>

Última actualização ( 16/04/2008 )