Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > 3ª Reunião do Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal

3ª Reunião do Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal

Logotipo do MIT – Massachusetts Institute of TechnologyO Conselho de Administração do Programa MIT – Portugal (MIT – Portugal Program Governing Committee) reúne-se pela 3ª vez no dia 10 de Outubro de 2007, um dia antes de fazer um ano que este programa foi lançado, para apreciar o relatório do primeiro ano de actividades e debater o plano de actividades para o ano seguinte.

Este Conselho de Administração é presidido pelo Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, João Sentieiro, e também inclui o Chanceler do MIT, Phil Clay, o antigo "Dean" da Escola de Engenharia do MIT, Tom Magnanti, o Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Luis Magalhães, e os directores do programa no MIT e em Portugal, respectivamente Daniel Roos e Paulo Ferrão.  

O Programa MIT – Portugal foi iniciado a 11 de Outubro de 2006 no âmbito da acção Parcerias para o Futuro, integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

O trabalho realizado durante o primeiro ano envolveu cerca de 60 Professores do MIT, incluindo um Prémio-Nobel e três Institute Professors (distinção obtida por apenas 14 dos cerca de 1.000 Professores do MIT), e 180 professores e investigadores de 7 universidades nacionais e 11 instituições de investigação envolvidas no programa.

Salientam-se os aspectos seguintes do primeiro ano de actividades:

  1. Foram concretizados, de forma inédita em Portugal, programas conjuntos de doutoramento  e outros programas de pós-graduação envolvendo várias instituições universitárias nacionais. Estão em funcionamento 7 programas para os quais já foram admitidos cerca de 130 estudantes, alguns dos quais estrangeiros, nomeadamente 4 programas de doutoramento nas áreas de Bioengineering Systems, Leaders for Technical Industries, Sustainable Energy Systems, Transportation Systems, e outros 3 programas de pós-graduação, designadamente Leaders in Transportation, Sustainable Energy Systems, Technology Management Enterprise.
  2. Os novos programas de formação pós-graduada criados no primeiro ano de execução do Programa MIT – Portugal já envolvem cerca de 130 alunos e terem estimulado a capacidade das instituições portuguesas atraírem alunos de vários países, nomeadamente de Brasil, Finlândia, Grécia, Itália, Moldávia e Roménia.
  3. Foi lançada em Portugal a área de Sistema de Engenharia, com especial ênfase em processos complexos associados a sistemas de produção industrial, sistemas sustentáveis de energia, sistemas de bio-engenharia e sistemas de transportes.
  4. Foram lançados projectos de interesse para o tecido económico português, nomeadamente para as cerca de 20 empresas dos sectores automóvel e energético afiliadas ao programa.
  5. Concretizou-se recentemente o investimento da AGNI Inc. em Portugal, planeado em estreita colaboração com o Programa MIT-Portugal, para desenvolvimento de produtos de alta-tecnologia, com ênfase para a concepção e o desenvolvimento de pilhas de combustível, com aplicação em:

    1. Tecnologias de elevada eficiência energética para o aproveitamento do potencial endógeno e renovável (por exemplo, biogás de aterro);
    2. Tecnologias de microgeração, que viabilizam a satisfação da procura através da integração de tecnologias de produção distribuída, em redes que as conjuguem com a produção centralizada;
    3. Sistemas de propulsão automóvel.

Este investimento envolve também a criação de um centro de I&D para o qual a AGNI Inc. prevê a contratação de cerca de 40 doutorados que acrescem à contratação de mais cerca de 30 doutores e mestres para a unidade fabril.

  1. A Agência Ciência Viva afiliou-se entretanto ao Programa MIT – Portugal, assegurando a interacção do Programa com as camadas mais jovens da população.

Podem ser obtidas mais informações no sítio do Programa MIT – Portugal na Internet.

Última actualização ( 15/01/2008 )