Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Reunião do Conselho Científico Internacional do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Reunião do Conselho Científico Internacional do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia

Vista Sudoeste da Maqueta das Instalações do INL – International Iberian Nanotechnology LaboratoryNo dia 3 de Dezembro de 2007 reúne no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o Conselho Científico Internacional do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) para apreciar as actividades de instalação deste novo laboratório internacional. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, participa na abertura da reunião deste Conselho.

A reunião conta com a presença dos membros da Assembleia Geral da Comissão Instaladora do INL, Luis Magalhães (Presidente da Assembleia Geral e Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, Portugal), Francisco Marcellan (secretário-Geral da Política Científica e Tecnológica, Espanha), João Sentieiro (Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, Portugal), Montserrat Torné (Directora-Geral de Investigação, Espanha), e do Conselho de Administração da Comissão Instaladora do INL, constituído pelos professores José Rivas (Presidente), Carlos Bernardo (Director Executivo) e Paulo Freitas.

Integram o Conselho Científico Internacional do INL:

  • Roberto G.M. Caciuffo, Director de Investigação em Actinídios, Centro Conjunto de Investigação da União Europeia Instituto para Elementos Transurânianos, Karlsruhe, Alemanha.
  • Thomas Jovin, Presidente do Departamento de Biologia Molecular Instituto Max-Plank para Química Biofísica, Göttingen, Alemanha.
  • Emilio Mendez, Prémio Príncipe de Asturias de Investigação Científica e Técnica 1998, Departmento de Física e Astronomia da State University of New York at Stony Brook, desde 1 de Novembro de 2006, Director do recém criado Centro para Nanomateriais Funcionais que é um dos cinco nanocentros financiados pelo Departamento de Energia dos EUA e está a ser construído no Brookhaven National Laboratory para ficar concluído em Abril de 2007, New York, EUA..
  • Christopher B. Murray, Prémio American Chemical Society's Nobel Laureate Signature em 1997, Richard Perry University Professor de Ciência e Engenharia de materiais e de Química na University of Pennsylvania desde Outubro de 2006, foi Gestor de Materiais e Instrumentos em Nanoescala, IBM, T.J. Watson Research Ctr., Yorktown Heights, New York, EUA, onde trabalhou desde 1995.
  • Aristides A. G. Requicha, Professor Gordon Marshall de Ciência da Computação e Engenharia Electrotécnica, Director do Laboratório para Robótica Molecular, University of Southern California, nomeado em Novembro de 2006 Editor Chefe da revista científica IEEE Transactions on Nanotechnology, Los Angeles, EUA.
  • Mihail C. Roco, Prémio Carl Duisberg, Prémio Burgers Professorship, Prémio Engenheiro do Ano (1999, 2004), Presidente do Subcomité de Ciência da Nanoescala do National Science and Technology Council dos EUA, Coordenador de Engenharia e Tecnologia da Iniciativa de Oportunidades de Financiamento para Ligação Académica com a Indústria da National Science Foundation (NSF), Conselheiro Senior para a Nanotecnologia na NSF, trabalhou na concepção da Iniciativa Nacional de Nanotecnologia dos EUA que foi aprovada em 2004, Arlington, Virginia, EUA.
  • Heinrich Rohrer, Prémio Nobel da Física 1986 pela invenção, com Gerd Binnig, do Microscópio de Varrimento de Efeito de Tunel, quando trabalhava no Laboratório de Investigação da IBM em Zurique, Wollerau, Suiça.

Recorda-se que o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) foi criado como um inovador laboratório internacional de investigação por iniciativa conjunta de Espanha e Portugal, decidida na Cimeira dos dois países de Novembro de 2005, com o propósito de vir a constituir-se como um laboratório de excelência científica internacional, capaz de atrair investigadores do mais elevado nível em âmbito mundial e aberto a admitir como membros outros países, tanto europeus como de outros continentes.

É de notar que a importância estratégica da investigação em Nanociências e Nanotecnologias foi recentemente reforçada pela aprovação de conclusões relativas ao desenvolvimento das nanotecnologias (On the progress made with the implementation of the nanosciences and nanotechnologies Action Plan for Europe) na importante Reunião do Conselho dos Ministros de Ciência da UE que se realizou no dia 23 de Novembro de 2007, onde também foram aprovadas várias Iniciativas Tecnológicas Conjuntas, entre as quais duas com relevância directa para as nanotecnologias, nomeadamente em nanoelectrónica (ENIAC – European Nanoelectronics Initiative Advisory Council) e em sistemas embebidos noutros produtos (ARTEMIS – Advanced Research and Technology for Embedded Intelligence and Systems), para as quais ficaram previstos investimentos muito elevados em Parcerias Público-Privadas que têm o objectivo de assegurar o desenvolvimento estratégico destas áreas na Europa.

A Presidência Portuguesa da UE tem atribuído especial prioridade a esta área, como é bem patente das decisões do Conselho dos Ministros de Ciência da UE que se referiram e da organização da Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias que decorreu nos dias 20 e 21 de Novembro de 2007 em Braga, com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, José Mariano Gago, da Ministra da Educação e Ciência de Espanha, Mercedes Cabrera Calvo-Sotelo, do Comissário Europeu para a Investigação, Janez Potočnik, da Comissária Europeia para a Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding, e onde foi dado realce às Iniciativas tecnológicas Conjuntas, às Plataformas Tecnológicas Europeias, ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e a outros laboratórios de investigação de destaque na UE, e a desenvolvimentos recentes nas nanotecnologias tanto na indústria como em laboratórios científicos.

Última actualização ( 14/04/2008 )