Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Laboratórios Bell em Portugal

Laboratórios Bell em Portugal

No dia 20 de Junho de 2008, em cerimónia que se realiza das 10h às 11h30 no Pavilhão do Conhecimento presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, é assinado um Memorando de Entendimento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP com a Alcatel-Lucent Portugal e os Laboratórios Bell (Bell Labs), que também fazem parte do grupo internacional Alcatel-Lucent.

Este acordo estabelece um quadro de colaboração para promover a curto prazo acções de cooperação, contínuas e sistemáticas, entre os Laboratórios Bell, a Alcatel-Lucent Portugal e as instituições de I&D portuguesas. Para tal prevê a criação de um Steering Committee constituído por representantes das quatro instituições e o trabalho conjunto com o objectivo de proporcionar a investigadores e estudantes de instituições portuguesas a oportunidade de concorrerem a estágios de investigação nos prestigiados Laboratórios Bell e fomentar a cooperação científica entre instituições científicas nacionais.

Adicionalmente, o acordo de cooperação com os Laboratórios Bell abre a porta a novos instrumentos de colaboração entre a comunidade científica em Portugal e um dos maiores laboratórios privados de I&D a nível mundial, nomeadamente em temas de grande relevância para o desenvolvimento económico e social, incluindo áreas emergentes das tecnologias de informação e comunicação, mediante selecção em concursos púbicos.

Os Laboratórios Bell são representados na ocasião pelo Vice-Presidente no Chief Scientist’s Office, Debasis Mitra, que também fará uma apresentação da estratégia desses laboratórios e das suas actividades de investigação.

O Doutor Debasis Mitra visita nos dias 19 e 20 de Junho vários Laboratórios Associados e centros de investigação de engenharia electrotécnica e informática, no Instituto Superior Técnico, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde também interagirá com unidades de investigação do Algarve, Aveiro e Porto, com o objectivo de ficar a conhecer as actividades principais de investigação deste conjunto de laboratórios. Incluídos na programa estão, também contactos com os programas de Parcerias para o Futuro MIT – Portugal e CMU – Portugal, e com as empresas Portugal Telecom e YDreams.

A Alcatel-Lucent Portugal também assina com a FCT um acordo para a criação de uma Cátedra Convidada numa universidade portuguesa, ou num consórcio de universidades portuguesas e estrangeiras, para 5 anos lectivos, em área de interesse mútuo para a Alcatel-Lucent Portugal e para as universidades que forem seleccionadas por esta empresa para instituições de acolhimento. O acordo estabelece o compromisso da Alcatel-Lucent Portugal financiar 75% do custo desta “Cátedra Alcatel-Lucent”.

O programa de Cátedras Convidadas foi lançado pela FCT no dia 12 de Maio, no âmbito da iniciativa Ciência 2008: Mais Cientistas para Portugal, com o objectivo de atrair para Portugal especialistas de alto nível radicados no estrangeiro para promoverem o conhecimento em áreas emergentes, nomeadamente através de actividades de formação ao nível do doutoramento e de projectos de investigação. No pouco mais de um mês que passou desde o lançamento do programa que instituiu pela primeira vez as Cátedras Convidadas co-financiadas pela FCT e por empresas, ficam assim criadas quatro destas Cátedras, com co-financiamento das empresas Martifer, Nokia-Siemens, Delta Cafés e, agora, também Alcatel-Lucent Portugal.

Os Laboratórios Bell têm sede em Murray Hill, New Jersey, EUA e há mais de 80 anos que são a principal fonte de novas tecnologias de comunicações. Produziram mais de 33.000 patentes desde que foram fundados em 1925, das quais mais de 3.000 concedidas em 2007, e desempenharam um papel essencial em invenções de grande importância, entre outras transístores, teoria da informação, redes digitais e processamento de sinal, lasers e comunicações por fibra óptica, linguagem de programação C, sistema operacional UNIX, satélites de comunicações, telefones móveis, comutação electrónica de chamadas telefónicas, modems.

Foram atribuídos 6 Prémios Nobel por trabalho científico realizado nos Laboratórios Bell, em áreas tão diversas como a demonstração da natureza ondulatória da matéria (Davisson, 1937), a invenção do transístor (Bardeen, Brattain, Shockley, 1956), estrutura electrónica de materiais magnéticos e de vidro (Anderson, 1977), radiação cósmica de fundo (Penzias, Wilson, 1978), arrefecimento e captura de átomos com luz de laser (Chu, 1997), descoberta e explicação do efeito de Hall (Stormer, Laughlin, Tsui, 1998).

O investimento em I&D nos Laboratórios Bell, em 2007, foi superior a 2,7 milhares de milhões de euros. Os Laboratórios Bell são uma das maiores e mais prestigiadas instituições privadas de investigação do mundo.

Última actualização ( 19/06/2008 )