Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias  > Novo sítio b-on: Biblioteca do Conhecimento Online – Melhor usabilidade e acessibilidade

Novo sítio b-on: Biblioteca do Conhecimento Online – Melhor usabilidade e acessibilidade

Logotipo da b-on: Biblioteca do Conhecimento OnlineFoi disponibilizado publicamente um novo sítio da b-on: Biblioteca do Conhecimento Online, melhorias significativas de usabilidade e acessibilidade por cidadãos com necessidades especiais. São agora satisfeitos os requisitos de acessibilidade de nível mais elevado (AAA) do W3C – World Wide Web Consortium.

A b-on disponibiliza mais de 16.750 títulos em texto integral e bases de dados referenciais. >Em 2007, o número de artigos descarregados por utilizadores desta biblioteca foi de 4,2 milhões, quando tinha sido em 2006 de 3,6 milhões, em 2005 de 3,4 milhões e em 2004 de 2,1 milhões, números que ilustram uma utilização muito elevada.

A b-on: Biblioteca do Conhecimento Online começou a ser planeada em 1999, altura em que na programação do Quadro Comunitário de Apoio foi referida por "Biblioteca Nacional de C&T em Rede". Em 2000, o OCT – Observatório das Ciências e Tecnologias procedeu a um levantamento exaustivo das assinaturas de revistas científicas de todas as instituições portuguesas para preparar as negociações com as editoras, em 2001 foi disponibilizada a importante ferramenta de bibliografia científica Web of Knowledge do Instituto de Informação Científica de Filadélfia, que permitiu o acesso a títulos, resumos e informação de citações e impactos de cerca de 8.500 revistas, incluindo registos desde 1945. Também em 2001 foi iniciada pelo OCT a negociação com as principais editoras, tendo a disponibilização dos textos integrais das primeiras 3.500 publicações, de 6 editoras, ficado assegurada em 2004.

A coordenação, o financiamento público e o acompanhamento da b-on são assegurados pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e a respectiva infraestrutura técnica e de apoio aos utilizadores, bem como a relação comercial com os editores, é assegurada pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional.

A UMIC promoveu uma alteração profunda do modelo de financiamento e disponibilização da b-on em 2006, cujos detalhes estão descritos em b-on: Biblioteca do Conhecimento Online.

Última actualização ( 04/08/2008 )