Arquivo da Web Portuguesa
O Arquivo da Web Portuguesa (AWP) é um projecto da Fundação para a Computação Científica Nacional que tem como principal objectivo a preservação da informação publicada na web de Portugal.
Após 1 ano, apenas cerca de 20% de um conjunto de endereços da web ainda apontam para um conteúdo válido (Ntoulas, 2004). Ou seja, após 1 ano é provável que 8 em cada 10 dos Favoritos que guardou no seu browser se tenham perdido.
Este projecto da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) visa a criação de um sistema de arquivo de conteúdos da web portuguesa, que terá como missão recolher periodicamente, armazenar e preservar a informação publicada.
A primeira fase do desenvolvimento do Arquivo teve início em Janeiro de 2008 e prevê-se que termine no prazo de 2 anos. Contudo, a manutenção de um sistema desta natureza e a preservação da informação arquivada é uma tarefa que deverá ser perpetuada posteriormente.
A Web possibilita que cada um de nós disponibilize informação e que esteja se torne acessível a todos, sem necessidade de recurso a editoras e meios de impressão tradicionais. Diariamente, são publicados milhões de conteúdos na web como por exemplo, textos, fotografias ou vídeos. A quantidade de informação que é publicada exclusivamente na web tem vindo a aumentar rapidamente nos últimos anos. No entanto, passado relativamente pouco tempo, a grande maioria desta informação deixa de estar acessível online e perde-se irremediavelmente.
Surge assim o interesse no arquivo e preservação da informação publicada na Web para que o conhecimento nela contido esteja acessível às gerações futuras.
O que é a Web portuguesa?
Entende-se por Web portuguesa, todos os conteúdos alojados sob o domínio .pt.
Numa primeira fase, pretende-se arquivar apenas conteúdos alojados sob este domínio nacional, embora posteriormente se possam vir a abranger todas as páginas escritas em língua portuguesa.
Para que serve o Arquivo da Web?
Os serviços a serem prestados pelo Arquivo da Web Portuguesa ultrapassam o âmbito histórico-cultural da preservação de informação digital. A existência de um Arquivo da Web de Portugal poderá:
- Contribuir para a expansão do uso do português enquanto língua para comunicação na Web;
- Disponibilizar conteúdos de interesse às diversas comunidades científicas, por exemplo, na área da História, Sociologia ou Processamento Computacional da Língua Portuguesa;
- Contribuir para o desenvolvimento da capacidade local de tratamento e prospecção de informação publicada na Web, reduzindo a dependência nacional de serviços estrangeiros;
- Fornecer provas em casos judiciais que tenham como base informação publicada na Web.
O Arquivo da Web Portuguesa e os outros arquivos da web
O Internet Archive recolhe e arquiva conteúdos Web à escala mundial. No entanto, é difícil para uma única organização fazer um arquivo exaustivo de todos os conteúdos publicados na Web, porque esta está em permanente mutação e muitos conteúdos desaparecem antes de poderem ser recolhidos para arquivo.
Acontecimentos históricos de grande importância como o Furacão Katrina originaram acções de arquivo extra-ordinárias por parte do Internet Archive, para que este acontecimento que marcou a história dos Estados Unidos da América ficasse documentado o mais exaustivamente possível.
No entanto, a documentação de acontecimentos históricos de relevância nacional para Portugal não é prioritária para o Internet Archive.
As comunidades de vários países, sensibilizadas para a urgência da preservação da informação publicada na Web de interesse nacional desencadearam iniciativas formais de preservação e catalogação da informação digital.
Decorrem em paralelo iniciativas de arquivo focadas em diferentes conteúdos e todas partilham o objectivo de preservar o conhecimento disponível na Web. Mas mesmo existindo estas várias iniciativas em curso, é difícil conseguir preservar a maioria da informação publicada na Web, devido à sua grande dimensão e ao curto intervalo de tempo em que a informação está disponível para poder ser arquivada.
O arquivo da web requer um esforço à escala mundial.
Nós vamos trabalhar para fazer a nossa parte, contamos com a vossa colaboração.