Ferramentas Pessoais

Entrada Serviços de TI Normalização na área das TI

Missão

O Instituto de Informática  tem por missão apoiar a definição das políticas e estratégias das tecnologias de informação e comunicação (TIC) do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) e garantir o planeamento, concepção, execução e avaliação das iniciativas de informatização e actualização tecnológica dos respectivos serviços e organismos, assegurando uma gestão eficaz e racional dos recursos disponíveis.

 
Entrada Serviços de TI Normalização na área das TI

Normalização na área das TI

Subir um nível

O Instituto de Informática (II) exerce funções de Organismo de Normalização Sectorial (ONS) no domínio dos "Computadores e Tratamento da Informação" conforme protocolo celebrado com o Instituto Português da Qualidade (IPQ) em 30 de Setembro de 1987 e tem como missão organizar e dinamizar as actividades de normalização nacionais nesta área.

Comissões Técnicas
No exercício das suas atribuições como ONS, cabe ao II a organização e dinamização das actividades de normalização nacionais, assegurar o funcionamento produtivo das Comissões Técnicas (CT) sob sua coordenação, divulgar projectos de normas e documentação relevante junto das CT e entidades interessadas de molde a propor a aprovação de normas portuguesas e o voto português em foros internacionais, elaborar o plano de normalização sectorial, bem como acompanhar e participar nos trabalhos das organizações internacionais e regionais relevantes na sua área de intervenção.
Normas de Tecnologias de Informação  396.1 kB
Normas em vigor na área das TI e documentos normativos em desenvolvimento nos comités de normalização internacionais, no âmbito das CT coordenadas pelo II.
Normas ISO disponíveis sem custos
O comité JTC1 da ISO/IEC disponibiliza livremente normas na área das Tecnologias de Informação.
Normas de Interoperabilidade (Documentos de Política)
No Sector Público existe uma grande variedade de sistemas informáticos nos Departamentos Governamentais. A Interoperabilidade permite a estes diferentes sistemas e redes falarem entre si e trabalharem em conjunto. Neste espaço inclui-se documentação significativa orientadora na aplicação de Normas de Interoperabilidade.
Organismos de Normalização
 

Acções do Documento