17-5-2010

 

O carro elétrico da Nissan, o Leaf, vai custar em Portugal 34.955 euros, podendo ainda contar com um desconto de 5.000 euros que o Governo dará aos cinco mil primeiros compradores de carros exclusivamente elétricos. O preço do carro foi anunciado hoje (dia 17) pela Nissan Internacional, numa conferência de imprensa em Londres.


A marca sublinhou o preço do Leaf abaixo dos 30 mil euros (mais precisamente 29.955 euros), mas incluindo um desconto que em Portugal apenas estará disponível para os cinco mil primeiros compradores de carros elétricos. No Orçamento do Estado para 2010 o Governo prevê ainda um incentivo de 1.500 euros, acumuláveis com o benefício anterior, caso o comprador entregue um carro antigo para abate em troca do carro eléctrico. O Leaf é um carro do segmento C, o mesmo do Renault Mégane, VW Golf, ou Opel Astra.


De acordo com a Nissan, o preço anunciado hoje inclui a posse da bateria, ao contrário por exemplo do que vai fazer a Renault, que prevê comercializar os seus carros num modelo em que a bateria pertence à marca e o comprador aluga o equipamento.


A Nissan indicou ainda que o período de reservas do Leaf em Portugal começa em Julho. O início das vendas está previsto para Dezembro.


Em Portugal existem actualmente cerca de uma dezena de postos de carregamento de carros elétricos. De acordo com o programa de mobilidade elétrica anunciado pelo Governo, até ao final do ano deverão existir 320 postos de carregamento e 1.300 até ao final do 2011.


Um posto de carregamento lento demora entre seis a oito horas para carregar completamente a bateria de um carro. Também está prevista a instalação de postos de carregamento rápido em estações de serviço, que demoram entre 20 a 30 minutos a carregar o carro.


Entretanto, já está disponível no website da Nissan em Portugal a área de inscrição para todos os interessados em saber mais informações sobre Leaf. Aqueles que se registarem em http://www.nissan.pt/leafHandraiser/PT/pt/registration.html irão receber no seu endereço de e-mail as mais recentes informações sobre o Leaf, nomeadamente aquando da divulgação dos preços para Portugal e poderão participar em diversos eventos e nomeadamente no teste de condução do Leaf programado para antes do início de comercialização.


Construído numa nova plataforma, o Nissan Leaf assenta numa generosa distância entre eixos de 2.700 mm. Tem 4.445 mm de comprimento, 1.770 mm de largura e 1.550 mm de altura. A potência provém de um motor eléctrico compacto desenvolvido pela Nissan e que transmite movimento às rodas dianteiras. O motor CA desenvolve 80 kW de potência e 280 Nm de binário, o suficiente para uma velocidade máxima de mais de 140 km/h e permite, seghundo a marca, uma autonomia de 160 quilómetros em condições "ideais" de utilização.

Publicado por velocidade às 12h25
comentários

sem comentários

PUB
A TODO O GÁS
ARQUIVO MENSAL
PUB
ARQUIVO DO BLOGUE
TAGS
FALE COM O AUTOR