TSF


 
FCPFCP  SCPSCP  SLBSLB  LigaLiga    Mundial 2010      Jogos em Directo    Vídeos Liga    Outras modalidades


 

Patrocínio
Ferramentas
Estatísticas

 

 

Estudo coloca Portugal no "top-ten" de assistência em 36 ligas

O estudo do Instituto Português de Marketing revela, no entanto, que 62 por cento dos espectadores da Liga portuguesa assistem a jogos dos "três grandes".

 

 

Portugal é o décimo país com melhor média de assistência nos jogos de futebol, segundo um estudo do Instituto Português de Administração de Marketing, que analisou o número de espectadores em 36 ligas europeias.

Para além dos cinco maiores campeonatos europeus (Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália e França), Portugal tem ainda outras à sua frente em termos de assistência a jogos as ligas da Holanda, Escócia, Rússia e Bélgica.

Contudo, o autor deste estudo adianta que, apesar de Portugal ter uma média de 10900 espectadores por jogo esta é «grandemente influenciada pelos 'três grandes' que, na prática, representam 62 por cento do total de espectadores».

«Esta é a parte do nosso ponto de vista que nos parece problemática pois há uma excessiva dependência de três clubes. Praticamente metade dos clubes portugueses têm médias de assistência inferiores a quatro mil espectadores. Isto parece-me bastante mau, sinceramente», adiantou Daniel Sá.

O autor deste estudo recordou ainda que o Benfica foi o principal responsável pela media de assistência nesta época em Portugal, uma resultado que muito se deveu ao «efeito Jesus na sua dimensão toda».

«O Benfica nos últimos quatro, cinco anos tinha assistências a oscilar entre os 35 e os 42 mil e de repente salta para os 50 mil. É um salto muito significativo. Uma taxa de ocupação de 77 por cento», lembrou.

Relativamente ao FC Porto, Daniel Sá fala numa «quebra significativa em relação ao ano passado, enquanto que o Sporting registou uma «quebra tremenda», uma vez que as assistências ao clube de Alvalade foi cerca de metade da do Benfica.

Desta forma, o Benfica terminou entre as dez equipas que mais adeptos levaram aos seus estádios, numa lista que é liderada pelo Barcelona, que registou uma média de 78 mil espectadores.

Daniel Sá assinalou que os espectadores enfrentam como dificuldade o alto preço dos bilhetes para os encontros da Liga.



Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. A TSF reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado



Siga-nos em
 
Pub 



Patrocínio

Bolsa

ver mais

Futebol em directo

ver mais

Vídeos Liga

 

 ;

Blogues TSF

 

 

Tempo em Lisboa

 

Dados fornecidos pelo Weather Channel
Hoje
17º | ?
Amanhã
17º | 31º
Sábado
17º | 29º
ver mais

 


 
Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled