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Acesso a conteúdos arquivados

Mais sobre o acesso a conteúdos arquivados pelo Arquivo da Web Portuguesa

Quanto tempo leva até que uma página apareça nas pesquisas sobre o arquivo?

Um ano. Os conteúdos arquivados são disponibilizados com um intervalo mínimo de 1 ano para diminuir a possibilidade de acessos concorrentes com os sítios Web que os publicaram (período de embargo).

Posso pedir o bloqueio de acesso a conteúdos da minha autoria que tenham sido arquivados?

Sim. Para este efeito deverá enviar-nos a lista de todos os endereços a bloquear e as datas correspondentes de arquivo. Deverá ainda fazer prova que os conteúdos são da sua autoria e que não está autorizada a sua divulgação por lei, contrato ou decisão judicial. Porém, o Arquivo da Web Portuguesa recomenda que só solicite o bloqueio do acesso aos seus conteúdos se este estiver a contribuir para a violação de direitos legalmente protegidos, designadamente direitos de autor ou outros direitos de propriedade industrial.

Porque lhe solicitamos que faça a prova acima identificada?

Apenas para impedir o eventual bloqueio de conteúdos por quem não está para o efeito legitimado.

Porque é necessário enviar a lista de todos os endereços?

Porque os conteúdos de um sítio Web podem ser da autoria de várias entidades. Até mesmo os conteúdos de uma única página podem pertencer a vários autores. Por exemplo, o texto pode pertencer ao escritor mas uma imagem contida na página pode pertencer a um fotógrafo.

Para além dos meus conteúdos, como posso requerer o bloqueio de conteúdos ilegais a que tenha acesso por esta via?

Sempre que tenha conhecimento de que determinado conteúdo a que acedeu é ilegal deverá informar a FCCN desse facto. Após recepção da notificação e confirmando-se tratar-se de conteúdos cuja ilicitude for manifesta, a FCCN procederá nos termos da Lei n.º 7/2004, de 7 de Janeiro, retirando ou impossibilitando o acesso aos mesmos.

Porque existem sítios incompletos ou páginas com imagens em falta?

Isto pode acontecer devido a:

  • inexistência da página quando foi feito o arquivo
  • restrições de recolha que inibiram o seu arquivo, por exemplo, uma imagem de uma página tinha um tamanho máximo superior ao permitido
  • erros de publicação que não permitem arquivar ou reproduzir correctamente a página arquivada

Porque existem imagens que aparecem numa página arquivada e depois desaparecem?

Alguns navegadores (browsers), para serem mais rápidos, começam automaticamente a carregar a página e, em paralelo, as imagens correspondentes.

Este comportamento faz com que as imagens da Web actual, não arquivadas, sejam erradamente apresentadas como parte integrante de páginas arquivadas no passado.

Para evitar este problema, o Arquivo remove as imagens da Web actual que são apresentadas pelo navegador em páginas arquivadas.

Naveguei para fora do Arquivo?

Pode verificar se está a navegar em páginas arquivadas de duas formas:

Se nenhuma destas condições se verificar está a navegar na Web actual, ou seja, fora do Arquivo.

Porque existem vídeos que parecem ter sido arquivados mas não se conseguem reproduzir?

Porque a tecnologia usada para embeber vídeos em páginas normalmente não permite o arquivo dos seus ficheiros.

Consigo usar formulários num sítio Web arquivado?

Não. São arquivados apenas os conteúdos publicados na Web, não sendo possível reproduzir a funcionalidade de mecanismos que dependam de bases de dados, como é o caso dos formulários.

É necessário ter JavaScript activado para poder navegar no arquivo?

Sim. É necessário ter JavaScript activado para visualizar as páginas arquivadas e seguir ligações dentro do arquivo.

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