Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Conhecimento  > Notícias

Notícias


  • Apoio da UMIC ao Curso de Medicina da Universidade do Algarve Agora Iniciado  - 04/09/2009

    Logotipo do Curso de Medicina da Universidade do AlgarveNo dia 4 de Setembro de 2009, em cerimónia realizada na Universidade do Algarve presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é assinado pelo Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e pelo Reitor da Universidade do Algarve um protocolo mediante o qual a UMIC apoia financeiramente em 2009, com um valor de um pouco mais de 1,6 milhões de euros, o investimento inicial a realizar no âmbito do curso de Medicina cujas aulas vão já ser iniciadas no dia 8 de Setembro de 2009. O Financiamento agora concedido destina-se a conteúdos educativos, infraestruturas e equipamentos informáticos, e recursos humanos relacionados.

  • Prémio Gulbenkian Ciência 2009  - 20/07/2009

    Logotipo do Prémio Gulbenkian de CiênciaRealizou-se no dia 20 de Julho de 2009, na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, entrega do Prémio Gulbenkian Ciência 2009 a Maria João Saraiva, do IBMC – Instituto de Biologia Molecular e Celular e do ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

    Nascida há 54 anos, pelo trabalho que desenvolveu na área da biomedicina, em particular na investigação dos mecanismos da Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF), vulgarmente conhecida pela Doença dos Pezinhos. Se o nome do eminente neurologista Corino de Andrade ficou para sempre ligado à descrição desta doença, o de Maria João Saraiva fica vinculado à descoberta dos mecanismos bioquímicos e genéticos responsáveis pela doença, nomeadamente a formação de depósitos de moléculas de amilóide derivada de Transtirretina (TTR), especialmente nos nervos periféricos.

  • Estrangeiros Altamente Qualificados Atraídos para Portugal Mais que Duplicam de 2007 para 2008  - 23/04/2009

    Em 2008, Portugal atraiu 533 estrangeiros altamente qualificados de fora do espaço europeu, mais do dobro que em 2007, revelam dados do Grupo de Contacto criado em 2006 para a promoção da simplificação do processo de contratação de docentes, investigadores e outros estrangeiros altamente qualificados, no âmbito do Programa Simplex.

    Os estrangeiros altamente qualificados que entraram em Portugal em 2008 são oriundos de mais de 40 países, com relevo para Brasil (223 vistos concedidos), China (39 vistos concedidos), Índia (34 vistos concedidos) e Estados Unidos da América (24 vistos concedidos).

  • Conferência de Abertura do Ano Europeu da Criatividade e Inovação  - 03/02/2009

    Logotipo do Ano Europeu da Criatividade e Inovação 2009 em PortugalRealiza-se no dia 3 de Fevereiro de 2009, no Cento Cultural de Belém, em Lisboa, a abertura oficial do Ano Europeu da Criatividade e Inovação em Portugal.

    A sessão tem como orador convidado, da parte da manhã, Don Tapscoot, com uma intervenção intitulada "Governação 2.0: Como a Geração Internet está a mudar a governação, a inovação e a democracia".

  • Concurso para Pré-Propostas de Criação e Operacionalização de Consórcios de I&D  - 03/02/2009

    Programa Mobilizador dos Laboratórios do Estado 

    A FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP convidam o Sistema Científico e Tecnológico Nacional a apresentar pré-propostas de criação de Consórcios de Investigação e Desenvolvimento (I&D), como previsto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 124/2006, de 3 de Outubro, sobre a reforma dos Laboratórios do Estado. A criação destes Consórcios de I&D envolve o apoio competitivo ao desenvolvimento de núcleos e redes de I&D, o seu envolvimento em parcerias nacionais e internacionais e a mobilização das suas capacidades de I&D.

  • Workshop de Alto Nível com o EUROHORCS  - 17/01/2009

    Logotipo do EUROHORCS – European Heads of Research CouncilsRealizou-se em 17-18 de Janeiro de 2009, em Lisboa, uma High Level Workshop co-organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e pelo EUROHORCS – European Heads of Research Councils, reunindo membros de governos de vários países europeus com o pelouro da ciência, o Director-Geral de Investigação da Comissão Europeia e membros do EUROHORCS, com o objectivo de discutir as políticas de investigação e as necessidades de novos instrumentos para a sua execução, na perspectiva das organizações financiadoras e executoras de investigação que integram o EUROHORCS.

  • Publicados os Resultados da Avaliação Internacional das Unidades de Investigação  - 17/12/2008

    Logotipo da iniciativa CIÊNCIA 2008Foram publicados no dia 17 de Dezembro de 2008 pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, os resultados da avaliação internacional das Unidades de I&D abrangidas pelo Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D da FCT.

    O processo de avaliação internacional das unidades de investigação do país, iniciado em 1996 e repetido em 1999-2000 e 2002-2004, segue padrões internacionais e analisa, em particular, os melhores trabalhos seleccionados por cada unidade de I&D, de forma a privilegiar a análise por especialistas independentes da actividade científica desenvolvida, em detrimento de meros indicadores quantitativos.

  • Actividades de I&D em Portugal com o Maior Crescimento dos Países da UE  - 13/12/2008

    Logotipo do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2007Portugal foi o país da UE com maior crescimento da despesa em I&D em relação ao PIB de 2005 para 2007, atingindo 1,18% do PIB quando em 2005 era apenas 0,81% do PIB. Portugal está agora próximo da Espanha (1,22%) e da Irlanda (1,31%), e ultrapassou Hungria (0,97%), Itália (1,09%) e Estónia (1,14%).

    A despesa em I&D nas empresas em relação ao PIB mais que duplicou de 2005 para 2007, atingindo 0,61% do PIB quando em 2005 era penas 0,29% do PIB. Pela primeira vez, a despesa em I&D nas empresas ultrapassou o valor verificado nas restantes instituições. O número de empresas com actividades de I&D teve um acréscimo inédito ao passar de cerca de 930 em 2005 para mais de 1.500 em 2007.

    Verificou-se um grande aumento do número de investigadores na população activa, o qual passou de 3,8‰ em 2005 para 5,0‰ em 2007, com o número de investigadores em equivalente a tempo integral (ETI) a duplicar nos últimos dez anos (de cerca de 14 mil em 1997 para cerca de 28 mil em 2007). O número de investigadores na população activa está agora próximo da média da UE27 (5,6‰), embora ainda esteja muito abaixo da média da OCDE (7,0‰).

    O número de investigadores nas empresas mais que duplicou de 2005 para 2007, passando de cerca de 4 mil para 8,6 mil, e sendo acompanhado por um aumento do número de investigadores doutorados declarados pelas empresas (cerca de 360 doutorados em 2007).

  • Forum Ciência Viva 2008  - 22/11/2008

    Logotipo do Forum Ciência VivaRealiza-se nos dias 22 e 23 de Novembro de 2008, no Pavilhão 3 da FIL – Feira das Indústrias de Lisboa, no Parque das Nações, em Lisboa, o Forum Ciência Viva 2008, um grande evento aberto ao público, com a participação de escolas, instituições científicas, investigadores, autarquias e outras entidades que têm contribuído para a divulgação da Ciência e da Tecnologia em Portugal, e que tem lugar no início da Semana da Ciência e da Tecnologia.

    O Fórum Ciência Viva 2008, abrange uma exposição sobre várias áreas temáticas, incluindo Ciências da Vida, Física, Nanotecnologia, Engenharia e Ciências Sociais, em que participam dezenas de instituições científicas e empresas com I&D, bem como a Rede de Centros Ciência Viva, e envolve workshops e debates com a participação de reputados cientistas. Também estão presentes no Fórum as Parcerias Internacionais MIT-Portugal, CMU-Portugal, UTAustin-Portugal e Fraunhofer-Portugal, que trazem a Lisboa muitos dos seus estudantes e permitirão ao público conhecer e interagir com engenhos e aplicações práticas decorrentes das suas actividades.

  • Portugal Tecnológico 2008  - 18/11/2008

    Logotipo do Portugal Tecnológico 2008Realiza-se nos dias 18 a 23 de Novembro de 2008, nos pavilhões 2 e 3 da FIL – Feira das Indústrias de Lisboa, no Parque das Nações, em Lisboa, a Mostra “Portugal Tecnológico 2008”, aberta a todo o público, com o objectivo de possibilitar o contacto com aspectos do que melhor se faz em Portugal nas áreas da tecnologia, inovação e conhecimento, incluindo sectores como Energia, Telecomunicações, Educação, Saúde, Turismo, Mobilidade, Segurança, Indústria de Automóveis.

    O tema central do módulo sobre Ciência é as novas fronteiras da ciência e dos cientistas em Portugal. Este módulo inclui cerca de 400 fotografias dos novos cientistas contratados por instituições científicas durante os últimos dois anos ao abrigo do programa de estímulo ao emprego científico financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o qual tem como objectivo garantir a contratação de pelo menos mais 1.000 doutorados até ao final da legislatura. Inclui também várias instalações em dois espaços distintos, onde serão organizados eventos do âmbito da acção Parcerias para o Futuro integrada na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

  • Jovens Portugueses entre os Mais Interessados em Notícias de Ciência  - 15/11/2008

    Foi publicado em Outubro de 2008 o relatório analítico do Eurobarómetro intitulado “Jovens e Ciência (Young People and Science), com base num inquérito realizado em Setembro de 2008 pela Gallup Organisation, Hungria, a pedido da Direcção-geral de Investigação da Comissão Europeia.

  • Equipa Portuguesa Campeã Mundial de Futebol Robótico na China  - 22/07/2008

    Fotografia de prova da modalidade Humanóide de Futebol Robótico na RoboCup 2008, em Suzhou, China, 20.07.2008Uma equipa da Universidade de Aveiro sagrou-se ontem campeã mundial de Futebol Robótico da Liga de Dimensão Média nos jogos mundiais RoboCup2008 que este ano se realizaram em Suzhou, na China. Em 2º lugar nesta modalidade ficou uma equipa da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, Holanda, e em 3º lugar uma equipa da Universidade de Osnabrueck, Alemanha.

    Pré-increveram-se nesta modalidade 23 equipas de 8 países e foram qualificadas 17 equipas, das quais 13 participaram no campeonato: 5 da China, 2 equipas da Alemanha, do Irão e do Japão, e 1 equipa da Holanda e de Portugal.

    A equipa da Universidade de Aveiro, com o nome CAMBADA (acrónimo para Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture), ganhou 9 dos 11 jogos das três eliminatórias que a qualificaram para as meias finais com a Universidade de Estugarda na Alemanha que derrotou por 4 a 3. Na final, a equipa portuguesa derrotou a Universidade de Tecnologia de Eindhoven na Holanda por 7 a 1.

  • Ciência 2008 – Encontro com a Ciência em Portugal  - 01/07/2008

    Logotipo da iniciativa CIÊNCIA 2008O 2º Encontro Ciência em Portugal, organizado pelo Conselho dos Laboratórios Associados em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, terá lugar nos dias 2, 3 e 4 de Julho de 2008 nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

    Estão disponíveis a Programação Global e o Programa Detalhado do Encontro, a partir do qual é possível aceder a apresentações através de ligações nos respectivos títulos. As quatro sessões simultâneas puderam ser seguidas em directo pela Internet e podem ser vistas a partir do arquivo das sessões.

  • Ciência 2008: Mais Cientistas para Portugal  - 10/05/2008

    Logotipo da iniciativa CIÊNCIA 2008Numa sessão presidida pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, apresenta no dia 12 de Maio de 2008, pelas 11 horas, na Reitoria da Universidade de Aveiro, um conjunto de novas acções para a Ciência em Portugal, integradas na iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal lançada pelo Governo em Março de 2006.

    Na ocasião serão divulgados os resultados do investimento governamental em Ciência e lançados novos instrumentos de incentivo ao desenvolvimento científico.

  • Publicado Livro sobre o Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa  - 14/12/2007

    Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorFoi divulgado na reunião do Conselho Europeu (chefes de Estado e de Governo) realizada em Bruxelas no dia 14 de Dezembro de 2007 o livro The Future of Science and Technology in Europe editado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, com contribuições dos ministros de Ciência dos países europeus sobre a forma como as diversas políticas nacionais se desenvolvem e contribuem para o progresso científico e tecnológico europeu. Este livro insere-se no contexto da Conferência de Alto Nível "O Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa" que se realizou em Lisboa no âmbito da Presidência Portuguesa da UE em 8-10 de Outubro de 2007.

    A Presidência Portuguesa da UE pretendeu contribuir com um novo impulso na concretização da Estratégia de Lisboa em matéria de Ciência e Tecnologia atribuindo-lhe uma renovada prioridade nas agendas nacionais e comunitária.

  • Workshop on Why do we need graduate schools to enlighten science and promote research universities?  - 30/11/2007

    Logotipo da Presidência da UE - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior No âmbito das Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizadas na Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se em 10-11 de Dezembro de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, a Workshop on Why do we need graduate schools to enlighten science and promote research universities? ... A dialogue across different experiences in Europe.

    Um dos aspectos considerados é a tendência de cada vez mais as escolas de pós-graduação serem vistas como forma eficiente de localização da organização da investigação básica e como catalisadores de inovação, e de serem reforçadas as suas ligações com a indústria e o empreendedorismo.

  • Reunião do Conselho de Ministros da Ciência da UE Aprova Várias Iniciativas Estratégicas  - 23/11/2007

    Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorO Conselho da União Europeia reuniu no dia 23 de Novembro de 2007, em Bruxelas, na sua formação de Competitividade dedicada à Investigação. Sob a presidência do Ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, os ministros da Ciência dos países da UE e a Comissão Europeia, representada pelo Comissário para a Investigação, Janez Potočnik, e pela Comissária para a Sociedade da Informação e Media, Viviane Reding, aprovaram o acordo preparado pela Presidência Portuguesa para o lançamento das primeiras parcerias estratégicas público-privado, entre os Estados, a Comissão Europeia e a Indústria, no valor de 9,3 milhares de milhões de euros, 50% a 60% financiado pelas empresas envolvidas nos projectos, dependendo da iniciativa em causa, e o restante pela Comissão e pelos Estados Membros da UE, durante os próximos seis anos. Trata-se de um investimento em parcerias público-privado sem precedentes na política de apoio à I&D na UE que, além de concentrar fundos em iniciativas específicas, pretende estimular empresas a investirem mais em I&D.

  • Workshop on New financing schemes for fostering science and technological innovation  - 11/11/2007

    Logotipo da Presidência da UE - Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito das Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizadas na Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se em 12-13 de Novembro de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, a Workshop on What is the potential of new financing schemes for fostering science and technological innovation? … Balancing private and public, national and global incentives.

    Um dos aspectos considerados é a emergência de novas possibilidades de financiamento, como a canalização de recursos de global liquidity pools para a ciência e a tecnologia, assim como a utilização de novos instrumentos de gestão de risco.

  • Seminário "O Futuro da Investigação Científica em Portugal"  - 19/10/2007

    Realiza-se no dia 19 de Outubro de 2007, no Campus da Foz da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Porto, o Seminário "O Futuro da Investigação Científica em Portugal", em homenagem do Professor Francisco Carvalho Guerra.

  • Workshop on Real Science, Reliable Knowledge, "Open Science" and Property Knowledge  - 29/09/2007

    Logótipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito das Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizadas na Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se em 1-2 de Outubro de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, a Workshop on Real Science, Reliable Knowledge and the Complementarity of "Open Science" and Property Knowledge.

    Documents:

  • Workshop Revisiting Polytechnic and Vocational Education  - 29/09/2007

    Logótipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito das Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizadas na Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se em 15-16 de Outubro de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, a Workshop on Revisiting Polytechnic and Vocational Education – Looking at the complex nature of diversified higher education systems and their relation with new challenges in science and technology.

    Documents:

    Background Text and Workshop Program

    Presentations:

  • Conferência de Alto Nível "O Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa"  - 29/09/2007

    Logótipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se de 8 a 10 de Outubro de 2007, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, a Conferência de Alto Nível "O Futuro da Ciência e Tecnologia na Europa". Esta conferência reune muitos dos mais relevantes actores institucionais e da comunidade científica da Europa.

    Esta Conferência é organizada pela Presidência Portuguesa da União Europeia, com o apoio da Comissão Europeia, e tem por objectivo constituir um forum de debate em profundidade sobre o futuro da política de ciência e tecnologia na Europa.

    O programa da Conferência centra-se nas prioridades da Presidência Portuguesa, nomeadamente na necessidade de mais recursos humanos para ciência e tecnologia na Europa, e nos objectivos de crescimento do investimento privado em investigação e desenvolvimento e do investimento público em ciência e tecnologia. A Conferência segue-se ao Conselho Informal de Julho que reuniu em Lisboa todos os ministros da Ciência da Europa.

  • Conferência Mundial sobre Integridade da Investigação Científica  - 14/09/2007

    Logótipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se de 16 a 19 de Setembro de 2007, em Lisboa, a 1ª Conferência Mundial sobre Integridade na Investigação Científica – Promoção da Investigação Responsável, organizada pela European Science Foundation (ESF) e pelo US Office of Research Integrity (ORI) do Department of Health and Human Services, USA. A organização conta, em Portugal, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Pode ser encontrada mais informação nas páginas da ESF relativas a esta conferência.

    Estão previstas no programa da conferência sessões em que são tratados, entre outros, temas como as políticas e estratégias para promover a integridade da investigação científica, a cultura científica e a formação para uma conduta responsável, e o papel de editores, financiadores e instituições de investigação na salvaguarda da integridade na investigação científica.

  • Reunião Informal de Ministros de Competitividade – Investigação  - 19/07/2007

     Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito da Presidência Portuguesa da UE, realiza-se em 19-20 de Julho de 2007 uma Reunião Informal de Ministros de Competitividade – Investigação, no contexto da intenção da Presidência Portuguesa da UE contribuir com um novo impulso para a Estratégia de Lisboa em matéria de Ciência e Tecnologia, e reforçar esta temática na agenda Europeia, sete anos após o Conselho Europeu de Lisboa de Março de 2000 ter definido como objectivo estratégico para a próxima década "tornar-se no espaço económico mais dinâmico e competitivo do mundo baseado no conhecimento e capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social".  

    O Conselho informal de Ministros da Competitividade na vertente Investigação vai debater a contribuição das políticas nacionais para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia a nível europeu. O Conselho propõe-se examinar algumas das metas de Lisboa em matéria de Ciência e Tecnologia do ponto de vista dos Estados Membros.

  • Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais  - 11/07/2007

    Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorDurante o período da Presidência Portuguesa da União Europeia, no 2º semestre de 2007, o Ministério da Ciência, tecnologia e Ensino Superior organiza uma série de workshops em tópicos emergentes das políticas de ciência e tecnologia e nos processos relacionados de mudanças sociais. Estas workshops têm como objectivo propor e debater novas formas fundamentadas para lidar com tópicos específicos que são enfrentados na definição de políticas, os quais muitas vezes requerem perspectivas multidisciplinares sobre as interacções e as ligações entre a ciência e tecnologia e a sociedade, assim como entre o ensino superior e os contextos sociais da investigação, inovação e empreendedorismo.

    A língua de trabalho nestas workshops é o Inglês. Cada uma delas durará entre um dia a um dia e meio. Em cada uma das workshops será discutido um documento de políticas e um número seleccionado de artigos de investigação, os quais serão apresentados por oradores convidados. Cada apresentação será seguida de um período de discussão. Os participantes incluirão especialistas convidados do estrangeiro e pessoas de vários contextos nacionais. Os documentos de políticas e um número seleccionado dos artigos de investigação serão editados para publicação por uma editora internacional.

  • Workshop on High Tech Entrepreneurship: Implications for Science Policy and Education  - 04/07/2007

    Logotipo da Presidência da UE - Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito das Workshops de Lisboa em Investigação e Políticas sobre Ciência, Tecnologia e Mudanças Sociais organizadas na Presidência Portuguesa da União Europeia, realiza-se em 5-6 de Julho de 2007, na Fundação das Comunicações, Lisboa, a Workshop on High Tech Entrepreneurship: Implications for Science Policy and Education.

    Esta workshop é organizada conjuntamente com o Programa de Doutoramento em Mudança Tecnológica e Empreendorismo do Programa CMU-Portugal, um dos programas no âmbito da acção Parcerias para o Futuro.

  • Reunião do Conselho Europeu de Investigação  - 03/07/2007

    Logotipo da Presidência Portuguesa da UE – Ciência, Tecnologia e Ensino SuperiorNo âmbito da Presidência Portuguesa da UE, o Conselho Europeu de Investigação (ERC – European Research Council) reune-se em Lisboa em 3-4 de Julho de 2007. Este primeiro evento oficial da Presidência em matéria de Ciência e Tecnologia, pelo que recebe um especial destaque, através da organização de uma sessão pública com o Conselho Científico do ERC e a comunidade científica portuguesa, no dia 3 de Julho, das 9 às 11 horas, no Centro Cultural de Belém, a qual conta com a presença e intervenções do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, José Mariano Gago, e do Comissário para a Investigação, Janez Potočnik.

    Documentos:

  • Ciência 2007 – Encontro com a Ciência em Portugal  - 12/04/2007

    Logotipo da iniciativa CIÊNCIA 2007O 1º Encontro com a Ciência em Portugal: Ciência 2007, organizado pelo Conselho dos Laboratórios Associados em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tem lugar nos dias 12 e 13 de Abril de 2007 nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. A sessão de abertura conta com a participação do Primeiro-Ministro e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

  • Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal  - 29/03/2006

    Logotipo da iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de PortugalO Governo lançou em 29 de Março de 2006, através de uma intervenção do Primeiro-Ministro na Assembleia da República, a iniciativa Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal.

    Com metas ambiciosas já para 2009, esta iniciativa adopta as seguintes cinco grandes orientações:

    • Apostar no conhecimento científico e na competência científica e técnica, medidos ao mais alto nível internacional.
    • Apostar nos Recursos Humanos e na Cultura Científica e Tecnológica.
    • Apostar nas Instituições de I&D, públicas e privadas, no seu reforço, responsabilidade, organização e insfraestruturação em rede.
    • Apostar na Internacionalização, na Exigência e na Avaliação.
    • Apostar na Valorização económica da Investigação.