Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Defesa

Santos Silva inicia cancelamento do programa das 'Pandur'

por MANUEL CARLOS FREIRE  

Em época de crise, ministério critica "desrespeito" da Steyr e lembra direito a indemnização superior a 100 milhões de euros

O Ministério da Defesa informou há dias o fabricante das viaturas blindadas Pandur que os atrasos no cumprimento do programa "obrigam à adopção de medidas urgentes e eficazes" para "debelar todos os prejuízos sofridos".

"O desrespeito continuado por parte [da empresa austríaca Steyr] dos prazos de execução contratual acordados pelas Partes (..) conduz à ponderação da aplicabilidade" das cláusulas relativas à aplicação das penalidades previstas no acordo firmado em 2005 e, "em última instância, à resolução do contrato", disse o Ministério à Steyr, segundo as fontes do DN, numa carta assinada em finais de Abril pelo director-geral de Armamento, vice-almirante Viegas Filipe.

A concretizar-se, será a segunda vez que Portugal denuncia um contrato de compra de material militar (o primeiro envolveu os helicópteros ligeiros do Exército). Neste caso, a decisão permitirá receber uma indemnização superior a 100 milhões de euros (perdendo--se, por outro lado, os programas das contrapartidas por executar).

O ministro da Defesa, à margem de uma visita à Academia da Força Aérea, lembrou ontem ao DN que "só um décimo" das 120 viaturas entregues (com defeito) é que foram aceites em definitivo.

Reconhecendo que "o processo é muito complexo". Augusto Santos Silva foi categórico: "Defenderemos os interesses do Estado" num assunto que já ultrapassou os prazos renegociados em 2009.

O ministério declarou à Steyr que "os sucessivos atrasos nas entregas das [Pandur] têm vindo a prejudicar os interesses do Estado Português e os do Exército e da Marinha", pois têm gerado "limitações inaceitáveis ao desenvolvimento das capacidades operacionais" das Forças Armadas e "levam a restrições no cumprimento de compromissos internacionais assumidos" por Portugal.

No plano orçamental, os atrasos têm provocado a "erosão do plano de financiamento do projecto (...), obrigando o Estado a procurar sistematicamente soluções de recurso para fazer face a um plano de entregas totalmente aleatório". Ora "o incumprimento do contrato, traduzido em sistemáticos e continuados atrasos nas entregas, tem provocado a degradação da base contratual que foi validamente constituída (...), levando a que assista ao Estado português o direito de ponderar a actual relação contratual, com base no grau de incumprimento do contrato imputável" à empresa, referiu a carta de Viegas Filipe.

O programa das Pandur previa a entrega de 260 unidades (240 para o Exército e 20 para a Marinha), cujo calendário foi redefinido em 2009. "Passado quase um ano, não se têm verificado grandes evoluções", assinalou o Ministério da Defesa.


Patrocínio
 
687Visualizações
0Impressões
1 Comentário
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

 
FERRAMENTAS
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
 
RELACIONADO

 
ULTIMOS COMENTÁRIOS

Mario Cavalleri

Quando oiço o MDN "denunciar" ...

há 88 dias, 4 horas e 14 minutos




Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Siga-nos em
Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Poderes do Procurador-Geral da República devem ser reforçados?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




Cartaz

Tom Cruise

Tom Cruise

Portugal

Verão 2010

Verão 2010

Portugal

Construções na Areia

Construções na Areia

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista




Diário de Notícias, 2009 © Todos os direitos reservados | Termos de Uso e Política de Privacidade | Ficha Técnica | Publicidade | Contactos  This website is ACAP-enabled