Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Relações Internacionais  > Notícias  > 13ª Sessão da Comissão sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da ONU

13ª Sessão da Comissão sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da ONU

Logotipo da ONURealizou-se de 17 a 21 de Maio de 2010, no Palácio das Nações da ONU – Organização das Nações Unidas, em Genebra, a 13ª sessão da Comissão sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CSTD – Commission on Science and Technology for Development).

Na sua 13ª sessão, a CSTD considerou os temas seguintes:

  • Tecnologias novas e emergentes, designadamente energias renováveis para o desenvolvimento;
  • Género, ciência e tecnologia, como contribuição para a concretização de objectivos acordados internacionalmente relativos a igualdade de género e envolvimento das mulheres;
  • Relatórios de avaliação das Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação do Gana e do Lesoto.

Os resultados das deliberações serão submetidos à sessão plenária do ECOSOC marcada para Julho.

Os principais documentos apresentados para consideração da CSTD incluíram:

Foram também disponibilizadas as contribuições para o Relatório do Secretário-Geral sobre o Seguimento da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação e as contribuições para o Painel Inter-sessões.

A 13ª Sessão da CSTD foi concluída com a aprovação de recomendação ao Conselho Económico e Social (ECOSOC – Economic and Social Committee) da ONU que adopte os seguintes projectos de duas resoluções e três decisões:

Portugal foi eleito há uma ano, com mandato até ao final de 2012, para Membro da CSTD, em reunião do Conselho Económico e Social (ECOSOC – Economic and Social Committee) da ONU realizada a 18 de Maio de 2009, na sede da ONU em Nova Iorque, passando a integrar o grupo de 10 países ocidentais daquela Comissão, que presentemente inclui também Alemanha, Áustria, Bélgica, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Israel, Suíça e Turquia.

Os representantes dos Estados-Membros da CSTD são nomeados pela ONU com base nas qualificações e no conhecimento científico ou profissional necessários para o mandato da Comissão. A entrada de Portugal para a CSTD foi assim aprovada pelo ECOSOC através da eleição de Luis Magalhães, Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP.

A CSTD, criada em 1992, é um órgão subsidiário do ECOSOC para aconselhamento de alto nível deste Conselho e da Assembleia Geral da ONU sobre políticas de Ciência e Tecnologia (C&T) e as suas implicações para o desenvolvimento, tendo sido incluídos no seu âmbito de acção, em 28 de Julho de 2006, os temas relacionados com a Sociedade da Informação. Está estabelecido que a CSTD integra 43 países com mandatos de 4 anos, incluindo, além dos 10 países ocidentais acima referidos, 11 países da África, 9 da Ásia, 8 da América Latina e Caraíbas, e 5 da Europa de Leste.

O ECOSOC foi encarregado em 2005, pela Agenda de Tunes para a Sociedade da Informação, de supervisionar todo o sistema da ONU de seguimento dos resultados da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS), o que incluiu um mandato para a revisão da CSTD com o objectivo de reforçar esta Comissão com aquelas competências. Assim, na sua sessão de Julho de 2006, o ECOSOC decidiu que a CSTD seria o ponto focal do sistema de seguimento dos resultados da WSIS, aconselhando sobre as correspondentes matérias pela elaboração de recomendações relativas à concretização dos resultados da Cimeira, para o que deveria:

  • Avaliar os progressos regionais e internacionais da concretização das Linhas de Acção que resultaram da WSIS;
  • Promover a partilha das melhores e mais efectivas práticas e lições, identificar obstáculos e propor acções para as ultrapassar, de forma a prosseguir a concretização efectiva dos resultados da WSIS;
  • Promover o diálogo e as parcerias em coordenação com outros fundos programas e agências especializadas da ONU, de modo a contribuir para a realização dos objectivos da WSIS.

Assegurar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para atingir os objectivos de desenvolvimento acordados internacionalmente, com a participação de Governos, sector privado, sociedade civil, a ONU e outras organizações internacionais, de acordo com os seus diferentes papeis e responsabilidades.

Última actualização ( 31/05/2010 )