Última hora "A carreira de Kaká correu muito perigo"Volta a Portugal: 2.ª etapa - Sérgio Ribeiro...Impostos: Mais de metade dos novos 3 mil...Ciclismo: Mundial de juniores - Rafael Reis...Ambiente: Etar de Vila do Conde e Póvoa entrou...Defesa de Machado admite ser prejudicial...Incêndios:Quatro meios aéreos e 104 operacionais...Banca: Santander é o banco mais resistente...'Gestão do caso Freeport foi desastrosa'...Banca: BES melhor que a sua holding, mas...
por DAVIDE PINHEIRO
Pode dizer-se que que todos sabem ao que vêm. A palavra vai passando dos mais velhos para os mais novos e o Sudoeste é, ano após ano, um paraíso de férias para os adolescentes que descem até ao sul em busca de experiências musicais e também sociais.
Gil Costa, de 16 anos, saiu do Porto, com um grupo numeroso de sete amigos, entre rapazes e raparigas, metade repetentes no festival. Ele, ao contrário de todos os outros, sempre havia estado sob a alçada dos pais. O dinheiro que lhe fora dado para comprar roupa - 80 euros - serviu para pagar o passe que dá acesso aos quatro dias de concertos mais a noite de recepção ao campista e a possibilidade de ficar instalado no parque. "Que sacrifício…", ironiza. "Entre umas férias pagas com música e amigos e roupa…", graceja deixando clara qual foi a sua opção.
Gil tomou a opção às claras mas não se livrou de ouvir as recomendações dos "paizinhos": "Oh filhinho, tem cuidado. Não te magoes", reproduziu com ar gozão mas sem maldade. Trouxeram-no ao Sudoeste "uma praia óptima, um grupo divertido de pessoas e um cartaz engraçado". E, lembra-se depois, "o espaço". Dos artistas, cita Jamiroquai, Expensive Soul, Orelha Negra e Flaming Lips como os preferidos. Pelo tom jocoso, percebemos que a actuação de Mika não lhe interessa particularmente. "Quero também apoiar uma banda de reggae que são os Human Chalice. São grandes amigos meus". Para este nortenho de sotaque carregado, saber que "eles (os amigos) vinham e ficar fechado em casa nesta época do ano" seria impensável.
"No Alentejo, há um calorzinho bom para apanhar escaldões", lembra. Mas com tantos elogios, teria que haver algo ponto menos positivo. Outra "das razões para ter vindo foram as meninas mas há poucas da minha idade", lamentou.
De uma freguesia um pouco mais a norte veio Andreia Soares. Joane, em Vila Nova de Famalicão é a zona de residência desta ruiva de 14 anos que, tal como Gil Costa, se estreia em férias longe dos pais. Andreia veio pela "companhia" e "pela experiência". Esta é não só a primeira vez a Sudoeste como a estreia num festival. "E logo em grande", afirma sorridente. "Cheguei no sábado e está a ser brutal. No próximo ano, estou cá de certeza", diz convicta depois de uma primeira noite de electrónica dançável em que se divertiu muito. "Sem excessos e só com cerveja".
Os casos de Gil e Andreia são, no entanto, raros num Sudoeste que é um retrato da actual geração adolescente portuguesa. Emancipada e conhecedora de estradas, caminhos-de-ferro ou mesmo céus. Muitos responderam ao DN estar no festival pela primeira vez mas quase todos garantiram estar habituados ao convívio longe da família.
Da Póvoa de Santa Iria, Miguel Martins e Marcelo Fernandes, de 18 e 17 anos, respectivamente, ouviam "falar muito do Sudoeste" mas nunca tinham vindo ao festival. Encontraram exactamente o que esperavam. "Ou talvez (um festival) ainda maior". Antes de partir os pais transmitiram-lhes as recomendações "normais", como descrevem. Em suma, "ter cuidado". E como muitos, vieram "pelos amigos e pela música". Apontam os nomes de Jamiroquai, Groove Armada, M.I.A. entre os preferidos. "E depois, há todos os outros. Os menos conhecidos do cartaz e a tenda electrónica, a Groovebox", acrescentam.
Tags: Artes, música
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
Classificação por pontos
Classificações por Equipas
Muitas vítimas de atropelamento morrem nos hospitais
Google diz que há 130 milhões de livros no mundo
Gaitán vai jogar Supertaça contra o FC Porto
'Cápsulas do tempo' guardam obra a solo de Lennon até 2040
Quatro em risco de cegar após operação em clínica privada
'Rei Ghob' assumiu relações amorosas com Tânia e Ivo
Ordem abre processo a médico que operou na Lagoa
Churchill pediu sigilo sobre ovni
Matou a mulher que o sustentava com sete facadas
Vítimas do violador de Telheiras querem ser indemnizadas
Freeport arquivado duas vezes
Casa de turismo rural esconde 368 plantas de 'cannabis'
brasil
acidente no ic33
antonio feio
cristiano ronaldo
rei ghob
playboy
classificados
gnr
fafe
obama
Concorda com a medida que proíbe as maternidades privadas de fazerem partos de prematuros com menos de 32 semanas?
Colecção de Vespas
Revista Nova Época de Futebol 2010/2011
Os grandes pianistas e os grandes compositores tocam no DN!
Todas as Iniciativas DN