Cabo Verde e Dinamarca estreitam relações / Nacional / Detalhe de Notícia


17-2-2011

Cabo Verde e Dinamarca estreitam relações


Clima, ambiente, energia e exploração de recursos. Estes serão alguns dos sectores em que a república de Cabo Verde e o reino da Dinamarca querem trabalhar em conjunto.

O embaixador da Dinamarca acreditado em Cabo Verde, com residência em Lisboa, Hans Michael Kofoed, entregou esta quinta-feira, 17 de Fevereiro, as credenciais ao Presidente Pedro Pires, e expressou a vontade de uma colaboração forte entre as duas nações.

"Dinamarca e Cabo Verde são dois países que, apesar de estarem longe um do outro, têm cooperado já em vários campos. Temos sido capazes de desenvolver boas relações e vamos continuar a fazê-lo no futuro. Eu, pelo menos, vou fazer tudo o que poder para continuar a promover essas boas relações".

Nesse âmbito, no próximo mês uma delegação parlamentar dinamarquesa, onde estará o Ministro das Pescas, Henrik Hoegh, visitará Cabo Verde, no que será mais um passo para tentar desenvolver os interesses comuns em relação ao mar, e partilhar experiências.

A Dinamarca, como afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, José Brito, poderá dar um forte contributo não só para o desenvolvimento do cluster do mar como na implementação das energias renováveis.

a

                                          Fotos: Quim Macedo

"A Dinamarca é um dos primeiros países em termos de energia eólica, as empresas dinamarquesas são das melhores do mundo, aliás ganharam o último concurso para o parque eólico em Cabo Verde. É também um país que tem uma tecnologia bastante avançada no campo da energia produzida pelas ondas, e estamos a desenvolver um projecto para termos essa energia em Cabo Verde".

Também o turismo será matéria de diálogo entre os dois países, uma vez que, mesmo sem promoção, Cabo Verde é já muito visitado pelos dinamarqueses.

A Dinamarca, que tem consulados no Sal e em São Vicente, era o único país nórdico com o qual Cabo Verde ainda não tinha formalizado as relações diplomáticas.

17-2-2011, 17:15:57
Jorge Montezinho, Redacção Praia


voltar




Submeta Comentário

Para deixar a sua opinião sobre esta notícia, por favor preencha o seguinte formulário.
A Ediçao deste jornal on-line reserva para si o direito de selecçao dos comentários, ficando desde já estabelecido que comentários cujos conteúdos sao difamatórios, xenófobos e atentatórios ao bom-nome de pessoas e instituiçoes nao serao publicados. Exerça o seu direito de comentar qualquer artigo e ou notícia nesta página, mas faça-o de forma educada e responsável.

 
Clique para fechar

Blogue do Humberto Cardoso
Editorial: A língua e o futuro
A Unesco escolheu o dia 21 de Fevereiro como o Dia da Língua Materna, por decisão...
África: 18 Eleições Presidenciais em 2011
Cabo Verde Em Cabo Verde, a democracia é um sistema já bem implementado. Pedro...