Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início  > Infraestruturas e Segurança  > Projectos  > Rede de CSIRTs

Rede de CSIRTs

A FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional opera, no âmbito da RCTS – Rede Ciência Tecnologia e Sociedade, uma equipa (CERT.PT) de resposta a incidentes de segurança em redes e computadores causadas por vírus, spyware e outras formas de intrusão.

Esta foi desde Setembro de 2002 até Julho de 2007 a única equipa de resposta a incidentes de segurança informática em Portugal que estava acreditada internacionalmente, altura em que passou a existir mais uma equipa acreditada internacionalmente, nomeadamente o CSIRT.FEUP da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Em Julho de 2008, o CERT.IPN do Laboratório de Informática de Sistemas do Instituto Pedro Nunes passou também a  integrar a lista de CSIRTs (Computer Security Incident Response Teams) mantida pela TERENA – Trans-European Research and Education Networking Association, embora ainda não acreditado. O Instituto Pedro Nunes é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos, criada por iniciativa da Universidade de Coimbra em 1991, que tem como missão a transferência de tecnologia entre a Universidade e o tecido económico Português.

Está, também, prevista a disponibilização na FCCN de uma plataforma anti-SPAM a ser criada em colaboração com outras entidades, nomeadamente fornecedores IP e operadores.

Em Julho de 2006, a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, a FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e a Microsoft Portugal assinaram um acordo em matéria de segurança informática, para troca mensal de informações sobre incidentes de segurança informática e articulação de resposta conjunta a emergências. Este acordo está a ser concretizado com a adopção de processos com regularidade mensal que envolvem as três entidades.

Por iniciativa do CERT.PT da FCCN foi criada a Rede Nacional de CSIRTs para assegurar a capacidade de resposta relative a ameaças à segurança de redes e sistemas de informação, incluindo de infraestruturas críticas. Esta rede inclui presentemente os 3 CSIRTs reconhecidos internacionalmente já referidos, 6 operadores/ISPs (Portugal Telecom, Sonaecom, Cabovisão, ONI Communications, Clara.net, REFER Telecom), 1 banco (Millenium BCP) e o Estado Maior general das Forças Armadas. Está planeado lançar um CSIRT para a Administração Pública.

Última actualização ( 10/02/2011 )