Página principal da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento.

Nota à navegação com tecnologias de apoio: nesta página encontra 3 elementos principais: motor de busca (tecla de atalho 1); os destaques que se encontram na parte principal da página (tecla de atalho 2) e menú principal (tecla de atalho 3).

UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP
Início

OCDE – Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento

Comités/Grupos em que a UMIC Assegura a Representação ou Participação de Portugal e respectivos delegados no âmbito da OCDE:

  • Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicação (ICCP – Committee for Information, Computer and Communications Policy)
    Delegado Nacional e Vice-Presidente do ICCP: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
    O Comité ICCP da OCDE funciona no âmbito da Direcção para a Ciência, Tecnologia e Indústria (DSTI – Directorate for Science, Technology and Industry) da OCDE e tem a responsabilidade de promover as políticas e os ambientes regulatórios necessários para a expansão da Internet e das TIC como indutores de inovação, produtividade, crescimento e bem-estar social. A delegação de Portugal é chefiada pelo Presidente da UMIC, Luis Magalhães, que também é Vice-Presidente do Comité ICCP.
  • Reunião Ministerial da OCDE sobre o Futuro da Economia da Internet, preparada pelo Comité ICCP com contribuições substanciais da delegação portuguesa para a declaração conjunta sobre o Futuro da Economia da Internet (Seoul Declaration), bem como para o documento Shaping Policies for the Future of the Internet Economy e os respectivos anexos, 14-20 de Junho de 2008, Seul, República da Coreia, integrando a delegação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Luis Magalhães, Presidente da UMIC.
  • Grupo de Trabalho sobre Indicadores para a Sociedade da Informação (WPIIS – Working Party on Indicators for the Information Society)
    Delegado Nacional: Graça Simões, Vogal do Conselho Directivo da UMIC que coordena o OSIC – Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento e é Presidente do Grupo de Trabalho de Acompanhamento das Estatísticas sobre a Sociedade da Informação constituído no âmbito do Conselho Superior de Estatística.
    O WPIIS tem como missão acompanhar, fiscalizar, dirigir e coordenar o trabalho estatístico e contribuir para o desenvolvimento de indicadores quantitativos e análises necessárias para satisfazer as exigências do Comité ICCP. Mais especificamente, o Grupo de Trabalho tem as funções de:
    1. Garantir a melhoria contínua da metodologia para a recolha de dados comparáveis a nível internacional para medir a oferta e a procura, e do impacto das TIC nomeadamente através o desenvolvimento de padrões de medição do sector das TIC, TIC de bens e serviços, de comércio electrónico, segurança, conteúdo digital e difusão das TIC;
    2. Reunir estatísticas relativas a TIC e ajudar no desenvolvimento e interpretação de indicadores estatísticos para a formulação e acompanhamento de políticas relacionadas com as TIC.
  • Grupo de Trabalho sobre a Economia da Informação (WPIE – Working Party on the Information Economy)
    Delegado Nacional: Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
    O WPIE, que funciona no âmbito do Comité ICCP, é responsável por:
    1. Analisar os quadros políticos que fomentam a criatividade e inovação, reforçam o crescimento económico, a produtividade, o desenvolvimento sustentável, o emprego e os benefícios sociais, e contribuem para resolver os desafios globais em domínios como o ambiente, os cuidados de saúde e envelhecimento da sociedade, e expandir o desenvolvimento económico internacional, junto com redes de comunicações e informação alta velocidade e do crescimento da sociedade da informação;
    2. Rever, analisar e avaliar os impactos económicos e sociais do desenvolvimento, difusão, aplicação e utilização das tecnologias da informação e comunicação, produtos e serviços, em áreas, incluindo comércio electrónico e os conteúdos digitais, e o compromisso relacionado com opiniões políticas;
    3. Identificar factores que incentivam a utilização das tecnologias da informação e comunicação, produtos e serviços, e suas aplicações, na economia e na sociedade, e desenvolvimento de ferramentas para medição e comparação internacional.
  • Workshops/Seminários da OCDE
    • “Utilização de Redes Baseadas em Sensores Dirigida a Problemas Globais: Oportunidades e Desafios nas Políticas” (Using Sensor-Based Networks to Address Global Issues: Policy Opportunities and Challenges), Conferência de Peritos organizada pela OCDE com o apoio de Portugal, presidida por Luis Magalhães, Presidente da UMIC e Vice-Presidente do Comité para Políticas de Informação, Computadores e Comunicações da OCDE (ICCP), o comité da OCDE envolvido na organização da conferência, em 8-9 de Junho de 2009, em Lisboa (ver Peritos Portugueses em Conferência sobre Redes de Sensores Organizada pela OCDE). Esta conferência inclui sessões subordinadas aos seguintes temas: Cuidados de Saúde e de Idosos; Protecção do Ambiente; Sistemas Inteligentes de Transportes; Discussão de Políticas: Políticas públicas de inovação e investigação, privacidade, segurança e interoperabilidade.
      A organização da conferência foi apoiada financeiramente pela ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações e teve o apoio da UMIC na definição de temas e na identificação de participantes portugueses, incluindo investigadores do Programa CMU – Portugal e do Programa MIT – Portugal do âmbito da acção Parcerias para o Futuro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e dos Laboratórios Associados INESC-ID – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento, INESC-Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto e IT – Instituto de Telecomunicações.
      A participação de Portugal, além da presidência da conferência, envolveu a moderação da sessão dedicada a “Sistemas Inteligentes de Transportes” por José Viegas, coordenador desta área temática no Programa MIT – Portugal e investigador do CESUR – Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico (IST), a moderação da sessão dedicada a “Políticas Públicas” por Manuel Barros, Director do Gabinete de Segurança das Comunicações da ANACOM e Vice-Presidente do Grupo de Trabalho sobre Segurança e Privacidade da Informação do Comité ICCP da OCDE, e contou ainda com a participação de investigadores portugueses nos painéis das várias sessões (José Luís Santos do INESC-Porto; João Barros, Director do Programa CMU – Portugal e investigador do IT; Augusto Casaca do INESC ID; A. Luís Osório do ISEL).
    • "Informal Workshop: ICT Policy in the Economic Crises and Recovery - OECD", 18 de Junho de 2009, Paris: Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC, e Charlotte Simões da UMIC.
    • High-level OECD Conference: ICTs, the Environment and Climate Change, 26-28 de Maio de 2009, Helsingør, Denmark (ver Portugal Participa na Conferência de Alto Nível da OCDE: TICs, Ambiente e Mudanças Climáticas): Paulo Ferrão (Director do Programa MIT-Portugal e Professor do IST – Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa) e Luísa Schmidt (Investigadora do ICS – Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa).
    • Seminário Informal na OCDE sobre "Sustentabilidade e o Papel das Políticas de Inovação na Actual Crise Financeira", 16 de Fevereiro de 2009, Paris: Luis Magalhães, Presidente da UMIC, e Ana Cristina Neves, Responsável por Relações Internacionais da UMIC.
Última actualização ( 26/04/2010 )